da redação DiárioZonaNorte ===

A Parada Inglesa completa na 5a. feira (25/07/2019)  103 anos, novamente sem uma festa oficial.  O bairro foi fundado em 25 de julho de 1916, nas terras pertencentes ao inglês Willian Harding e integra o distrito do Tucuruvi e sua Prefeitura Regional é Santana/Tucuruvi/Mandaqui.

Onde é hoje a rua do Tranway era a parada da Estrada de Ferro Cantareira, uma linha urbana de trens movidos a lenha que teve seu início como um ramal da Estrada de Ferro Sorocabana – aberto em 1893 – com saída da rua João Teodoro até a região do Tremembé.

Sua função inicial era transportar material para a construção da Adutora da Cantareira, que viria a abasteceria a cidade de São Paulo.  Em 1895, passou a transportar pessoa. Não havia uma parada oficial de trem, e os passageiros pediam para ficar na “parada do inglês”.

A principal avenida do bairro há 39 anos é a Avenida Luiz Dumont Villares (conhecida como Avenida Nova ou “a Velha Avenida Nova”), na década de 70 e inaugurada em julho de 1980. É considerada a praia da Zona Norte e tem em sua extensão vários bares e restaurantes.

Sesc Santana ===   O Sesc Santana também fica na Avenida  Luiz Dumont Villares. Inaugurado em 22 de outubro de 2005,  é uma referência para a prática de esportes na região. O local também abriga um dos poucos teatros da região, com uma extensa programação cultural.  O complexo de piscinas atrai milhares de pessoas, durante o verão.  Adultos e idosos podem se inscreverem hidroginástica, ginástica multifuncional e iniciação à corrida.

Nos últimos anos o bairro passou por uma grande verticalização. São prédios e mais prédios residenciais, tomando lugar das tradicionais residências.

Metrô === A Estação do Metrô Parada Inglesa, que movimentou mais ainda a região, foi inaugurada em 29 de abril de 1998.  A estação é elevada (fica a  10 metros de altura do solo), com estrutura em concreto aparente, plataformas laterais e cobertura metálica, com 6.635m² de área construída  e sua capacidade é de 20 000 passageiros por hora, no horário de pico.

LimpaSP – estréia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora