da Redação DiárioZonaNorte ===

<< Em primeira mão >> === Um balde de água fria quase caiu em cima da população da Zona Norte, nas últimas semanas, quando as negociações levavam para longe a realização da 21ª edição do “Revelando São Paulo” .  Fontes ouvidas por esse jornal confirmaram que as negociações para a locação do espaço do   Mart Center – agora administrado pela Villa + Eventos – estão em fase final e o anúncio oficial será feito em breve  pelo Secretário Estadual da Cultura Romildo Campello.

O grande festival de cultura popular  está confirmado para acontecer no período de 19 a 23 de setembro (4ª  a domingo), por cinco dias no mesmo espaço do Parque da Vila Guilherme-Trote e do Mart Center.

Novos esforços === A Secretaria de Estado da Cultura, através de seu secretário Romildo Campello, mais um vez não poupou esforços – como aconteceu no ano passado – e tudo fez para não deixar em branco o tradicional “Revelando São Paulo”, com a curadoria de Toninho Macedo. O evento ganhou a simpatia e o coração dos moradores da Zona Norte, nos sete festivais realizados no mesmo local da Vila Guilherme – desde 2010, deixando de ser realizado apenas no ano de 2015, quando foi transferido para Valinhos, no interior. Na Vila Guilherme, chegou a carregar mais de 2 milhões de pessoas, em algumas edições.

Amor à primeira vista === O “Revelando São Paulo” foi um “amor à primeira vista” e aconteceu sempre em setembro, próximo do dia 12 junto ao aniversário da Vila Guilherme. Desta vez, a abertura do evento acontecerá uma semana após as comemorações dos 106 anos do bairro. Estuda-se a possibilidade de uma festa especial na abertura do “Revelando São Paulo”. No Parque do Trote, junto ao MartCenter, o evento  ganhou a simpatia  de todos e projetou a Zona Norte por toda São Paulo, interior e até internacionalmente.

Mais de 170 municípios === O grande objetivo do “Revelando São Paulo”: revelar, fomentar e salvaguarda o patrimônio cultural imaterial do Estado de São Paulo.   No decorrer do festival,  os visitantes podem vivenciar a riqueza da culinária paulista, artesanato e das manifestações culturais de mais de 170  municípios do Estado de São Paulo.

Mesa Paulista Tradicional === Ainda sobre a culinária, o curador   Toninho Macedo traz e mostra a riqueza da culinária paulista e das tradições caipira, caiçara  e piracuara.   Macedo é uma autoridade no assunto e divide seu conhecimento no livro  “Mesa Paulista Tradicional – Comer & Beber Juntos”, de sua autoria e fruto de trinta anos de pesquisas  pelo interior e litoral paulistas. Veja a matéria aqui

Sabores sensacionais, vindos de diversas cidades como  Cruzeiro,  de  onde Lúcia Batista traz o Arroz Vermelho com suã; ou de  Guararema, de onde  Kambukira  apresenta a Galinhada de São Longuinho; e de São Roque, os saborosos  vinhos e sucos da Quinta do Olivardo.  Dentro do Festival da Amizade – parte integrante do “Revelando São Paulo” – o Folclore e Etnografia Região Autônoma da Madeira  apresenta o tradicional  “bolo do caco”, o “bolo rico da Madeira”,   o “prego no pão” e incríveis bolinhos de bacalhau.

O “Revelando São Paulo” procura fazer um  mapeamento completo dos saberes e fazeres tradicionais da culinária paulista, além de apresentar  personagens,  tradições e elementos que envolvem os hábitos alimentares dos paulistas, uma culinária plural que ainda hoje encontramos em todas as cidades do estado.

O palco do festival ===  Várias manifestações culturais  já passaram pelos palcos, tais como o  encontro de violeiros, que reúne músicos de cidades do interior, região metropolitana e litoral. Danças como o fandango, geralmente realizada em pares que acompanha a viola, o acordeão, a rabeca e o pandeiro rural, conhecido como adufo ou maxixe ou  o encontro de São Gonçalo, dança religiosa que expressa de forma especial devoção ao padroeiro dos violeiros.

———-

Reveja as mais recentes reportagens sobre o “Revelando São Paulo” e as chamadas para as fotos da época:

  • “Revelando São Paulo” chega à marca de 20 anos – 29/11/2017 –  Clique aqui – https://bit.ly/2vJcpyV
  • O recomeço do “Revelando São Paulo” na Vila Guilherme – 29/11/2017 – Clique aqui – https://bit.ly/2vGsXYB
  • “Revelando São Paulo Capital é atração para o final de semana – 01/12/2017 0 clique aqui. https://bit.ly/2npGzpx
  • “Revelando São Paulo” retorna fortalecido e já mira 2018 – 04/12/2017 — Clique aqui.  https://bit.ly/2jexTNV

ObraFácil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora