Governo de SP conclui instalação de sistemas de teleaudiência criminais em 100% dos presídios do estado.  E as visitas no sistema prisional, suspensas por conta da pandemia, voltarão virtualmente no próximo final de semana.

Na coletiva de Imprensa desta 4ª feira (22jul2020), o governador  João Doria anunciou  a conclusão da instalação do sistema de videoconferência em todas as unidades prisionais da Secretaria da Administração Penitenciária. O número de presídios contemplados com o serviço saltou de 39 para 176. A ferramenta reduziu em 64,18% as escoltas entre unidades prisionais e fóruns, liberando policiais militares e agentes penitenciários para outras funções, além de possibilitar uma economia de 62,9% no gasto com transferências de presos para audiências.

A ampliação do projeto, que permite audiências judiciais, contato online com oficiais de Justiça, advogados e defensores públicos, foi feita em meio à pandemia do coronavírus. Além disso, a partir do próximo final de semana, as visitas serão realizadas de maneira virtual, com a utilização dos mesmos equipamentos e estrutura. Com o projeto Visita Virtual, poderão ser feitas 23,8 mil visitas por final de semana, com potencial para chegar até 58 mil. Em razão da pandemia, as visitas presenciais estão temporariamente suspensas e o uso da tecnologia pode minimizar os efeitos dessa ausência.

“A teleaudiência liberou 22 mil policiais militares que faziam a escolta de presos e estão agora nas ruas protegendo as famílias, protegendo o patrimônio privado e o patrimônio público”, disse Doria. “Outra vantagem destes equipamentos é a realização de visitas virtuais. Em razão da pandemia, as visitas presenciais estão temporariamente suspensas e o uso da tecnologia vai possibilitar o cumprimento deste direito aos que estão cumprindo pena”, completou o governador.

A medida também evita a suspensão, ainda que temporária, de processos e outros procedimentos jurídicos. Entre os dias 27 de abril e 21 de julho foram realizadas 9.752 teleaudiências, 64,12% do total de todo ano passado. No mesmo período também foram feitas 33.798 intimações, 13.117 citações, além de 24.551 atendimentos jurídicos por advogados e 2.479 pela Defensoria Pública.


<< Em 07fev2020, a  Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) do Estado de São Paulo informava  ter entregue ” 52 novas viaturas à Base de Santana dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs). Os veículos são exclusivos para a escolta e acompanhamento de presos a fóruns, unidades de saúde e remoções entre presídios da região metropolitana para outras coordenadorias do Estado”.

A nota ainda informava que “os equipamentos são oriundos de recursos do Governo Federal, na ordem de R$ 8 milhões, por meio do Fundo  do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Presente na cerimônia de entrega dos novos automóveis, o Secretário da SAP, Coronel Nivaldo Cesar Restivo, falou sobre a importância da aquisição para o sistema prisional paulista. “As novas viaturas irão garantir maior agilidade e segurança nos deslocamentos não só aos privados de liberdade, mas também à sociedade e aos agentes que terão maior comodidade operando viaturas mais modernas e sofisticadas”, destacou.Para o responsável pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), Antônio José de Almeida, também presente ao evento, as novas ferramentas de trabalho irão proporcionar maior excelência e qualidade no trabalho realizado pelos AEVPs”.

E finalizou que o trabalho Coremetro, o trabalho antes feito pela Polícia Militar passou para os AEVPs da Base de Santana que, a partir de 2014, realizam a escolta de detentos de unidades prisionais da capital e da Grande São Paulo. Desde então já foram quase 25

milhões de quilômetros rodados, 245 mil escoltas realizadas e 834 mil presos atendidos. Em 2020, a Base comemorou seis anos da criação e atuação junto à SAP.


Atualmente, o sistema prisional paulista conta com mais de 218 mil pessoas privadas de liberdade. “Trata-se de uma recomendação a esses profissionais, com o objetivo de evitar ao máximo a possibilidade de contágio entre eles e a população carcerária, hoje considerada a maior do Brasil. Da mesma forma, nossos servidores ficam mais protegidos”, afirmou o Secretário de Administração Penitenciária, Nivaldo Cesar Restivo.

Visitas virtuais === A partir desta 4ª feira (22jul2020), familiares cadastrados poderão agendar visitas por meio de teleconferência com presos do estado de São Paulo pelo site http://www.sap.sp.gov.br/conexao-familiar.html.


<<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Comunicação-Governo de SP>>

credito_sicredi

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora