Início Cultura Prefeitura assina protocolos para a retomada das atividades culturais na cidade.

Prefeitura assina protocolos para a retomada das atividades culturais na cidade.

A Prefeitura de São Paulo efetuou, nesta 5ª feira (24set2020), a assinatura dos Protocolos Setoriais de Cultura para a Fase Verde do Plano São Paulo, de estabilização da covid-19, na transição para o processo de retomada dos espaços culturais. Os documentos serão publicados nesta 6ª feira (25set) no Diário Oficial da Cidade.

Foram assinados protocolos com orientações que deverão ser seguidas quando houver autorização da Vigilância Sanitária do Município para o funcionamento de cinemas, teatros, casas de show, circos, espaços multiuso (sociais e culturais), museus, galerias e bibliotecas.

As normas foram discutidas desde julho, durante reuniões e atendimentos com os representantes de cada setor, com o objetivo de atender às especificidades de território/espaço cultural para um retorno seguro para quando a cidade entrar na fase 4 (verde) do Plano São Paulo, definido pelo Governo do Estado de São Paulo. A próxima mudança de fase do Plano São Paulo acontecerá em 08 de outubro.

O evento contou com as participações de representantes do setor cultural. Entre eles, Sesc, Itaú Cultural, Associação Brasileira das Organizações Sociais (ABRAOSC), Sindicato Nacional de Empresas de Agenciamento e de Produções de Eventos Artísticos Musicais e Similares (SINAPREM) e CRB8 – Conselho Regional de Biblioteconomia, além da Associação Brasileira de Circo, Associação dos Amigos do Centro de Memória do Circo, Associação de Arte Contemporânea e Associação dos Produtores Teatrais Independentes, entre outras entidades.

Guia de orientações
A Secretaria Municipal de Cultura produziu um guia orientador com base nos protocolos desenhados para os equipamentos públicos de cultura do município de São Paulo. O objetivo é auxiliar no processo de retomada das atividades do setor cultural privado e desenvolvimento de seus protocolos sanitários frente à pandemia de covid-19.
O processo de validação dos protocolos para a retomada do setor cultural foi realizado em conjunto por diversas secretarias da Prefeitura, recebidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), com orientação e auxílio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), validação de protocolos sanitários da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio da COVISA e oficialização do processo de validação pela Secretaria da Casa Civil.
A reabertura dos territórios/espaços culturais privados deverá ser feita de maneira gradual, com ocupação máxima de 60% de sua capacidade, respeitando-se às normas da Vigilância Sanitária: distanciamento de 1,5m entre as pessoas, desinfecção de calçados em tapete sanitizante e secagem em tapete secante, uso de máscaras e EPIs (equipamentos de proteção individual), medição de temperatura corporal (limite de 37,5 C com termômetro infravermelho, higienização permanente das mãos com álcool em gel 70%, bem como garantir a frequente troca de ar, prioritariamente por ventilação natural, entre outras medidas para a proteção de todos. << Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação-Secom/PMSP>>

d