Início Bem Estar Secretaria Municipal da Saúde retoma a vacinação contra a gripe em São...

Secretaria Municipal da Saúde retoma a vacinação contra a gripe em São Paulo

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) retomou  a vacinação contra a Influenza (gripe) que, desde o dia 12 de abril, é realizada em estabelecimentos de ensino. Até a última 6ª feira (23abr2021), 305.747 doses foram aplicadas, o que corresponde a cerca de 29% do público elegível na fase 1 da campanha na capital paulista.

Importância da vacina da gripe durante a pandemia

Neste momento de pandemia, além de reduzir as complicações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus Influenza, receber a vacina da gripe facilita o diagnóstico diferencial entre Covid-19 e outras doenças respiratórias, evitando internações e a sobrecarga do sistema de saúde.

Vacinação em três fases

A campanha contra a Influenza também será dividida em diferentes fases e grupos prioritários. A fase 1, que começa nesta segunda-feira, é direcionada para crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz há pouco tempo), povos indígenas e trabalhadores da saúde.

Na fase 2, a partir de 11 de maio, serão vacinados os idosos com 60 anos ou mais e os professores das escolas públicas e privadas.

A fase 3 começa em 9 de junho e atenderá pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros (urbano e de longo curso), caminhoneiros, portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A estimativa é que até o dia 9 de julho, data prevista para o encerramento da campanha, pelo menos 4,7 milhões de pessoas recebam a vacina.

Pessoas com Covid-19 ou que tiveram alta da infecção há menos de 28 dias, bem como quem tomou a vacina contra a Covid-19 há menos de 14 dias ou tem a segunda dose agendada em menos de 14 dias, não poderão tomar a vacina contra a Influenza, devendo aguardar um intervalo maior.

Cadernetas

Paralelamente, a SMS disponibiliza à população a possibilidade de atualizar a Caderneta de Vacinação com outras vacinas (poliomielite, sarampo, pentavalente, febre amarela e rotavírus) do Calendário Nacional para os grupos prioritários.

Com a iniciativa, 22.141 carteirinhas de vacinação de crianças foram atualizadas.

SERVIÇO

Campanha Municipal de Vacinação Contra Influenza 2021

De 2ª  6a. feira, das 8 às 17 horas

Os postos para vacinação contra a gripe estão montados exclusivamente em escolas e equipamentos de ensino. Clique aqui para acessar os endereços.


<< Com apoio de infomrações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação-Secom/PMSP e Secretaria Municipal da Saúde – SMS>>

d