Diferentemente do que muitos podem imaginar, colchão não é tudo igual. Esse tipo de produto tem diversas diferenças além da densidade, do tamanho e da estampa do tecido. Por isso, é importante conhecer minimamente esses aspectos para fazer a escolha certa. O DiárioZonaNorte conversou com os especialistas da Ada Médical, sobre o assunto:

Material e durabilidade ===  O  é o mais barato do mercado e, portanto, o mais popular. Esse modelo também é o que tem a menor durabilidade, de três a cinco anos em média.  Existem no mercado algumas tecnologias que tem melhorado os colchões de espuma. Uma dessas é a espuma viscoelástica, que possui efeito memória e previne câimbras, pois ajuda a ativar a circulação sanguínea.

Outra é a tecnologia Hiper AMX, que suporta cargas mais elevadas sem diminuir a vida útil. Ela é ideal para as pessoas com peso mais elevado. Além disso, o colchão garante uma temperatura mais agradável para o usuário.

Há ainda colchões de látex, material natural retirado de árvores seringueiras. Assim como os modelos de espuma viscoelástica, eles minimizam os pontos de pressão ao se moldar no corpo. Um aspecto interessante é que o látex evita ácaros, bactérias e outros micro-organismos.

Além disso, existem os colchões de molas, que são as mais duráveis do mercado. As molas ensacadas são ideais para os casais, pois se um dos cônjuges se movimenta durante o sono, isso não incomoda a pessoa ao lado. Isso ocorre porque as molas são ensacadas individualmente, o que garante maior absorção dos movimentos.

Por outro lado, há as molas Tripower, que são uma versão mais barata do que as ensacadas. A desvantagem é que eles não absorvem tão bem os movimentos, sendo então mais recomendado às pessoas solteiras.

Densidade ===  Independentemente do modelo escolhido, é necessário que o comprador fique atento à densidade do colchão. Esse aspecto está relacionado com o peso do usuário. Um colchão D33, por exemplo, pode suportar até 120 kg. Para que o produto dure mais, é preferível comprar um colchão com densidade superior ao necessário.

Colchão pneumático  ===  Existe ainda no mercado o colchão pneumático, um modelo especial que é indicado para pessoas acamadas. Esse modelo possui um compressor que faz com que ele inflame a cada cinco minutos e suporta até 130 quilos.   De acordo com especialistas da Ada Medical, a  tecnologia pneumática garante uma leve massagem ao corpo do usuário, melhorando a circulação dos tecidos e evitando as úlceras. Por isso, esse colchão é recomendado aos pacientes que não conseguem se exercitar normalmente.

Se você está pensando que um colchão pneumático está fora do seu poder de compra, esqueça.  Os avanços tecnológicos baratearam muito o produto.  O colchão pneumático da marca  Salvapé,  por exemplo, é comercializado no site da Ada Medical pelo valor promocional de  R$  587,99  –  veja o link aqui)

< Com apoio de informações/fonte: jornalista Michel A. Gildin Acherboim – MGA Press

CenterNorte Institucional Maio2019

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora