Neste sábado (28/09/2019),  o Parque da Juventude comemora 15 anos. Para celebrar a data, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Parques e Parcerias (SIMA/CPP), com o apoio de instituições públicas, privadas e entidades não governamentais, organizou uma agenda contemplando oficinas de leitura, conscientização ambiental, atividades lúdicas, lazer, cultura, educação, entretenimento e serviços de saúde. Serão mais de 20 ações distribuídas pelas áreas do parque para todos os públicos e idades. Confira a programação completa logo abaixo.

O PARQUE DA JUVENTUDE ===  Está localizado na Zona Norte da cidade de São Paulo, substituiu o Complexo Penitenciário Carandiru por uma área de lazer e entretenimento ao ar livre.  O presídio, inaugurado em 1956, foi durante 46 anos o maior da América Latina, chegando a alojar mais de oito mil presos. O famoso massacre de 111 presos durante uma rebelião em 1992 foi um fato marcante que levou à decisão de desativar o presídio, que acabou parcialmente demolido em 2002.

Em 1999, o Governo do Estado de São Paulo promoveu um concurso público para a concepção do projeto arquitetônico do Parque da Juventude. O projeto contemplou as três grandes áreas hoje existentes no parque: esportiva, central e institucional. A terceira e última fase do projeto foi concluída em 2007.

Localizado entre grandes avenidas da Zona Norte da capital paulista e ao lado da estação do metrô Carandiru, o Parque da Juventude possui ampla área verde, instalações para práticas de esporte, áreas de lazer e entretenimento para pessoas de todas as idades, espaço canino e grande área aberta para a realização de shows e eventos. Além disso, foram mantidos grandes referenciais históricos da época em que o espaço abrigou o Complexo Carandiru, como muralhas e ruínas de celas do presídio; e a oficina de trabalhos manuais transformada no ginásio do parque e que abriga hoje uma academia. Além disso, os pavilhões 4 e 7 foram transformados em duas grandes Escolas Técnicas (ETECs).

O espaço abriga ainda a Biblioteca de São Paulo, com acervo de mais de 35 mil títulos, e  também comporta os prédios da Escola Técnica Estadual (ETEC), que é uma instituição de ensino com vários cursos nas áreas de administração, informática, marketing, meio ambiente – entre outros.

Desde maio de 2018, foi agregada ao nome Parque da Juventude a homenagem ao Dom Paulo Evaristo Arns — que foi arcebispo e Cardeal de São Paulo, falecido em 2016.


Programação de Aniversário – Parque da Juventude Dom Evaristo Arns

  • 11h – 16h: Tenda/atividades infantis, dentre elas: origami de peixes – Sabesp – Local: Área Central do parque entre a Biblioteca e a Etec.
  • 11h – 16h:    Carro de atendimento a emergências químicas – CETESB
    Local: Área Central do parque em frente do portão 3 da Av. Ataliba Leonel, 500
  • 11h – 14h: Vacinação contra a Febre Amarela e Sarampo – Secretaria da Saúde
    Local: Antiga lanchonete do parque
  • 11h – 15h: Centro de Referência e Treinamento-DST/AIDS-SP – Sec. da Saúde
    Local: Antiga lanchonete do parque
  • 11h – 15h: CRATOD – Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas – Secretaria da Saúde – Local: Antiga lanchonete do parque
  • 11h – 16h: Clínica de Educação Financeira SICOOB/SESCOOP/SP
    Local: Ao lado da Antiga lanchonete do parque
  • 11h – 16h: Oficina de recreação – (jogos para crianças e brincadeiras antigas como bambolê entre outros) – SESCOOP/SP Local: Tenda/frente a antiga lanchonete
  • 11h – 16h: Atendimento de advogados para orientação jurídica à população. OAB Subseção Santana – Local: Área Central/ entre a Biblioteca e a Etec…
  • 11h – 12hO papel do macaco no ciclo da febre amarela. Grupo de teatroUniversidade Aberta 3ª Idade -Unati-USP-Local: Marquise /Biblioteca e Etec)
  • 11h – 11h30: Apresentação de dança: SM Crew (Direção Mithi Silva e Lainx Dias)
    Local: Marquise (área entre a Biblioteca e Etec)
  • 12h45 – 13h30 e 14h00 – 15h: Simbioses ATRAÇÃO INTERNACIONAL: Bogotá – Colômbia. O coletivo artístico Juegos Translúcidos – Colômbia cria apresentações ao vivo itinerantes que retomam o uso de tecnologias obsoletas com as artes manuais com interação do público. Simbioses: Artistas da Colômbia (Diana Magdalena Jiménez, Visuais ao vivo & Carlos Curtidor, som experimental). Local: Aquário no prédio da Etec de Artes
  • 12h30 – 13h30: Carnaval da Trupe – No carnaval todo mundo pode, pode tudo! O lobo vira bom, a bruxa fica linda, o saci tem duas pernas e até boneca vira gente! A trupe, que é um pé de histórias, deixa florescer o amor entre um folião e uma boneca que ganha vida. Com muita música, confete e serpentina, pais e filhos vão tirar o pé do chão. O show começa com grande desfile de personagens de contos.Local: Marquise (área entre a Biblioteca e Etec).
  • 14h – 14h30: “O Ronco, o zumbido e a Febre Amarela” Sinopse: Uma família preocupada com epidemia da febre amarela resolve matar macacos bugios pensando que evitariam a contaminação. Mesmo assim, uma criança da família acaba contraindo a doença da febre amarela. Na busca de ajuda para tratar esta criança, a família vai a um posto de saúde e recebe informações sobre como evitar que a febre amarela seja contraída por mais pessoas, esclarecendo que o vírus causador da doença é transmitido pelo mosquito. Os atores, que fazem parte da UNATI (Universidade Aberta da Terceira Idade – USP), mostram de forma lúdica várias informações importantes e esclarecedoras sobre a febre amarela e ressaltando que precisamos prevenir a doença com vacinação e combatendo o mosquito transmissor. Local: Marquise (área entre a Biblioteca e Etec).
  • 11h – 16h: Oficina: Brinquedos com sucata: petecas de jornal – Voltar à infância e construir o próprio brinquedo deixou de ser algo que nossas crianças fazem hoje. Dessa forma, além de aprender a reaproveitar materiais e a valorizar pequenas ações, confeccionar petecas com jornal pode auxiliar na mudança de um forte paradigma moderno: o uso constante do celular como brinquedo. (Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura; Instituto Pau Brasil).Local: Tenda Área Central do parque em frente a tenda principal entre a Biblioteca e a Etec.Palestra (com dinâmica): Sustentabilidade e Meio Ambiente: Rompendo paradigmas contemporâneos, com a professora Dra. Solange dos Anjos Castanheira, Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura; Instituto Pau Brasil e ERA Empreendimentos em Recuperação.
    Local: Espaço Arte na Escola (80 pessoas) – Etec de Artes (no térreo, atrás da cantina).
  • 11h – 16h: Oficina: Minhocando: Compostagem Domiciliar – Reutilizar recursos é um dos grandes paradigmas atuais. Encontrar mecanismos caseiros para auxiliar na redução do desperdício pode se tornar uma ferramenta eficaz na ampliação do cuidado com o planeta. Assim, serão confeccionados pequenos minhocários domésticos com potes de sorvete. Com a bióloga Ananda Rocha, Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura; Instituto Pau Brasil; Minhocando Compostagem Doméstica. Local: Tenda Área Central do parque em frente a tenda principal entre a Biblioteca e a Etec.

Serviço:

 

Parque da Juventude  – Dom Paulo Evaristo Arns

Entrada 1 – Principal: Av. Cruzeiro do Sul,  2.630 – Carandiru/Santana

(esquina com a Av. General Ataliba Leonel) – Metrô Carandiru

Metrô:  Estação Carandiru – Linha Azul

Entrada 2/Área Poliesportiva: Av. Zaki Narchi, 1.309 – Carandiru

Entrada 3/ Área Livre – Av. Ataliba Leonel, 500  – Santana

Informações / Fone: (11)  2089-8600

Horário de Funcionamento: Todos os dias, das 6 às 19hs

Estacionamento pago com 62 vagas na entrada da Av. Zaki Narchi, nº1309.
Estacionamento pago com 228 vagas pela entrada da Av. Cruzeiro do Sul, nº2630.


LimpaSP – estréia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora