18 C
São Paulo
sábado, 8 maio, 2021
Início Bem Estar Prefeitura vai procurar quem não tomou segunda dose da vacina contra Covid-19

Prefeitura vai procurar quem não tomou segunda dose da vacina contra Covid-19

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil-EBC

Mais de 81 mil pessoas não foram tomar receber a segunda dose da vacina contra o novo Coronavirus/Covid 19, que é necessária para completar a imunização, no prazo estipulado. Diante disto, a Secretaria Municipal da Saúde/Prefeitura de São Paulo vai entrar em contato com essas pessoas que receberam somente a primeira dose.

A partir das informações cadastrais das pessoas, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os agentes comunitários de saúde de cada região vão entrar em contato para saber os motivos do atraso. Acredita-se que podem existir diversas razões para isso, como a mudança de endereço, a espera de um acompanhante para comparecer ao local de vacinação ou esquecimento.

A pasta acrescenta que o sistema VaciVida já faz a comunicação via celular quando é a hora de tomar a segunda dose da vacina. Até o momento, na capital paulista, foram aplicadas 2,8 milhões de doses da vacina, sendo 984 mil da segunda dose.

A nível estadual

Em todo o estado de São Paulo, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 270,8 mil pessoas não foram tomar a segunda dose do imunizante. A pasta destaca que no caso da vacina do Instituto Butantan (CoronaVac) o retorno para segunda dose deve ser feito em até 28 dias, enquanto os que receberam a vacina Astrazeneca devem receber a segunda dose em até 12 semanas.

Em todo o estado de São Paulo foram aplicadas mais de 10 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus, sendo 3,4 milhões da segunda dose.

Mais vacinações

A vacinação prossegue normal ncom o atendimento nos mega drive-thrus é exclusivo para os idosos de 65 e 66 anos que irão tomar a primeira dose. Já as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os demais postos disponibilização tanto a primeira quanto a segunda dose a todos os grupos elegíveis para a campanha.

Para agilizar o tempo de atendimento, é importante que o público preencha o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br). Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço completo, telefone e data de nascimento para concluir o cadastro. Já para a segunda dose é só comparecer em qualquer posto e levar documentos e o comprovante da primeira vacinação.

A Secretaria Municipal da Saúde também recomenda que a ida aos locais de vacinação aconteça de maneira gradual, evitando aglomerações e longas filas nos postos. Para saber detalhes e quais grupos encontram-se elegíveis para receber a imunização contra o coronavírus, basta acessar a página Vacina Sampa.

SERVIÇO – VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NA CAPITAL

> Primeira dose para idosos de 65 e 66 anos exclusiva nos mega drive-thrus
> Primeira ou segunda dose para os demais grupos disponíveis nas UBS, AMAS/UBS Integradas, Centros de Saúde e postos volantes

468 Unidades Básicas de Saúde (UBS)
Das 7h às 19h
Os endereços das unidades básicas de saúde podem ser acessados por esta lista ou pela ferramenta Busca Saúde.

AMAS/UBS Integradas
Das 7h às 19h
Veja aqui a lista com os endereços dessas unidades.

17 SAEs – Serviços de Atenção Especializada
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Veja aqui a lista com os endereços dessas unidades.

Postos volantes e UBS com sistema drive-thru
Das 8h às 17h
Veja aqui a lista com os endereços dessas unidades.

Postos drive-thru
Das 8h às 17h

  • CENTRO DE EXPOSIÇÕES DO ANHEMBI
    Rua Olavo Fontoura, portão 38 – Santana
  • MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA                                                                            Rua Tagipuru, 500 (referência Portão 2) – Barra Funda
  • COMPLEXO ESPORTIVO DO IBIRAPUERA                                                               Rua Marechal Estenio Albuquerque Lima, 413

<<< Com apoio de informações/fonte: Empresa Brasil de Comunicação-EBC por Daniel Melo – repórter da Agência Brasil – SP  // Secretaria Municipal da Sáude-Secom/PMSP>>

d