O livro “Sonhador de Utopias” traz a história de Nelson Fernandes, um homem que teve uma vida marcada por profundas realizações. Se os sonhos não envelhecem, como afirma a canção imortalizada pelo movimento mineiro Clube da Esquina, também inspiram a seguir e comprovam a grandiosidade daquelas pessoas que se mantém fiéis a eles, ainda que enfrentem o descrédito e, muitas vezes, o jogo pesado do poder na sociedade. O paulistano do Tucuruvi (zona norte de São Paulo), Nelson Fernandes, é a personificação desta máxima.

O livro traz a história deste homem que ousou imaginar um país soberano, dono de seu próprio caminho, o que normalmente não é bem recebido por aqueles que querem apenas explorar terras (e mentes) tão produtivas. “Como poucos, tive a sorte na vida de ver concretizados muitos de meus sonhos. Infelizmente alguns deles ficaram pelo caminho. Estavam além do que o meu espírito empreendedor pudesse sustentar. Por muito pouco, teria ido bem mais longe e transformado a história de meu país”, afirma no livro, produzido em depoimento ao jornalista Alexandre Volpi.

O empresário Fernandes gestou, nos anos 1960, o projeto da Indústria Brasileira de Automóveis Presidente (IBAP), uma sociedade de capital nacional constituída a partir da participação popular com o objetivo de produzir carros modernos, avançados e 100% brasileiros.

Da infância bucólica a uma adolescência regada aos movimentos da dança de salão, o que — apesar de não ser bem vista por seu pai — se consolidou como uma profunda (e controversa) paixão nas décadas que viriam a seguir; passando por sua vida adulta repleta de realizações e também decepções, a publicação apresenta um relato sensível e afetuoso de uma trajetória de vida que se mistura com caminhos históricos do Brasil e do mundo.

Um espírito empreendedor que não aceitava o não como resposta, e que gerou feitos como a criação do ACRE Clube, do Hospital Presidente I e II e da IBAP (a constância do termo Presidente tem origem na profunda admiração por Juscelino Kubitschek), em ações que não visavam apenas lucros pessoais, mas a contribuição efetiva para o desenvolvimento e autonomia nacional. Tudo isso o acabou levando para uma tentativa na política, na Assembleia Legislativa. Porém, a política, que ironia, pode ser o lugar errado para quem deseja ver seu povo crescer e se desenvolver com dignidade.

As conquistas, tristezas, realizações e orgulhos de Nelson Fernandes compartilhados no livro mostram a obstinação de um homem que nunca questionou seus sonhos e escolheu trilhar no caminho da fidelidade aos seus valores e projetos. Uma inspiração para estes tempos.


Lançamento/São Paulo 

  • 13/12/2019 (6ª feira) – 19h00
    Local:  ACRE Clube – R. Água Comprida, 257 – Jardim França | São Paulo – SP
    Informações: (11) 2203-8788

(*) Lançamento em Curitiba-PR aconteceu em 10/11/2019


Ficha Técnica

  • Título: Sonhador de utopia
  • Autor: Nelson Fernandes por Alexandre Volpi
  • Prefácio: Jânio Pires
  • Páginas: 296
  • Formato: 16 x 23 cm
  • Editora: Editora Cosmos
  • Tiragem: 1.000 exemplares
  • Preço: R$ 49,90

== <<<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa Editora Cosmos / Jânio Pires  >> == DiárioZonaNorte é o único veículo jornalístico que reconhece e dá crédito aos profissionais de Assessoria de Imprensa / Relações Públicas / Agências — que muito trabalham nos bastidores da notícia >>>

IBCC Institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora