23 C
Sao Paulo
terça-feira, 19 março, 2019
sicredi_institucional
Home Cidade Saúde Saúde amplia programa de Práticas Integrativas para prevenção de doenças

Saúde amplia programa de Práticas Integrativas para prevenção de doenças

Com o objetivo de fortalecer as práticas integrativas e técnicas tradicionais de meditação, tais como: Ioga, Tai Chi e Lian Gong, a Secretaria Municipal da Saúde assinou  portaria que prevê a ampliação destas atividades, que promovem o equilíbrio físico e emocional como forma de prevenir diversas doenças. O ato ocorreu durante o Encontro Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, cuja abertura contou com a presença do prefeito da cidade. 

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) atuam tanto na prevenção de agravos quanto na promoção e recuperação da saúde. Hoje, há mais de 400 equipamentos de saúde  que oferecem as práticas na rede municipal de São Paulo.

“A Organização Mundial da Saúde prevê a importância das PICs para que possamos humanizar a relação entre o serviço de saúde e o usuário, e também para que a gente possa garantir o equilíbrio físico, o equilíbrio emocional e, em especial, um envelhecimento saudável. As Práticas Integrativas Complementares não podem e não devem ser consideradas questões secundárias e inferiores no tratamento e na prevenção de saúde aqui na cidade. É importante reconhecermos o papel delas para que possamos tratar e prevenir doenças”, disse o prefeito.

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo atua de forma inovadora (pioneira no país) no campo das PICS ao desenvolver o Programa Residência Multiprofissional da Atenção BásicaEstratégia da Saúde da Família Multiprofissional.

Entre outras modalidades, são consideradas PICS a Medicina Tradicional Chinesa (que inclui Acupuntura, Fitoterapia, Dietoterapia, práticas corporais e meditativas), Homeopatia, Fitoterapia e Plantas Medicinais, Ayuverda (medicina indiana), Medicina Antroposófica, Termalismo e Crenoterapia,  Naturopatia, Ioga, Shantala, Dança Circular, Reiki, Arteterapia, Musicoterapia, Quiropraxia, Osteopatia e Terapia Comunitária.

Clique aqui e acesse as informações sobre algumas das Práticas Corporais realizadas nas Unidades de Saúde da SMS-SP. <<< Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação – Secom/PMSP >>

Institucional Trevo

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora