por Aguinaldo Gabarrão (*)

O fotógrafo de rua Rafi (Nawazuddin Siddiqui), é pressionado pela avó (Farrukh Jaffar) e amigos a se casar. Para fugir do assédio familiar ele convence a jovem Miloni (Sanya Malhotra) a se passar como sua noiva. Porém, com o tempo algo inesperado acontece na vida de ambos.

A sinopse e o título anunciam um romance entre o casal, mas o que vemos na tela não transmite com força essa ideia. Tudo é matematicamente contido, até demais.

Casar é preciso ===  A avó vem visitar o neto e quer vê-lo casado. Por sua vez, a jovem Miloni, estudante aplicada e de maior destaque na turma, percebe no discurso dos pais, o desejo de vê-la unida a um jovem que nunca viu na vida. Tanto o fotógrafo quanto a estudante, são introspectivos, pouco afeitos a rompantes emocionais.

E estas similaridades acabam por aproximá-los após o encontro casual nas ruas de Mumbai (Índia), quando Rafi a fotografa em frente a um ponto turístico.

Sutilezas ===  O diretor e roteirista Ritesh Batra, cria na sequencia do portal uma bonita metáfora: a ideia de que a partir daquele instante, capturado por uma fotografia, outras possibilidades e histórias podem acontecer ou serem revisitadas.

Outros bons momentos estão nas cenas da avó, interpretada de maneira empática por Farrukl Jaffar. São dela frases fortes, que sintetizam o pensamento daquela sociedade: “O pai vai comer com o dinheiro da mãe”, quando faz alusão ao fato dele ganhar menos do que a futura esposa.

E, em outro momento, a matriarca dispara: “… pelo que está lutando noite e dia?”, questionando a falta de objetivo de vida por parte do fotógrafo.

Multidões ===  Bem Kutchins e Timothy Gillis assinam a direção de fotografia. Chamam à atenção as sequencias externas: grandes concentrações de pessoas nas ruas e praças, num movimento frenético, pulsante, e em absoluta oposição ao ritmo das personagens centrais, mergulhadas em seus pensamentos mais íntimos.

Mas nem esse cuidado faz com que o filme “Retrato de Amor” deixe de ser arrastado na maneira como a trama e os atores são conduzidos pelo diretor Batra.

 Assista ao trailer do filme: 

FICHA TÉCNICA

RETRATO DE AMOR (Título original: Photograph) – Distribuição: California Filmes

Direção e Roteiro: Ritesh Batra / Direção de Fotografia: Bem Kutchins, Timothy Gillis / Música: Peter Raeburn / Montagem: John F. Lyons / Produção: Neil kopp, Vincent Savino, Anish Savjani / Elenco: Nawazuddin Siddiqui, Sanya Malhotra, Akash Sinha, Farrukh Jaffar

Gênero: Drama, Romance / Duração: 1 hora 45 minutos / Idioma: Hindi / Cor: colorido / Classificação indicativa: 12 anos / País: Índia, Alemanha, EUA / Ano de Produção: 2019 ===  Lançamento: 8 de agosto de 2019


(*) Aguinaldo Gabarrão, ator. Trabalhou com diretores de diferentes estilos e gerações. Adora cinema. Atua também no segmento corporativo por meio de cursos, treinamentos e palestras com as técnicas do teatro.


Nota da Redação: As críticas publicadas neste espaço são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões nelas emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do “DiárioZonaNorte” e nem de sua direção.


 

CenterNorte Institucional Maio2019

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora