da Redação DiárioZonaNorte ===

A Parada Inglesa completou nesta  4ª feira  (25/07/2018)  102 anos, novamente sem uma festa oficial.  Para não dizer que a data passou em branco, houve uma pane no Metrô na parte da manhã, deixando centenas de usuários sem transporte até as 10h da manhã.

O bairro foi fundado oficialmente  em 25 de julho de 1916, nas terras pertencentes ao inglês Willian Harding e integra o distrito do Tucuruvi e sua Prefeitura Regional é Santana/Tucuruvi/Mandaqui.

Onde é hoje a rua do Tranway era a parada da Estrada de Ferro Cantareira, uma linha urbana de trens movidos a lenha que teve seu início como um ramal da Estrada de Ferro Sorocabana – aberto em 1893 – com saída da rua João Teodoro até a região do Tremembé.  Sua função inicial era transportar material para a construção da Adutora da Cantareira, que viria a abasteceria a cidade de São Paulo.  Em 1895, passou a transportar pessoa. Não havia uma parada oficial de trem, e os passageiros pediam para ficar na “parada do inglês”.

A principal avenida do bairro há 38 anos é a Avenida Luiz Dumont Villares (conhecida como Avenida Nova ou “a Velha Avenida Nova”), na década de 70 e inaugurada em julho de 1980. É considerada a praia da Zona Norte e tem em sua extensão vários bares e restaurantes.

Complexo hoteleiro === Em junho de 2017, a Avenida Luiz Dumont Villares  ganhou o primeiro Wyndham Garden Convention do Brasil, marca do Wyndham Group –  maior rede hoteleira do mundo e presente em 66 países. O empreendimento é administrado pela Rede Nobile,  que  completou  10 anos de atividades e figura como a 4ª maior Administradora Hoteleira do País,  de acordo com o “Relatório  Hotelaria em Números – Brasil 2017”  –  da Consultoria Imobiliária Jones  Lange LaSalle .

O Wyndham Garden Convention Nortel é  dividido em três torres com  300 apartamentos de alto padrão que vão de 35 m² a 53 m² e uma área de lazer  completa com  duas piscinas adulto e duas  piscinas infantis, sauna úmida e fitness center.  Integrado ao complexo, está o Espaço Immensità.

Para viabilizar o primeiro Wyndham Garden Convention do Brasil, foram investidos aproximadamente  R$ 1,6 milhão na renovação e adequação dos apartamentos e áreas comuns do complexo, além da mudança da comunicação visual, em conformidade com os padrões  da Wyndham Hotel Group e da Nobile Hotéis

O  Espaço Immensità, agrega ao complexo hoteleiro, uma área de eventos  com mais de 3.000 m²  e que comporta até 2.800 pessoas. Seu formato modular, dividido em três ilhas e com um sistema de isolamento acústico avançado, permite vários tipos de eventos simultâneos – sociais ou corporativos -,  como convenções e exposições de veículos de grande porte. Cada uma das ilhas possuem cinco salas de reuniões, além do Foyer e do Hall Social.

Sesc Santana ===   O Sesc Santana também fica na Avenida  Luiz Dumont Villares. Inaugurado em 22 de outubro de 2005,  é uma referência para a prática de esportes na região. O local também abriga um dos poucos teatros da região, com uma extensa programação cultural.  O complexo de piscinas atrai milhares de pessoas, durante o verão.  Adultos e idosos podem se inscreverem hidroginástica, ginástica multifuncional e iniciação à corrida.

Nos últimos anos o bairro passou por uma grande verticalização. São prédios e mais prédios residenciais, tomando lugar das tradicionais residências.

Metrô === A Estação do Metrô Parada Inglesa, que movimentou mais ainda a região, foi inaugurada em 29 de abril de 1998.  A estação é elevada (fica a  10 metros de altura do solo), com estrutura em concreto aparente, plataformas laterais e cobertura metálica, com 6.635m² de área construída  e sua capacidade é de 20 000 passageiros por hora, no horário de pico.

LimpaSP – estréia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora