19.8 C
São Paulo
segunda-feira, 17 maio, 2021
Início Cotidiano Plano SP: ciclofaixas de lazer voltam a funcionar junto com parques

Plano SP: ciclofaixas de lazer voltam a funcionar junto com parques

A partir de sábado, novos setores nas áreas de cultura e esportes, assim como os parques municipais, poderão retomar as suas atividades, sempre de acordo com todos os protocolos recomentados pela área da Saúde. A próxima atualização está prevista para o dia 1º de maio.

As regras de funcionamento restrito  são necessárias para que, com a retomada das atividades econômicas e dos serviços públicos, os riscos de contaminação sejam reduzidos.

Recomendações da Saúde

Mesmo com o processo de reabertura, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recomenda que a população redobre os cuidados para evitar a contaminação pelo coronavírus, como o uso de máscara, higienização das mãos e, principalmente, o distanciamento social, evitando aglomerações.

Nesta Fase de Transição, no período deste sábado (24abr2021) por uma semana (30abr2021), continuam funcionando atividades comerciais (11 às 19 hs), atividades religiosas e serviços gerais (restaurantes e similares, salão de beleza e barbearia (11 às 19 hs),   atividades culturais (11 às 19 hs) e academias (por 8 horas entre as 6 às 18 horas) – conforme tabela abaixo – com os cuidados de segurança e de saúde.

 

A seguir,  como ficam alguns serviços municipais. E outras informações podem ser solicitadas no telefone 156:

SAÚDE

Todos os serviços de saúde da cidade continuarão funcionando normalmente.

TRANSPORTES

O rodízio municipal para veículos de passeio continuará vigorando de segunda a sexta-feira, das 20h às 5h do dia seguinte, de acordo com o final da placa. A medida, adotada desde o dia 22 de março, tem o objetivo de diminuir a circulação no horário noturno, acompanhando a restrição do toque de recolher decretada pelo Estado.

Segue suspenso o funcionamento do rodízio para carros em seu horário tradicional: das 7h às 10h e das 17h às 20h, inclusive aos feriados.

Caminhões e demais restrições

Os caminhões seguirão as regras do rodízio municipal tradicional, das 7h às 10h e das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira, de acordo com o final da placa. Nesses horários, a circulação de caminhões é proibida na área delimitada pelo Mini Anel Viário.

Ficam mantidos também o funcionamento da Zona Azul e o horário das demais restrições existentes na cidade: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF).

Bares não estão liberados para ter atendimento presencial nesta fase, apenas os que possuem o CNPJ de bar e restaurantes. O serviço, neste caso, será como o dos restaurantes: oferecer alimentos para acompanhar bebidas, respeitando as regras deste setor (horário de funcionamento reduzido e público sentado).

Os boxes de serviços não essenciais, como tabacaria e utensílios domésticos, já estão trabalhando com atendimento ao público desde 18/04, seguindo os mesmos critérios de biossegurança.

Essas medidas sanitárias também serão aplicadas nas Feiras Livres, em específico para as bancas do ramo de alimentos preparados no local, com a disponibilização de um quarto do total das mesas e cadeiras ofertadas aos munícipes.

CULTURA

Os equipamentos culturais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) estão autorizados a abrir a partir de 24/04, seguindo todos os protocolos de segurança e prevenção à Covid-19 estabelecidos no Plano São Paulo. Entretanto, não há programação para os equipamentos no final de semana dos dias 24 e 25 de abril. Uma nova programação será anunciada em breve.

VERDE E MEIO AMBIENTE

A partir deste sábado (24/4), os parques municipais serão reabertos das 6h às 18h. O uso de máscara e o respeito à regra de distanciamento social são obrigatórios. Os bebedouros permanecem interditados.

ESPORTES

A abertura dos Centros Esportivos e Clubes da Comunidade está prevista para este sábado (24/04), seguindo os protocolos sanitários para evitar aglomerações.

Os Centros Esportivos estarão abertos das 06h às14h. Nos Clubes da Comunidade, o administrador do espaço poderá decidir o horário de abertura, desde que funcione oito horas por dia e encerre as atividades às 19h.

Permanece o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social nos Centros Esportivos Mooca, Santana, Santo Amaro e Barra Funda. Os equipamentos são atualmente utilizados pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads). Não é autorizada a entrada do público geral nestes espaços.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Os Centros para Criança e Adolescente (CCA), Centro para Juventude (CJ), Centros de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP), Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) e Circo Social funcionam com atendimento presencial, conforme demanda de usuários e famílias, sem frequência obrigatória, respeitando o limite de 35% da capacidade.

Os Serviços de Assistência Social às Famílias (SASF), Núcleos de Convivência para Idosos (NCI) e Centro de Referência da Cidadania do Idoso (CRECI) seguem na fase de “Suspensão Parcial das Atividades”.

O Serviço de Alimentação Domiciliar para Pessoa Idosa mantém seu funcionamento regular e o Restaurante Escola segue com as atividades suspensas.

Os Serviços da Proteção Social Especial de Média Complexidade já retomaram o funcionamento nos termos da fase de “Retomada de Atividades” prevista na Portaria nº 39/SMADS/2020, à exceção do Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, sujeito a provimentos judiciais específicos.

Os Serviços da Proteção Social Especial de Alta Complexidade seguem funcionando nos termos da Portaria nº 39/SMADS/2020, ficando suspensas as orientações sobre “Retomada de Atividades Coletivas”.

ECOPONTOS

O horário de funcionamento continuará de segunda a sábado, das 6h às 20h; e aos domingos e feriados das 6h às 18h.

FAZENDA

O Centro de Atendimento da Fazenda Municipal (CAF) – Praça do Patriarca, 69, Centro – não terá atendimento presencial. Os munícipes devem acessar os serviços disponíveis viaPortal SP 156. 

HABITAÇÃO

As atividades de atendimento presencial continuarão suspensas.

HOSPITAIS VETERINÁRIOS

A partir do dia 26/04 além de atender urgências e emergências, os hospitais veterinários voltarão a distribuir senhas para demais atendimentos, com limitação de acesso a apenas um munícipe por animal.  A triagem para os atendimentos de urgência e emergência estará disponível de segunda a sexta-feira, a partir das 6h30.

SPTRANS
Postos da SPTrans

Os postos de atendimento aos usuários Comum, Vale-Transporte, Estudante e Professor localizados nos terminais de ônibus e estações de transferência funcionarão de segunda a segunda-feira, das 6h às 19h.

Mesmo nos horários em que os postos estiverem fechados, a compra de créditos pode ser feita via aplicativo, máquinas de autoatendimento, rede credenciada, lotéricas e Banco do Brasil.

O Posto Jabaquara, localizado na estação do Metrô, continuará funcionando no horário das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, enquanto os postos Santana e Augusta seguem funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Transporte Coletivo

A frota de ônibus das linhas municipaisfoi mantida acima da demanda apresentada desde o início da pandemia, em março de 2020. No momento, a frota do sistema de transportes está em 93,34% nos bairros mais afastados do centro e em 88,25% em toda a cidade.

SUBPREFEITURAS
As praças de atendimento das subprefeituras continuarão fechadas.