Aberta em setembro no Mercado Cantareira, a Picanharia Mercadão já consome em média 85 kg de picanha por semana, tornando-se uma alternativa gastronômica aos tradicionais pastel de bacalhau e sanduíche de mortadela do local.

A casa tem inovado e incluiu no cardápio novidades como o hambúrguer de picanha, um dos sucessos ao lado do licor próprio batizado de Bebop Jazz, servido gelado elaborado com ganache de chocolate com um toque de café.

Os proprietários e idealizadores do projeto são a chef Lu Ferreira e o empreendedor Rodrigo Bolton, que trazem como proposta se diferenciar das opções de alimentação tradicionais de forma criativa e elegante, com comida e bebida irrepreensíveis e ambiente da década de 30, quando surgiu o Mercado Cantareira.

Caixa registradora Nattional

A decoração da Picanharia Mercadão é diferenciada. O piso hidráulico de época, o gramofone, a caixa registradora de 1889 e as próprias vestimentas remetem os clientes à década de 30, época em que foi fundado o Mercado Municipal Paulistano (“Mercadão”), e ao período de imigrações portuguesas, italianas e espanholas que se instalaram principalmente no bairro do Brás.

Inspirado nessa década o Picanharia Mercadão serve seus pratos e bebidas aos embalos de um autêntico jazz – gênero musical muito difundido e ouvido na época por estes europeus – em vinil e ao vivo.

A picanha é importada, americana, de gado angus, nobre iguaria. Assada no ponto de preferência de cada cliente, ela resgata o churrasco feito pelas famílias imigrantes nas calçadas do Brás, bairro do centro de São Paulo. Assim como nos dias atuais, o churrasco era o momento de celebração e de confraternização de familiares e de amigos.

Carpaccio de Picanha Angus

Receita dos imigrantes, como o Carpaccio italiano, tem a sua versão no Picanharia Mercadão com picanha. Algumas também foram “abrasileiradas” como a Picanha Paulistana, a mais desejada fatia de picanha em todas as churrascarias do Brasil.

Sanduíche de Picanha Angus

Para os apaixonados por sanduíches o Picanharia Mercadão oferece o Pastrami de Picanha, autêntico sabor nova iorquino mas com a iguaria curada e condimentada em sua forma original; outra opção em lanches estão o Sanduiche de Picanha – feito com generosas fatias de picanha com a arte em seus cortes e cheio de sabores.

Jamon Serrano

Os pratos de entrada são especiais:

  • Queijos italianos como parmesão e a burrata, um queijo com sabor suave e muito cremoso por dentro feito com sua forma tradicional: leite de búfala;
  • Jamón Serrano um presunto espanhol feito com a carne de porco diferenciada, de sabor único adocicado e de textura macia. Processo ímpar e, em especial, a alimentação dos porcos feitas de castanhas de árvores da região hispânica e do solo plano;
  • Batatas ao “murro” uma receita tradicional portuguesa acompanhada de um molho especial de azeite e especiarias.
  • Para quem não abre mão de uma boa salada, a Santa Tereza (nome da padroeira da Espanha) é servida com folhas frescas de rúcula, jamón serrano e mirtilo; já a salada com nome da padroeira da Itália, Santa Catarina, também acompanha folhas frescas de rúcula, mas nela também tem queijo parmesão e saborosos tomates italianos.

As especiarias como cardamono, zimbro, anis estrelado, lavanda, por exemplo, são alguns dos diferenciais nas famosas “caipirinhas“ preparadas com o tradicional limão, e nas feitas com frutas da época. Adocicadas com um especial açúcar aromático que mescla e harmoniza com as caipirinhas propõe um sabor único e uma experiência inesquecível. Até mesmo porque as cachaças servidas são envelhecidas em tonéis de amendoim num período que vai de dezoito a trinta e seis meses.

Ainda em seu cardápio e bebidas, o Picanharia Mercadão oferece a Sangria Espanhola, servida em uma charmosa garrafinha com frutas feita com nobre vinho. E, para os mais audaciosos, que tal um litro de caipirinha de limão de puro sabor, e ser recepcionado com badaladas de sinos. E o famoso Moscow Mule é servido em sua tradicional e charmosa caneca acobreada.

O Picanharia Mercadão harmoniza suas bebidas com seus pratos; alguns exemplos como uma cachaça pernambucana e a sobremesa Gelato Sensazione. Inesquecível.

carta de cachaças artesanais envelhecidas em tonéis de madeira

E por falar em sobremesas, os doces apresentados no Picanharia Mercadão são únicos e de própria autoria. Assim, tâmaras – uma das frutas mais consumidas no Mercadão – tem adicionados ao seu sabor exclusivo o sorvete de iogurte grego e o morango. Para clientes que não dispensam um bom chocolate, a Tacita de la Madre é a escolha perfeita! Nela, o sabor do meio amargo se mistura com o da cachaça, que fica com um toque bem sutil. Já os apreciadores de sorvetes, o Gelato Sensazione vem com morangos, waflles e chocolate. Para os amantes de frutas, o vitral Frutado é uma excelente opção.

Para finalizar a experiência gastronômica a boa pedida é sempre um cafezinho artesanal, servido em coador individual, feito na hora. E para quem quiser levar um pouco do Picanharia Mercadão para sua casa, a mercearia oferece receitas e ingredientes de alguns dos segredinhos do restaurante, além de copos, taças, garrafas de cachaça, colheres decorativas e outros suvenires únicos.

 

LimpaSP – estréia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora