As empresas de segurança privada foram notificadas nesta 2ª feira (30/07/2018)  a encerrar atividades no dia seguinte (31/07/2018) — compreende-se a partir da zero hora.  Essas empresas filiadas ao Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Segurança Eletrônica e Cursos de Formação do Estado de São Paulo (SESVESP) receberam notificação da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA)  informando a suspensão do contrato com a municipalidade.

A correspondência recebida pelas empresas, emitida pelo Departamento de Parques e Áreas Verdes (Depave) e assinada pela diretora Carolina Nogueira, não explica os motivos da suspensão, apenas diz que ela poderá se estender por até 30 dias.  O texto cita que o artigo 78, inciso XIV da lei 8.666/93 – Lei de Licitações – permite esse procedimento.

O SESVESP, como representante do setor de segurança privada repudia a atitude da Prefeitura de suspender os contratos unilateralmente e sem comunicação prévia aos envolvidos. A instituição lamenta pelos prejuízos que serão causados à segurança da população, aos trabalhadores e empresas do setor.

Nota da Redação: O comunicado foi distribuído pela ECCO-Escritório de Consultoria e Comunicação e, por volta das 22 horas desta 2ª feira (30/07/2018) houve a tentativa de ouvir o presidente do SESVESP; e, na sequência, a Secretaria Especial de Comunicação (Secom) e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). Houve também a tentativa de contato com administradora do Parque da Vila Guilherme-Trote, Karen Gonçalves Ikuta. Sem sucesso, não foram localizados e não deram retorno.

Já é de conhecimento os problemas e a falta de segurança no Parque Vila Guilherme-Trote (PVGT) e o que deve aumentar sem segurança interna, a partir desta 3ª feira. E, neste final de semana (3,4 e 5 de agosto – 6ª a domingo) acontecerá a 40ª Festa das Cerejeiras, no Parque do Carmo, tradicional encontro anual e que consta do calendário da cidade. Calcula-se a média diária de 30 mil pessoas. É preocupante não ter segurança neste evento e em outros que devem estar programados nos demais parques pela cidade.

O que são ==== Os 106 Parques Municipais de São Paulo (mais sobre os parques – leia aqui) são um patrimônio da cidade e uma ferramenta para a preservação da biodiversidade. O parque também é um espaço de educação ambiental, oferecendo cursos e oficinas. Há outras opções para seus visitantes, como atividades de lazer, prática de esporte e apresentações culturais, mas sua vocação é ofertar espaços contemplativos, trilhas, lagos e paisagens naturais. Os parques podem ser:

Urbanos – estão situados dentro da cidade e se caracterizam por proteger trechos de mata dentro do perímetro urbano. Possuem um sistema próprio de administração, portaria, zeladoria e proteção física ao seu redor (ex.: gradis) e um Conselho Gestor, que é consultivo. Seu foco é a proteção da biodiversidade, mas é possivel usar suas dependências para o lazer.

Lineares – os parques lineares possuem uma função específica, que é proteger as margens de rios e córregos, e podem oferecer alguns recursos de lazer, de acordo com o espaço disponível. Outra característica é ser geralmente aberto (sem gradis) e com pouca ou nenhuma infraestrutura administrativa.

Naturais – esses parques naturais são  Unidades de Conservação (UCs), com o objetivo de proteger e preservar a flora e a fauna silvestre. As UCs podem ser classificadas como Áreas de Proteção Integral (elas ficam 100% fechadas para qualquer tipo de atividade) e as Áreas de Uso Sustentável (que permitem o convívio humano, desde que o manejo seja responsável).

Lixo e Meio Ambiente === Cada munícipe é responsável pela preservação dos parques. Seu uso consciente inclui:

  • Recolher todo o lixo produzido pelo homem para impedir que esses detritos comprometam a fauna;
  • Respeitar as normas de cada unidade;
  • Divulgar na comunidade dicas de conservação da natureza;
  • Ajudar a “zelar” pelo parque, participando de seus Conselhos Gestores; e
  • Denunciar no portal 156 toda e qualquer irregularidade observada no parque.

É o que informa nota na página da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

sicredi_institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora