De outubro de 2019 a julho de 2020, 70 artesãs e costureiras da Zona Norte de São Paulo farão parte da 9ª turma da Escola de Negócios das Artesãs da Rede Asta, a segunda edição na região. Com patrocínio do Instituto Center Norte, o projeto tem como objetivo formar empreendedores com visão de futuro, capacidade de gestão e com acesso a ferramentas que facilitem seus negócios.

“É com muita alegria que anunciamos o apoio a Rede Asta para a realização da segunda edição deste projeto. Acreditamos na força das redes produtivas cujo objetivo é transformar desafios em realidade, capacitando ainda mais os profissionais da Zona Norte. Tivemos uma agradável experiência quando iniciamos a parceria e queremos seguir contribuindo diretamente para o desenvolvimento pessoal e profissional, fortalecendo sua capacidade de gerar renda própria por meio do empreendedorismo.”, afirma Daniela Pavan, head de Sustentabilidade e do Instituto Center Norte.

Serão dois turnos de estudo com 35 alunas em cada. No começo do projeto, as participantes receberão individualmente um diagnóstico que indicará quais são as maiores lacunas e dificuldades que elas têm em seus empreendimentos. A seguir, construirão coletivamente uma trilha de aprendizagem com sete conteúdos que serão vistos pelo grupo de estudo.

“Ficamos muito felizes toda vez que se inicia uma turma nova da Escola de Negócios das Artesãs. É muita emoção em colher os frutos ao longo desse processo, além de olhar para trás e ver como o início de tudo deu origem a um projeto tão forte e potente,” diz Angélica Oliveira, coordenadora da Escola de Negócios das Artesãs.

As artesãs e costureiras terão ainda a oportunidade de desenvolver peças novas e também melhorar alguns produtos antigos, tudo isso sob a orientação de um designer de produto que atenderá, no formato de plantão, com hora marcada, as 70 participantes durante alguns períodos do projeto. Além dessa consultoria de design, elas terão um módulo de mercado onde aplicarão estratégias de vendas, mapearão potenciais clientes para seus produtos e construirão vitrines online para suas marcas. Por fim, elas terão seus produtos fotografados por um profissional em um mini estúdio para que tenham material de qualidade para divulgar seus trabalhos.

Após o término da formação, o Shopping Center Norte receberá as empreendedoras no Quiosque Solidário. Será o tempo de colocar em prática tudo o que elas aprenderam nos meses de aulas e consultorias. Serão elas as responsáveis por toda a operação necessária para vender no local durante seis meses.

Para participar do projeto ===  Há alguns pré-requisitos para participar dessa nova turma da Escola de Negócio das Artesãs. Antes de realizar a inscrição é importante que a empreendedora se certifique que atende a eles: Ser artesã (ão) ou costureira (o) e morar na Zona Norte de São Paulo; possuir um empreendimento artesanal do feito à mão (costura e técnicas artesanais diversas); ter disponibilidade de participar das atividades realizadas às quartas-feiras (manhã ou tarde), com duração de 4h, por cerca de 4 meses; interesse em expor seus produtos em um quiosque solidário no Shopping Center Norte e disponibilidade para participar ativamente da rotina do mesmo; ter celular (smartphone) ou computador para acessar a Plataforma Asta, via WiFi ou 4G com capacidade para assistir vídeos, baixar materiais de apoio e fazer alguns exercício na ferramenta.

Os interessados em participar que estejam dentro do perfil devem se cadastrar nesse link até dia 25/09/2019. O resultado da seleção será divulgado no Blog Asta (www.redeasta.com.br/blog) e nas redes sociais da Rede Asta, no dia 27/09, até às 17h.

Sobre a Escola de Negócio das Artesãs == As artesãs são o centro do negócio da Rede Asta e potencializar as empreendedoras que elas já são é parte da missão da organização. Por anos a Asta gerou renda, criou coleções e contou as histórias das artesãs e dos seus produtos. Desde 2015, surgiu uma veia educativa no negócio: a Escola de Negócios das Artesãs, um braço potente de Economia Criativa e Empreendedora que já formou cerca de 120 artesãs, impactando aproximadamente 764 pessoas e aumentando 30% a renda dos participantes. Onde 87% passou a ter mais atitude empreendedora, 88% se tornou mais autoconfiante e 91% passou a ter mais visão de futuro.

Sobre a Rede Asta == A Rede Asta é um negócio social que atua na economia do feito a mão desenvolvendo artesãs em empreendedoras que transformam resíduos em produtos bons, bonitos e do bem. Trabalha para que pessoas e resíduos ganhem um novo começo. Conecta grupos de artesãs de todo o Brasil para criação e desenvolvimento de soluções sustentáveis e criativas de reaproveitamento de resíduos. Saiba mais em: www.redeasta.com.br.

Sobre o Instituto Center Norte == O Instituto Center Norte é uma organização sem fins lucrativos criada pela Cidade Center Norte, cuja finalidade é ajudar a melhorar a qualidade de vida e a renda dos moradores da região da Zona Norte de São Paulo – SP. As atividades iniciaram em 2002 e, desde então, o Instituto Center Norte busca contribuir cada vez mais para o desenvolvimento pessoal e profissional dos moradores, bem como para a implantação de soluções e inovações em ações sociais que visam tornar a Zona Norte mais sustentável.

Investir e Ganhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora