Sem a presença do prefeito da cidade — que está em despachos internos por orientação médica, durante a semana — a Secretaria Municipal de Saúde, com a presença do Secretário Edson Aparecido, entregou, nesta 2ª feira (21/10/2019) a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jova Rural, no Jaçanã. A obra começou em 2015, foi paralisada no ano seguinte deixando apenas um esqueleto tomado pela vegetação. A construção retomada e concluída neste ano passa a ser uma referência para o atendimento de uma população de 24 mil pessoas.

A unidade localizada na Rua Alfeu de Alcântara Monteiro, conta com 86 profissionais, e capacidade para mais de 6 mil atendimentos de Saúde por mês, sendo de 2,5 mil consultas médicas, 936 consultas de enfermagem no modelo de Estratégia Saúde da Família  (ESF) e 600 consultas e 2.100 procedimentos odontológicos, além de 7.200 visitas de agentes comunitários de saúde.

Atuando de forma humanizada, a UBS desenvolverá programas de acordo com as diretrizes da Secretaria Municipal da Saúde, como o Mãe Paulistana, Nossos Idosos, Oxigênioterapia Domiciliar, Auto Monitoramento Glicêmico, Grupo Tabagismo, Grupo Planejamento Familiar e Núcleo de Prevenção à Violência.

A nova unidade é administrada pela Secretaria da Saúde em parceria com a organização social (OSS) Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS), por contrato de gestão.

A UBS Jova Rural foi construída pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB). A unidade construída em um terreno de 2.006 m² conta com 7 consultórios médicos, 2 leitos de observação, consultório odontológico, sala de curativos, sala para coleta de exames, sala de enfermagem, sala de vacinas, raio-x, refeitório, vestiários, auditório, além de salas para agentes de saúde e assistência social.

Serviço:

UBS Jova Rural

Endereço : Rua Alfeu de Alcântara Monteiro, 280 – Cj. Hab. Jova Rural
Horário de atendimento: de 2ª  a 6ª feira,  de 07 às 19 horas


             UBS Jardim Fontalis ganha novas instalações

Já no Jardim Fontalis, no Tremembé, a Unidade Básica de Saúde (UBS) recebeu as novas instalações, também nesta 2ª feira (21/10/2019), sem a presença do prefeito da cidade.  Com a mudança, a UBS passa a funcionar em um prédio de três andares totalmente reformado com 600 m2 de área construída, o que equivale a seis vezes o tamanho da instalação anterior.

A UBS passa a contar com 33 salas que vão oferecer mais conforto aos usuários e melhores condições de trabalho aos 87 profissionais que atuam no local, com capacidade para 4,6 mil atendimentos de Saúde, sendo 3,1 consultas médicas.

Para a entrega desta obra, a gestão municipal investiu 1 milhão de reais em adequações, mobiliário e equipamentos. A unidade funciona em regime de contrato de gestão entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Organização Social de Saúde (OSS) e Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS). Para o funcionamento da UBS é investido o valor mensal de R$ 680 mil.

A UBS Jardim Fontalis está localizada na rua Mota, nº 5, Vila São Luís, a apenas 1,5 quilômetro do antigo endereço. Com a mudança, a unidade vai ampliar o Programa Saúde da Família (PSF) de uma para quatro equipes. << Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação – Secom / PMSP >>

Juntos Pela Zona Norte

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora