O prefeito Bruno Covas apresentou nesta 2ª feira (12/11/2018) o  programa “Vila Limpa”, inicialmente desenvolvido no Bom Retiro, em parceria com a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb)Subprefeitura Sé e Inova. O projeto, idealizado para o combate do descarte irregular de lixo aposta em iniciativas de cunho socioambiental por meio da implantação de recursos, soluções tecnológicas, espaços e orientações educacionais para alcançar a prática do descarte correto dos resíduos por parte dos munícipes e carroceiros.

O trabalho de diagnóstico foi iniciado pela Inova há dois meses e meio, com as equipes operacionais e de conscientização ambiental na região, que identificou cerca de 50 pontos de descarte irregular. “Com o envolvimento e a conscientização das pessoas nós vamos melhorar ainda mais a limpeza na cidade. A Prefeitura tem feito a sua parte aumentando a fiscalização, diminuindo pontos viciados, ampliando a quantidade de Ecopontos e colocando as equipes na rua”, disse o prefeito.

São realizados encontros com os líderes locais, associações, palestras de educação ambiental e a contratação/capacitação de varredores da própria região. Uma Ecopraça, na rua General Flores, está em operação para facilitar a disposição dos resíduos gerados pelo público do entorno, assim como está em andamento a varrição conteinerizada, que propõe o armazenamento do material varrido em contêineres, para evitar que os sacos fiquem expostos nas ruas, sejam rasgados e os resíduos espalhados.

A integração das empresas de varrição, de coleta e da Prefeitura faz com que a população se aproprie dos espaços, tenha sensação de pertencimento e cuide dos locais. “A responsabilidade compartilhada pelo combate ao descarte irregular e a manutenção da limpeza nas áreas com a comunidade contribui para a melhora do ambiente tanto em seu aspecto visual, como de saúde, de mobilidade e de condição de vida”, comenta Marcos Penido, secretário das Subprefeituras. << Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação – SECOM/PMSP >>

LimpaSP – estréia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora