Já estão abertas as matrículas para o Fotossensível – Curso de Fotografia voltado a Professores e Educadores, que pretende promover o desenvolvimento e sustentação das ações educativas junto à comunidade escolar na região do Parque de Vila Maria, Parque Novo Mundo e outras áreas da Zona Norte de São Paulo.

“Os professores são agentes multiplicadores do projeto nas escolas, aumentando a permeabilidade das ações no cotidiano dos jovens. Por meio deste projeto almejamos que esses profissionais possam provocar mudanças de paradigmas na vida dos estudantes”, enfatiza Patrícia Souza Ceschi, idealizadora do projeto.

O curso contempla três módulos independentes e complementares com um total de 12 horas cada, sendo um deles teórico e os outros dois práticos, que serão realizados na Casa de Cultura da Vila Guilherme – Casarão. Leitura e interpretação de imagens, relação entre forma e conteúdo, cultura visual e a sala de aula, experiências de câmera pinhole e saídas fotográficas são alguns dos pontos chaves que serão abordados durante os módulos. Os módulos são gratuitos e oferecem certificado ao final

Serviços

Fotossensível – Curso de Fotografia voltado a professores e educadores

Público: preferencialmente professores e educadores da rede pública e privada de ensino com atuação na zona norte da capital paulista.

Local: Casarão de Cultura da Vila Guilherme

Endereço: Praça Oscar da Silva, 110 – Vila Guilherme / (11) 2909-0065

Matrículas: As matrículas serão feitas apenas pelo preenchimento do formulário:https://docs.google.com/forms/d/1AukOGWFsExnqdQwl8G-v-oVXnxSTVWDuaS74IzYw9b0/prefill

Conteúdo programático:

Módulo I – por Ricardo Rios

03, 10, 17 e 24 de setembro, das 18h30 às 21h30 na Casa de Cultura da Vila Guilherme

“Provocando imagens” – Este módulo engloba a fotografia e seu instrumento fundamental: a câmera. Pensando na fotografia amadora, nas produzidas com fins técnicos ou no âmbito da família, iremos ver, discutir e produzir fotografias pensando nos diversos usos e discursos associados às imagens fotográficas. Para tal, construiremos câmeras escuras, fotografaremos com o celular e, a partir de imagens do nosso mundo e da poesia, procuraremos provocar no grupo a produção de imagens inspiradas e inventivas.

Módulo II – por Patrícia Marchesoni

01, 08, 22 e 29 de outubro, das 18h30 às 21h30 na Casa de Cultura da Vila Guilherme

“Questionando imagens” – Reflexão sobre a fotografia nos âmbitos artístico, publicitário, jornalístico, histórico e arquivo pessoal, debatendo sobre as diferenças entre eles tanto no aspecto formal quanto no ideológico. Para tal, faremos leitura e interpretação de imagens, exercícios práticos sobre composição que relacionam forma e conteúdo, tendo como base teóricos como Walter Benjamin e Susan Sontag.

Módulo III – por André Spinola

5, 12, 19 e 26 de novembro, das 18h30 às 21h30 na Casa de Cultura da Vila Guilherme

“Respondendo imagens” – O objetivo aqui é produzir uma miniexposição de fotografia com os participantes, envolvendo as etapas de concepção, produção de imagens, seleção, impressão e montagem.

Minibio professores

Patricia Marchesoni Quilici == Graduada em Artes Plásticas pela FAAP com pós-graduação em Curadoria e Educação em Museus pela USP. Há mais de dez anos no segmento de Arte, Cultura e Educação, já coordenou o Educativo do CCBB, do CCSP, do Paço das Artes e de exposições temporárias na rede SESC. Atualmente, desenvolve na PMQ Cultura e Desenvolvimento intervenções artísticas, atividades em Arte para crianças e adultos, formação para professores e educadores, bem como projetos educativos, socioculturais e materiais para exposições, tendo prestado serviço para diversas instituições.

Andre Spinola  == Formado em Jornalismo pela UFRJ, desde a graduação já inicia os estudos e trabalhos na área da fotografia. Cursou fotografia no exterior e, ao voltar para o Brasil, estruturou e ministrou cursos em diversos lugares, trabalhando também como fotógrafo. A partir dos anos 2000, é contratado como fotógrafo do estúdio da agência de publicidade W/Brasil, onde permaneceu até dezembro de 2003. De lá, monta com Luish Coelho a Rever – Estudos em Fotografia; além de retornar ao mercado editorial.

Ricardo Rios  == Fotógrafo, Bacharel em Ciências Sociais/USP, Especialista em Fotografia/FAAP. Ensina fotografia desde 2003, com experiência no ensino superior, técnico e livre. Atualmente desenvolve um projeto de fotografia documental sobre Brasília-DF.

Sobre o projeto  ===  O Fotossensível – Curso de Fotografia integra uma ação artística e educativa continuada desenvolvida pelo Instituto JCA – ligado ao grupo econômico do qual faz parte a Cometa – em parceria com a Rever – Estudos em Fotografia e a Aymberê Produções Artísticas. O programa envolve projetos especialmente elaborados para o Parque Vila Maria, bairro onde a empresa está situada há mais de 65 anos e que ajudou a construir, além do apoio a outros projetos artístico-culturais.

Quem patrocina === O Fotossensível tem como patrocinador a Viação Cometa via ProAC ICMS, produção de Rever Estudos em Fotografia, Aymberê Produções Artísticas e Unidos de Vila Maria, e realização do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Sobre a Viação Cometa === A Viação Cometa, empresa integrante do Grupo JCA, protagoniza uma história de 68 anos de sucesso no transporte de passageiros. Atualmente conta com cerca de 600 ônibus em sua frota patrimonial, 2.400 colaboradores e mais de 14,5 milhões de pessoas transportadas ao ano. Está organizada em 6 Filiais Regionais, distribuídas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais.

Sobre o Instituto JCA ===  O Instituto trabalha na perspectiva de que a desigualdade social é uma questão a ser superada para a constituição de uma sociedade melhor. Para isto, escolheu atuar nas áreas de educação e cultura, com projetos que melhorem as oportunidades para os jovens e os projetam para um futuro com mais possibilidades de escolha. O IJCA lidera, junto com outras organizações públicas e privadas, um movimento para qualificar as políticas de educação na Região Metropolitana Leste Fluminense do Rio de Janeiro e atua nos últimos dois anos na expansão de projetos incentivados concatenados às áreas da cultura e do esporte na cidade de São Paulo, em especial, para os jovens moradores do Parque Vila Maria.

Sobre a Rever Estudos em Fotografia ===  Criada por André Spinola e Luish Coelho em 2002, a Rever busca transmitir aos alunos uma base técnica sólida, um panorama visual amplo e sobretudo o espaço para que cada um deles descubra o que quer fotografar e como. A Rever acredita que o aluno seja capaz de manifestar através da fotografia algo que lhe é pessoal e intransferível: ele mesmo.

Sobre a Aymberê Produções ==  Graduada em Relações Públicas pela USP SP, com pós-graduação em Administração para o Terceiro Setor e Gestão Cultural, Patricia Souza Ceschi trabalha com produção cultural há mais de 15 anos. Em 2010 fundou a Aymberê Produções Artísticas Ltda, se dedicando à produção e criação de trabalhos artísticos nacionais e internacionais em diversas linguagens.

 

Center Norte Youtube

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora