da Redação DiárioZonaNorte ===

O anúncio foi feito pelo prefeito, na 2ª feira (09/09/2019), e o novo Programa “Rua da Gente” – com a coordenação das Secretarias de Relações Sociais e a de Esportes e Lazer (SEME) — já tem início neste final de semana na Zona Norte. Até o momento, não foi publicado o decreto (ou portaria) no Diário Oficial da Cidade, com a criação do novo programa — que vai ser inaugurado sem ser oficializado, apesar de constar no Plano de Metas 2019/2010 – segundo a prefeitura.

Consultada pelo DiárioZonaNorte, a Secretaria Especial de Comunicação – SECOM informou que o Programa “Rua da Gente” não vai eliminar os outros programas “Ruas Abertas” e “Ruas de Lazer”, aos domingos. Segundo alegam, são “conceitos diferentes”. O novo programa “Rua da Gente”, a prefeitura levará à população várias atividades esportivas, lazer, práticas corporais, práticas integrativas e complementares. (Reveja reportagem aqui)

Um evento parado no tempo === O programa permanente e semanal “Ruas Abertas” vem da gestão anterior de Fernando Haddad (PT) e durante as gestões que sucederam não deu certo nas quase 32 subprefeituras. Aos domingos, das 8 às 16 horas, uma rua fixa e pré-determinada deveria receber as atrações esportivas e culturais, mas não teve os incentivos das secretarias municipais. Somente a  Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) continua escalando equipes para fechar as ruas. É o caso da Rua Cássio de Almeida, ao lado da Praça Oscar da Silva — onde está localizado a Casa de Cultura Vila Guilherme –  Casarão. E semanalmente é gerada desnecessariamente uma despesa com os custos repassados pela CET, além dos inconvenientes do fechamento da via para os moradores e tráfego de veículos.

“Rua de Lazer” é diferente ===  O programa “Rua de Lazer”  é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) iniciada na década de 1970 e que oferece à população a oportunidade de organização, execução e desfrute de atividades de lazer e recreação nas ruas de seu bairro.  Com isto,  transformando-as em ambientes de convivência e estimulando a apropriação dos espaços públicos a partir da iniciativa dos munícipes.  Para fazer parte do programa, basta ter a aprovação da maioria das pessoas que vivem no trecho que será interrompido. Os interessados devem passar por três etapas em processo que tem início da subprefeitura local. A CET fecha a rua de lazer, mas os equipamentos e material esportivo, ou de lazer, ficam à cargo e responsabilidade dos moradores.

Três eventos no mesmo local === Neste domingo (15/09/2019), na Vila Guilherme (Zona Norte), está sendo programado o primeiro evento do “Rua da Gente“, que ficará junto ao já programado “Ruas Abertas“, que não tem atrativos — mas tem a colaboração da CET para proibir o tráfego de veículos. Previsto no horário das 9 às 18 horas, constam  atividades nas  modalidades como Zumba, street dance, funcional e circuito, pilates, dança de salão, abdominal, alongamentos e condicionamento físico. Atividades culturais como contação de histórias, apresentações e oficinas. Mas não especifica os horários. E a Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros autorizou um outro evento no mesmo dia e local, que será apresentado pela Igreja Biblica da Paz, a partir das 13 horas.

Neste evento, o pastor fez um acordo com uma vereadora que “busca votos na região” e estará com o evento “Dia do Bem na Praça”  e o slogan “Amor em Movimento”. A organização está prevendo ações sociais: cabeleireiros, assessoria jurídica, medição de pressão arterial e teste de glicemia, alongamentos com fisioterapeutas e atenção psicológica. E ainda estão previstos shows com bandas, dança e teatro – mais os brinquedos para crianças.

Eventos em outras regiões === Ainda na primeira programação do novo  “Rua da Gente”, a prefeitura divulgou mais dois eventos: no sábado (1409), em Perus (Zona Noroeste), na Praça do Samba, com recreação, brincadeiras de rua, queimada, câmbio, piscina de bolinhas, cama elástica, pintura de rosto, sorvebol, oficina de cata vento e mini pipa, cantigas e atividade circense;  e no domingo (15/09), na Praça Cemitério de Vila Nova Cachoeirinha (Zona Norte), práticas como Tai Chi Chuan, Chi Kung, mindfulness, yoga, Thetahealing, reiki e meditação. Haverá, também, oficinas de pintura facial, música, circo, recreação e outras.

Sobre o novo programa “Rua da Gente” === Foi lançado oficialmente pelo prefeito na 2ª feira (09/09/2019), sem aviso de publicação do edital ou decreto publicado no Diário Oficial da Cidade, com os detalhes e normas de funcionamento. Mas tem como  objetivo estimular a ocupação de espaços públicos com atividades esportivas e culturais gratuitas aos sábados e domingos, nos quatro cantos da cidade.

Segundo a prefeitura, a iniciativa propõe a ocupação dos espaços públicos com atividades de integração, práticas que trabalhem corpo e a mente, atividades lúdicas e outras diversas modalidades de esporte e lazer. Além disso, o programa busca estimular a criatividade com oficinas manuais, danças variadas e oficina de confecções com material reciclável. Em parceria com a Secretaria de Cultura de São Paulo, também serão realizadas atividades culturais como música, circo e vivência artística. A organização e gestão do evento é feita pela IMELC – Instituto Movimento Esporte Lazer e Cultura.

 “Temos reservado um orçamento de R$ 2,5 milhões para contratar atividades, levar monitor, ter equipamentos de lazer. Enfim, dar oportunidade para pessoas que não teriam se não fosse a presença da prefeitura nesses pontos”, afirmou o prefeito Bruno Covas durante coletiva de imprensa.  Com investimento para fornecer equipamentos, profissionais e toda infraestrutura necessária, até 2020 serão realizadas 320 edições, em diversas ruas da cidade e com uma expectativa de 125 mil pessoas atendidas.


 

 

 

Juntos Pela Zona Norte

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora