Uma importante exposição será aberta em São Paulo, que destacará a trajetória de empreendedores pioneiros dos séculos 19 e 20, responsáveis pela criação de negócios inovadores que deram contribuições decisivas para o crescimento e modernização da economia brasileira. São nomes como Mauá, Prado, Matarazzo, Ramos de Azevedo, Ermírio de Moraes, Luiz Queiroz, Julio Mesquita, Jorge Street, Lundgren, Guinle, Simonsen, Jafet, Feffer, Klabin-Lafer, Fontana, Antunes, Benchimol, Queiroz, Gerdau, Diniz e outros que foram estudados pelo Projeto Pioneiros, realizado pelo professor, da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEAUSP).

Depois de receber quase 100 mil visitantes em Fortaleza, Manaus, Recife e Rio de Janeiro, a exposição “Pioneiros & Empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil” será apresentada em São Paulo, entre 19 de setembro e 1º de dezembro, no Centro Nacional de Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa, administrado pelo Sebrae SP e localizado no Palácio dos Campos Elíseos.

O objetivo é divulgar o exemplo desses pioneiros para inspirar jovens estudantes de ensino médio e escolas técnicas, universitários de Administração, Economia, História, Arquitetura, Engenharia e outros cursos superiores, professores, pesquisadores e público em geral. Uma das principais atrações da exposição será a inclusão de oito mulheres pioneiras. Suas trajetórias e iniciativas duradouras certamente influenciarão os visitantes jovens para a construção de seu projeto de vida.

Os pioneiros ===  Dividida em cinco módulos, a exposição destaca o pioneirismo empresarial em vários momentos da história econômica, social e política do Brasil, desde 1822 até o momento atual nas diversas regiões do país:

Brasil Monárquico:  Os Prado, Bernardo Mascarenhas, Luiz de Queiroz, Barão de Mauá, Os Lundgrens.

Primeira República:  Francisco Matarazzo, Delmiro Gouveia, Luiz Tarquínio, Nami Jafet, Júlio Mesquita, Ramos de Azevedo, Guilherme Guinle, Atílio Fontana, Lafer-Klabin, Jorge Street.

Era Vargas: Leon Feffer, José Ermírio de Moraes, Roberto Simonsen, Roberto Marinho.

Brasil Contemporâneo: Edson Queiroz, Samuel Benchimol, Gerdau-Johannpeter, Valentim dos Santos Diniz, Augusto Trajano Antunes.

Brasil na Era Digital: Quem são os pioneiros do futuro?

As mulheres pioneiras === Uma das atrações da Exposição Pioneiros & Empreendedores em São Paulo será a inclusão de oito Mulheres Pioneiras: Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, Eugênia Ana dos Santos (Mãe Aninha), Índia Vanuíre, Nise da Silveira, Irmã Dulce, Dorina de Gouvêa Nowill, Waldisa Russio Camargo Guarnieri  e Veridiana Valéria da Silva Prado.

A seleção de mulheres para a Exposição foi feita a partir de critérios distintos dos utilizados para os pioneiros homens. Mesmo assim, suas trajetórias têm pontos em comum com a narrativa da exposição. As mulheres destacadas, muito além de uma vida significativa, deixaram um legado que transcende suas existências. Suas trajetórias e iniciativas duradouras inspiram jovens para a construção do seu projeto de vida, e são exemplos para as gerações vindouras.

A exposição  === Coordenada pela Expomus, empresa com mais de três décadas de atuação e mais de cem projetos culturais realizados, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Programa de Ação Cultural – ProAC ICMS do Estado de São Paulo, a exposição Pioneiros & Empreendedores valoriza a memória do empreendedorismo pioneiro e elucida suas características pedagógicas e repercussões contemporâneas, aproximando-a de um público amplo, mais especificamente do segmento juvenil e universitário.

A mostra lança um olhar transversal em relação à história do Brasil, com foco na reciprocidade constante entre trabalho e visão pioneira, nas escolhas e na multiplicidade de caminhos percorridos pelos empreendedores.

Maior cidade e principal centro econômico-financeiro do país, com mais de 12 milhões de habitantes, São Paulo se destaca como polo educacional, científico, cultural, social e político. A história paulista está fortemente associada a iniciativas de grande número de empreendedores, personagens que, segundo o professor Jacques Marcovitch, criador do Projeto Pioneiros, “alcançaram um ideal de emancipação, enfrentaram adversidades, realizaram sonhos”.


Serviço

Pioneiros & Empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil

  • Exposição: 19 de setembro a 1º de dezembro de 2019
  • Horário: 10 às 17 horas, de 3ª feira  a domingo.
  • Local: Palácio Campos Eliseos
  • Endereço: Av. Rio Branco, 1269, Campos Elíseos, SP
  • Informações:  (11) 3224-6950
  • Bilheteria: Evento Gratuito

Ficha Técnica

  • Curadoria:  Jacques Marcovitch
  • Projeto Museológico: Maria Cristina Oliveira Bruno
  • Implementação: Expomus – Exposições, Museus, Projetos Culturais
  • Coordenação Educativa:  Marina de Toledo
  • :  Vista Urbana
  • Projeto Audiovisual: Estúdio Preto & Branco
  • Projeto Gráfico e Comunicação Visual: Partícula Planejamento Visual
  • Realização: Sebrae-SP Centro Nac.de Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa

<< Com apoio de informações/fonte: Printec Comunicação / Vanessa Giacometti de Godoy

 

ProntVet

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora