“Quando nasce uma mãe ou um pai, nasce junto uma legião de palpiteiros. Chupeta, sim ou não? Se ficar no sereno, vai pegar pneumonia? Leite é tudo igual? Agasalha essa criança! Opa, está chorando de calor… Nossa! Pode ser a vizinha, um parente ou até mesmo um desconhecido: parece que todo mundo tem um conselho “infalível” para o filho da gente, não é mesmo? Mas, quando o assunto é saúde infantil, nada melhor do que ouvir a voz de quem mais entende de criança: o pediatra”.

É o recado inicial do site “www.maisqueumpalpite.com.br”  patrocinado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), com o apoio da Pfizer, que estará à disposição dos pais com respostas categorizadas da Medicina na hora de cuidar dos pequenos. E o site avisa: “Quando pintar uma dúvida, vamos estar por perto. Aqui, você pode confiar!”. E ainda adverte: “Porque chegou a hora de ignorar os boatos. E de fugir dos palpiteiros. O pediatra vai levar informação segura para a sua casa!”.

Contra “fake news” === Com foco no combate às fake news em saúde infantil, a campanha “Mais que um Palpite” chega a um ano de atividades nas redes sociais com mais de 21 mil fãs em seus canais (Facebook e Instagram) e milhares de comentários no ambiente on-line. Agora, com base na interação realizada com as famílias brasileiras durante o período, a iniciativa acaba de lançar uma cartilha digital completa, que reúne as principais dúvidas coletadas.

Essa campanha tem o objetivo de proteger as famílias com informações seguras sobre saúde infantil. Esse conceito de proteção passa por temas como alimentação, lazer, sono, amamentação e a prevenção de doenças por meio de vacinas. “O que os pais mais desejam é acertar nas decisões sobre os cuidados com seus filhos. Para isso, em meio a um cenário permeado de fake news, é preciso empoderar as famílias com informações confiáveis. E não há fonte mais segura para essa missão do que o próprio pediatra”, afirma o pediatra Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunizações da SBP.

Mensagens confiáveis === Para transmitir suas mensagens com leveza, a cartilha “MaisQueUmPalpite” apresenta um projeto editorial totalmente alinhado com o dia a dia dos pais de crianças pequenas. “O leitor é convidado a imaginar uma situação em que um pediatra ingressa no grupo de mensagens da família”, esclarece a diretora médica da Pfizer, Márjori Dulcine. “A conversa está dividida em diferentes blocos, que compreendem os vários aspectos relacionados à imunidade infantil, como alimentação, sono, vacinação, amamentação e exercícios físicos”, acrescenta a médica.

Entre os personagens que participam do diálogo está o boneco “Palpitinho“, mascote da campanha. O personagem representa todos os palpiteiros que habitam o dia a dia dos pais, colecionando comentários impróprios sobre o desenvolvimento infantil. O personagem também aparece nos vídeos que fazem parte da inciativa desde o seu início. Os vídeos estão disponíveis no no mesmo site.

Vários temas === E, se é para falar de informação que protege, nada melhor do que abordar todos os temas que envolvem a segurança na infância. Afinal, desde o primeiro dia do bebê, o instinto fala mais alto. E tudo o que os pais mais querem é proteger aquele serzinho: das doenças, da dor, dos acidentes domésticos, das adversidades, da solidão. “Quando falamos em proteger a saúde infantil, é impossível não pensar na importância da vacinação. Trata-se de uma medida que merece ainda mais atenção, considerando que o País assiste a um aumento nos casos de doenças infectocontagiosas passíveis de prevenção, como o sarampo”, lembra o pediatra da SBP, Renato Kfouri.

Sabe o que isso tudo significa? Tomar decisões. Escolher o modelo mais seguro de cadeirinha de passeio, descobrir todas as opções de vacinação para as crianças, optar pela alimentação mais equilibrada, adaptar a sua casa para o bem-estar dos pequenos, oferecer segurança emocional. É nós vamos falar de tudo isso por aqui, não se preocupe. Fique à vontade para navegar e conhecer o universo infantil mais a fundo.

A nova cartilha está hospedada no site  clique aqui do Projeto “MaisQueUmPalpite”. Visite o site da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) clique aqui.


Sobre a Pfizer === Pfizer, Inc. é uma empresa farmacêutica multinacional com sede em New York (EUA).  Sua sede de pesquisa e desenvolvimento encontra-se  em GrotonConnecticut. É uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo. Fundada em 1849 (170 anos), em New York,  pelos primos e imigrantes alemães Charles Pfizer e Charles Erhart, a Pfizer foi pioneira na produção de antibióticos. Hoje, traz em seu portfólio cerca de 100 produtos em diferentes classes terapêuticas para o tratamento de diversas doenças. Globalmente, a companhia tem 46 unidades industriais, distribuídas em 150 países, com a colaboração de 81,9 mil funcionários.

Sobre a Sociedade Brasileira de Pediatria === Sem fins lucrativos, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) defende os interesses dos médicos de crianças e adolescentes, de seus pacientes e famílias. Centenária, vem crescendo em tamanho, atuação e importância social.  Reúne atualmente cerca de 22 mil associados. É considerada a maior sociedade médica de especialidade do Brasil e uma das maiores entidades pediátricas do mundo.  Possui 27 filiadas (sociedades pediátricas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal) e 32 Departamentos Científicos, que atuam nas diferentes expressões dessa importante área da medicina. Sua sede está localizada no Rio de Janeiro, e há escritórios em São Paulo e Porto Alegre.


<< Com apoio de informações/fonte: PR Newswire/SBP/Pfizer >>

ProntVet

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora