Neste sábado (28/09/2019),  o Parque da Juventude comemora 15 anos. Para celebrar a data, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Parques e Parcerias (SIMA/CPP), com o apoio de instituições públicas, privadas e entidades não governamentais, organizou uma agenda contemplando oficinas de leitura, conscientização ambiental, atividades lúdicas, lazer, cultura, educação, entretenimento e serviços de saúde. Serão mais de 20 ações distribuídas pelas áreas do parque para todos os públicos e idades. Confira a programação completa logo abaixo.

O PARQUE DA JUVENTUDE ===  Está localizado na Zona Norte da cidade de São Paulo, substituiu o Complexo Penitenciário Carandiru por uma área de lazer e entretenimento ao ar livre.  O presídio, inaugurado em 1956, foi durante 46 anos o maior da América Latina, chegando a alojar mais de oito mil presos. O famoso massacre de 111 presos durante uma rebelião em 1992 foi um fato marcante que levou à decisão de desativar o presídio, que acabou parcialmente demolido em 2002.

Em 1999, o Governo do Estado de São Paulo promoveu um concurso público para a concepção do projeto arquitetônico do Parque da Juventude. O projeto contemplou as três grandes áreas hoje existentes no parque: esportiva, central e institucional. A terceira e última fase do projeto foi concluída em 2007.

Localizado entre grandes avenidas da Zona Norte da capital paulista e ao lado da estação do metrô Carandiru, o Parque da Juventude possui ampla área verde, instalações para práticas de esporte, áreas de lazer e entretenimento para pessoas de todas as idades, espaço canino e grande área aberta para a realização de shows e eventos. Além disso, foram mantidos grandes referenciais históricos da época em que o espaço abrigou o Complexo Carandiru, como muralhas e ruínas de celas do presídio; e a oficina de trabalhos manuais transformada no ginásio do parque e que abriga hoje uma academia. Além disso, os pavilhões 4 e 7 foram transformados em duas grandes Escolas Técnicas (ETECs).

O espaço abriga ainda a Biblioteca de São Paulo, com acervo de mais de 35 mil títulos, e  também comporta os prédios da Escola Técnica Estadual (ETEC), que é uma instituição de ensino com vários cursos nas áreas de administração, informática, marketing, meio ambiente – entre outros.

Desde maio de 2018, foi agregada ao nome Parque da Juventude a homenagem ao Dom Paulo Evaristo Arns — que foi arcebispo e Cardeal de São Paulo, falecido em 2016.


Programação de Aniversário – Parque da Juventude Dom Evaristo Arns

  • 11h – 16h: Tenda/atividades infantis, dentre elas: origami de peixes – Sabesp – Local: Área Central do parque entre a Biblioteca e a Etec.
  • 11h – 16h:    Carro de atendimento a emergências químicas – CETESB
    Local: Área Central do parque em frente do portão 3 da Av. Ataliba Leonel, 500
  • 11h – 14h: Vacinação contra a Febre Amarela e Sarampo – Secretaria da Saúde
    Local: Antiga lanchonete do parque
  • 11h – 15h: Centro de Referência e Treinamento-DST/AIDS-SP – Sec. da Saúde
    Local: Antiga lanchonete do parque
  • 11h – 15h: CRATOD – Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas – Secretaria da Saúde – Local: Antiga lanchonete do parque
  • 11h – 16h: Clínica de Educação Financeira SICOOB/SESCOOP/SP
    Local: Ao lado da Antiga lanchonete do parque
  • 11h – 16h: Oficina de recreação – (jogos para crianças e brincadeiras antigas como bambolê entre outros) – SESCOOP/SP Local: Tenda/frente a antiga lanchonete
  • 11h – 16h: Atendimento de advogados para orientação jurídica à população. OAB Subseção Santana – Local: Área Central/ entre a Biblioteca e a Etec…
  • 11h – 12hO papel do macaco no ciclo da febre amarela. Grupo de teatroUniversidade Aberta 3ª Idade -Unati-USP-Local: Marquise /Biblioteca e Etec)
  • 11h – 11h30: Apresentação de dança: SM Crew (Direção Mithi Silva e Lainx Dias)
    Local: Marquise (área entre a Biblioteca e Etec)
  • 12h45 – 13h30 e 14h00 – 15h: Simbioses ATRAÇÃO INTERNACIONAL: Bogotá – Colômbia. O coletivo artístico Juegos Translúcidos – Colômbia cria apresentações ao vivo itinerantes que retomam o uso de tecnologias obsoletas com as artes manuais com interação do público. Simbioses: Artistas da Colômbia (Diana Magdalena Jiménez, Visuais ao vivo & Carlos Curtidor, som experimental). Local: Aquário no prédio da Etec de Artes
  • 12h30 – 13h30: Carnaval da Trupe – No carnaval todo mundo pode, pode tudo! O lobo vira bom, a bruxa fica linda, o saci tem duas pernas e até boneca vira gente! A trupe, que é um pé de histórias, deixa florescer o amor entre um folião e uma boneca que ganha vida. Com muita música, confete e serpentina, pais e filhos vão tirar o pé do chão. O show começa com grande desfile de personagens de contos.Local: Marquise (área entre a Biblioteca e Etec).
  • 14h – 14h30: “O Ronco, o zumbido e a Febre Amarela” Sinopse: Uma família preocupada com epidemia da febre amarela resolve matar macacos bugios pensando que evitariam a contaminação. Mesmo assim, uma criança da família acaba contraindo a doença da febre amarela. Na busca de ajuda para tratar esta criança, a família vai a um posto de saúde e recebe informações sobre como evitar que a febre amarela seja contraída por mais pessoas, esclarecendo que o vírus causador da doença é transmitido pelo mosquito. Os atores, que fazem parte da UNATI (Universidade Aberta da Terceira Idade – USP), mostram de forma lúdica várias informações importantes e esclarecedoras sobre a febre amarela e ressaltando que precisamos prevenir a doença com vacinação e combatendo o mosquito transmissor. Local: Marquise (área entre a Biblioteca e Etec).
  • 11h – 16h: Oficina: Brinquedos com sucata: petecas de jornal – Voltar à infância e construir o próprio brinquedo deixou de ser algo que nossas crianças fazem hoje. Dessa forma, além de aprender a reaproveitar materiais e a valorizar pequenas ações, confeccionar petecas com jornal pode auxiliar na mudança de um forte paradigma moderno: o uso constante do celular como brinquedo. (Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura; Instituto Pau Brasil).Local: Tenda Área Central do parque em frente a tenda principal entre a Biblioteca e a Etec.Palestra (com dinâmica): Sustentabilidade e Meio Ambiente: Rompendo paradigmas contemporâneos, com a professora Dra. Solange dos Anjos Castanheira, Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura; Instituto Pau Brasil e ERA Empreendimentos em Recuperação.
    Local: Espaço Arte na Escola (80 pessoas) – Etec de Artes (no térreo, atrás da cantina).
  • 11h – 16h: Oficina: Minhocando: Compostagem Domiciliar – Reutilizar recursos é um dos grandes paradigmas atuais. Encontrar mecanismos caseiros para auxiliar na redução do desperdício pode se tornar uma ferramenta eficaz na ampliação do cuidado com o planeta. Assim, serão confeccionados pequenos minhocários domésticos com potes de sorvete. Com a bióloga Ananda Rocha, Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura; Instituto Pau Brasil; Minhocando Compostagem Doméstica. Local: Tenda Área Central do parque em frente a tenda principal entre a Biblioteca e a Etec.

Serviço:

 

Parque da Juventude  – Dom Paulo Evaristo Arns

Entrada 1 – Principal: Av. Cruzeiro do Sul,  2.630 – Carandiru/Santana

(esquina com a Av. General Ataliba Leonel) – Metrô Carandiru

Metrô:  Estação Carandiru – Linha Azul

Entrada 2/Área Poliesportiva: Av. Zaki Narchi, 1.309 – Carandiru

Entrada 3/ Área Livre – Av. Ataliba Leonel, 500  – Santana

Informações / Fone: (11)  2089-8600

Horário de Funcionamento: Todos os dias, das 6 às 19hs

Estacionamento pago com 62 vagas na entrada da Av. Zaki Narchi, nº1309.
Estacionamento pago com 228 vagas pela entrada da Av. Cruzeiro do Sul, nº2630.


ID Digital

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora