Parte do Agendão, que é o calendário cultural integrado do programa São Paulo Capital da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura, o Arraial de São Paulo mapeia e reúne, pela primeira vez, as expressões juninas de todo o Brasil em uma grande festa na cidade. São aproximadamente 80 atrações espalhadas por 75 pontos da cidade, incluindo nove arraiais, sendo quatro deles descentralizados. No dia 29, o evento ocupa a Praça da Sé e o Triângulo SP, região que abrange os principais prédios históricos da cidade, entre o Largo São Bento, Pateo do Collegio e Largo São Francisco, com 14 pontos de acesso.

Durante todos os fins de semana do mês, o evento celebra a diversidade dos festejos juninos do país na capital que, por vocação, acolhe pessoas de todas as regiões. Serão realizados shows, arraiais e apresentações de manifestações culturais como forró e repente (Nordeste), música caipira e sertanejo (Sudeste e Centro-oeste), carimbó e bumba meu boi (Norte) e vanerão (Sul).

Aos sábados, o Arraial ocorre sempre em um local diferente. A programação tem início no dia 1º na Casa de Cultura da Vila Guilherme-Casarão (Zona Norte); segue para o Largo do Rosário (em frente ao Centro Cultural da Penha), no dia 8; para a Casa de Cultura do Butantã (Zona Oeste), no dia 15; e para a Casa de Cultura e o Centro Cultural de Santo Amaro (Zona Sul), no dia 22. Aos domingos, o Arraial é realizado, entre os dias 9 e 30, sempre na Praça do Patriarca (Centro). Entre os destaques dessa programação, está o show Viva Gonzagão, com Maria Alcina, Anastácia, Ayrton Montarroyos e Eliana Pittman, nos dias 1º e 30; e as apresentações de Lia Sophia nos dias 15 e 16.

No dia 29, ocorre o Grande Arraial, na Praça da Sé (Centro), com show de Fafá de Belém, homenagem a Dominguinhos com Mestrinho, Chico César, Anastácia e Maria Alcina e cortejo com Mariana Aydar, Enok Virgulino e Dió de Araújo. No mesmo dia, também são realizadas apresentações de forró e intervenções artísticas.

A programação não se limita a espaços abertos, diversas casas de cultura, centros culturais e bibliotecas também recebem uma programação especial de São João. Clique aqui e leia a programação completa da Zona Norte, Centro e todas as regiões da cidade, de 01 a 30 de junho de 2019. << Com apoio de informações/fonte: Secretaria Municipal de Cultura/SECOM-PMSP >>


 

ObraFácil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora