Desde 4ª feira ( 19/09/2018 ), o XXI Festival da Cultura Paulista Tradicional – Revelando São Paulo está apresentando, mais uma vez, as tradições que fazem a diversidade e pluralidade do Estado de São Paulo, com a participação de culinaristas, artesãos, violeiros e dançantes de diversos municípios do Interior e Litoral. Até domingo (23/09/2018), o Parque do Trote/Villa+ (antigo MartCenter) transformou-se em um grande espaço de celebração multicultural. Não perca a oportunidade nestas últimas horas de sábado e no domingo, o último dia desta edição do Revelando São Paulo.

Muita paz! === No sábado, às 18 horas, o curador e diretor cultural do Revelando São Paulo, Toninho Macedo, abriu as comemorações do  Dia internacional da Paz e Conexão de Cura, no grande palco. Ali presentes representativas de todas as classes, reverenciando Nossa Senhora e a Cultura de Paz — inclusive foi recolocada a “bandeira branca da Paz” de onde foi retirada do mastro fincado dentro do Parque Vila Guilherme-Trote. No palco foram várias homenagens e principalmente a união de todas as seitas e religiões sempre em busca da paz. Foram lembradas as vítimas em várias regiões, com as migrações de pessoas que perderam os lares e estão em situações ruins. No momento politico brasileiro, todos pediram pela paz e que os governantes possam conduzir o país para o bem de todos. <<Assista trecho da transmissão realizada AO VIVO do local. Clique aqui para ser redirecionado>

O que tem lá === O festival, realizado desde 1997, dispõe de espaços de culinária e ranchos tropeiros de diferentes regiões do estado, com culinaristas produzindo os doces caseiros, bolinhos caipira, broas, pamonhas, bolos, café caipira, virados, afogados, galinhadas, feijão tropeiro, farinha de mandioca, peixes e moquecas, entre outras iguarias que compõe a “Mesa Paulista”. Nos espaços de artesanato, artesãos de diversas regiões produzem palha de milho, folha de bananeira, cipó, madeira, ferro, cerâmica, crochê e bordado, entre outros materiais, com técnicas passada através de gerações da família.

O público poderá ainda conhecer manifestações culturais e artísticas de diferentes regiões do Estado. A cada dia, o Revelando apresenta uma programação diversificadas, como catira, folia de reis, grupos de congadas e moçambiques, batuque e violeiros.

A edição desse ano também comemora também os 70 anos da Comissão Paulista e Nacional de Folclore.  Com a realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, o Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista é um evento gratuito, que acontece das 9 às 21 horas. 

 

  21º  Revelando São Paulo –  19 (4ª feira) a 23/09/2018 (domingo)- 9 às  21hs.        Parque Vila Guilherme/Trote – Villa+ (antigo MartCenter ) – Entrada Gratuita

Entrada oficial Villa+ : Rua Chico Pontes, 1.300 – quase esquina com Av. Guilherme — Estacionamento: terceirizado/pago (R$25,00)

Entrada Parque do Trote: Praça dos Trotadores esquina com Av.Nadir Dias de Figureiredo

                          Programação Permanente das 9 às 21 horas:

  • Artesanato– Exposição e comercialização de produtos artesanais de tradição, bem como demonstração dos misteres dos artesãos.
  • Comensalidade– Os humanos se encontram, compartilham ideias e sentimentos. Celebram o encontro e a sintonia compartilhando a mesa, o comer e beber juntos.
  • Culinária– Preparo e consumo de iguarias da culinária paulista tradicional.
  • Em Torno do Barro– Espaço concebido para a reunião de arte-ceramistas tradicionais e o compartilhamento de saberes e conhecimentos nas artes do fogo e do barro.
  • Homem do Realejo–  Presença dos homens do Realejo durante o festival.
  • Espaço Interétnico– Indígenas do estado de São Paulo, com sua musicalidade, seu artesanato e outras práticas culturais.
  • Comunidades de Ciganos – convivência e compartilhamento de músicas, danças e outros elementos culturais identitários.
  • Recitação do Rosário– Todos os dias às 8h na Capela e às 9h no Quintal de São Benedito.
  • Comemoração CPF– Celebração dos 70 anos da Comissão Paulista de Folclore, com exposição fotográfica sobre a cultura tradicional Paulista obra dos fotógrafos; Reinaldo Meneguim, Diego Dionisio, Flavio Pilege, César Dinis e Leonil

                  22 de Setembro – Sábado – Villa+ (antigo MartCenter)

No Saguão:  19 horas –  XVII Noite dos Tambores – Grupo Baobá de Melê – Coco de Pisada – Peruíbe; Grupo de Jongo Filhos da Semente – Indaiatuba
20 horas – Encerramento: Grupo Samba Lenço – Mauá; Jongo Quilombolas do Tamandaré Guaratinguetá
____________________________________________________
                    23 de Setembro – Domingo – Villa+ (antigo Mart Center)

9 horas –  Palco – BAMUC – Banda Municipal de Cajati; Corporação Musical Maestro Custódio Possidônio Martin – Apiaí; Associação Cultural Som & Arte – Peruíbe – 12 horas:  – Cortejo – Entrada no Recinto – XX Congado Paulista – Congada Rosa – Atibaia; Congada Verde – Atibaia; Cia. de Moçambique de Caraguatatuba; Cortejo do Divino de Itanhaém; Congada de São Benedito e Nossa Senhora da Conceição – Lagoinha; Grupo Folclórico e Religioso Moçambique de São Benedito de Lorena; Moçambique Esperança – Monteiro Lobato; Congada Santa Ifigênia – Mogi das Cruzes; Congada Batalhão Nossa Senhora de Aparecida – Mogi das Cruzes; Congada do Divino Espírito Santo – Mogi das Cruzes; Congada Preto e Branco – Nazaré Paulista; Congada São Benedito – Pindamonhangaba; Grupo de Moçambique Leal Bahia – Piraju; Congada Terno de Sainha Irmãos Paiva – Santo Antônio da Alegria; Congada São Benedito – São Sebastião; Congada de São Benedito e do Divino Espírito Santo – Socorro; Bandeira do Divino Espírito Santo – Votorantim; Irmandade do Divino da Paróquia Nossa Senhora do Ó – São Paulo; Caminheiros de Santo Expedito – Mairiporã; Irmandade de Moçambique Vila do Tesouro – São José dos Campos Caiapó de Piracaia; Afoxé Filhos do Cacique – São Paulo — 18 horas : Encerramento: The Sun – Orchuestra – São Paulo.


Veja mais fotos na galeria publicada na fanpage do DiárioZonaNorteclique aqui


sicredi_institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora