Entre os dias 08 e 31 de maio, às 4ªs. e 6ªs.feiras, das 14h às 17h, o Sesc Santana (Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd. São Paulo/Santana – Informações: 2971.8700) oferece aulas sobre bordado com o grupo Bordadeiras do Jardim da Conceição. A prática de bordado se tornou para as moradoras de Jardim Conceição importante fonte de renda, e construiu um espaço onde partilham e ressignificam suas histórias. Muitas chegaram ao estado de São Paulo, vindas de outros cantos do Brasil, como Ceará, Bahia, Minas Gerais, entre outros. A maior parte das 30 bordadeiras que atuam no grupo não sabiam bordar e não tinham nenhuma atividade profissional regular, dedicando-se exclusivamente à casa e à família. Hoje, já oferecem oficinas para outros grupos e comunidades em São Paulo e em outros estados.

Jardim Conceição é um bairro do município de Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, que nasceu na década de 1980 a partir de uma ocupação urbana, organizada pelo Movimento Terra e Moradia. A área, que antes estava desocupada e abandonada pelo poder público, recebeu cerca de 400 famílias. A história do bairro se entrelaça com a história de outros bairros de Osasco, que também são resultado de ocupações e lutas sociais por moradia no contexto urbano.

O início === O grupo Bordadeiras do Jardim da Conceição nasceu em 2008, quando um grupo de mulheres começou a frequentar cursos oferecidos pela Escola de Educação Básica Fundação Bradesco que foi instalada no bairro em 2004 com o intuito de propor projetos para a inclusão e o desenvolvimento social por meio da educação. Em 2011, as bordadeiras participaram de oficinas coordenadas pelo designer Renato Imbroisi, que contribuíram com o processo de organização do trabalho, entendimento do mercado e dos fluxos e produção. Das oficinas nasceu também a coleção “Os Jardins da Conceição”, a primeiras de muitas.

SERVIÇO

  • 08 a 31/05. 4ªs. e 6ªs. feiras, das 14 às 17 horas
  • Sesc Santana – Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd. São Paulo.
  • Local: Quiosque. Capacidade: 25. A partir de 16 anos. Gratuito.
  • Acesso para pessoas com deficiência – estacionamento – ar condicionado.
  • Estacionamento – R$12,00 a primeira hora e R$3,00 a hora adicional – desconto para credenciados.

 

IBCC Institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora