Fazer as sobrancelhas e tratar os cílios em um salão de beleza são maneiras de melhorar a aparência. Mas os especialistas alertam há muito tempo que os corantes e outros tratamentos não são seguros.

“Agora, com os salões oferecendo uma variedade de procedimentos – microblading, laminação de sobrancelhas, permanente de cílios e muito mais – é mais importante do que nunca entender os riscos destes procedimentos”, afirma a oftalmologista do Instituto de Moléstias Oculares (IMO), Sandra Alice Falvo.

Tratamentos para sobrancelhas e cílios

  • Coloração: durante esse procedimento de 15 minutos, o corante semipermanente é pintado nas sobrancelhas ou nos cílios para que pareçam mais espessos, mais escuros e mais cheios;
  • Microblading de sobrancelha: o microblading também é conhecido como tatuagem de sobrancelha, microfeathering ou micro-sombreamento. O pigmento permanente é tatuado na pele usando uma agulha montada em uma pequena ferramenta portátil;
  • Laminação da sobrancelha: este tratamento químico leva menos de 1 hora e não envolve agulhas ou corante semipermanente. Em vez disso, um creme permanente é aplicado nas sobrancelhas para permitir que o cabelo seja esculpido em uma forma mais desejável;
  • Permanente dos cílios: durante um permanente de cílios, os fios são revestidos com um adesivo e enrolados em torno dos rolos. Soluções químicas são então aplicadas aos cílios para criar um cacho duradouro.

Quais são os riscos?

“A Academia Americana de Oftalmologia emitiu um alerta destacando que os aprimoramentos estéticos nas sobrancelhas e cílios representam perigos para a saúde porque estão muito perto dos olhos. Esses tratamentos podem causar problemas nos olhos e afetar a visão. As pessoas podem desenvolver sensibilidade com a exposição repetida aos agentes químicos. Além disso, as formulações podem mudar com o tempo. É possível ter uma reação mesmo que você tenha tolerado um tratamento sem problemas no passado”, afirma a oftalmologista do IMO.

A Food and Drug Administration (FDA) não aprova nenhum aditivo de cor para tingimento permanente ou coloração de cílios e sobrancelhas. A agência afirma que cílios permanentes, tintas e corantes das sobrancelhas são conhecidos por causar lesões oculares graves.

Apesar de emitir avisos, a FDA não pode regular os salões de beleza. Esse trabalho cabe aos governos estaduais e locais, nos EUA, que podem ter regras diferentes. O Conselho de Barbearia e Cosmetologia da Califórnia, que regula os salões de beleza do estado, alertou os proprietários de salões de beleza do estado de que eles podem ser citados e multados pelo uso de produtos tintométricos. Mas os corantes de sobrancelhas e cílios são legais em Nova York, desde que não sejam permanentes.

Como não existem padrões estabelecidos para esses produtos destinados aos cílios e sobrancelhas, pode ser difícil julgar o quão seguro eles são. Mesmo que a FDA aprove os corantes para tingir, ainda será possível desenvolver infecções e reações alérgicas, de modo que a aprovação da FDA por si só não torna o procedimento seguro.

“Se você tiver uma reação a qualquer tipo de corante ou cosmético, empregado nas sobrancelhas e cílios, entre em contato com um dermatologista e com um oftalmologista para uma avaliação apropriada”, diz Sandra Falvo.

Serviço: 

< Com apoio de informações/fonte: W- Consultoria de Comunicação & Marketing em Saúde>

 

 

IBCC Institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora