Início Cotidiano Os Correios lançam o “locker”, um novo serviço garantido de correspondência

Os Correios lançam o “locker”, um novo serviço garantido de correspondência

Com a pandemia do Coronavirus/Covid-19, o mercado mudou radicalmente com o isolamento das pessoas. E consequentemente aumentaram os pedidos através de compras pela internet, no chamado e-commerce.

Aproveitando essa forte tendência de crescimento e abrindo uma   brecha de mercado, os Correios lançaram em outubro do ano passado um novo canal de atendimento com armários inteligentes, conhecidos como “Locker” — em inglês “armário com chave”.

O modelo

Com uma semelhança às antigas Caixas Postais que funcionam dentro da maioria das agências dos Correios, os “lockers” estão instalados em pontos estratégicos, seguros e de grande circulação de pessoas pela cidade — como estações de trem, metrô, terminais de ônibus e shoppings.

Nestes pontos,  surgiu a solução que agrega conveniência e segurança na hora de receber correspondências e encomendas. Ainda mais para pessoas que estão ausentes no endereço de destino durante o dia, ou que residem em área com alguma restrição de entrega, ou ainda que moram em condomínios sem porteiro.

Esses locais permitem a retirada dos objetos em horário estendido, inclusive em finais de semana e feriados. O processo é praticamente 24 horas por dia nos sete dias da semana, a depender do horário de funcionamento onde o “locker” está instalado.

A utilização do armário inteligente dos Correios não gera qualquer custo adicional aos destinatários, que poderão acessar gratuitamente os equipamentos. Cada “locker” tem no mínimo 40 gavetas nos tamanhos pequeno, médio e grande. E para utilizá-lo há  necessidade de cadastramento nos Correios — ainda não disponível em São Paulo.

No momento de realizar compras na internet, ou para receber alguma encomenda, é necessário indicar o Código de Endereçamento Postal (CEP) do “locker” (cada armário tem um número exclusivo) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF) – ou ainda o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) – do destinatário, no campo “complemento” do endereço de destino.

Quando a encomenta for acondicionada em um dos compartimentos do “locker”, o destinatário receberá  aviso por e-mail – ou pelo aplicativo dos Correios – junto com o código de acesso. O interessado terá três dias para retirada da encomenda. Neste caso, em um processo ágil de poucos segundos,  basta apresentar o código recebido ao terminal e o armário libera o acesso ao compartimento.

Onde está funcionando

Na primeira etapa, o serviço foi implantado no Distrito Federal e, mais recentemente, dois endereços no Rio de Janeiro e um em Niterói. Até o final do primeiro semestre deste ano, os Correios planejam operar 53 lockers no Rio de Janeiro e 10 no Distrito Federal. Mas já está de olho no mercado da cidade de São Paulo — o que deve acontecer em breve –, o projeto mira a expansão para as principais cidades e capitais,  inclusive para devolução de encomendas por logística reversa. 

O interesse de empresas

Com o credenciamento de empresas e instalação de terminais próprios (*), os Correios esperam operar cerca de 100 “lockers” no Estado do  Rio de Janeiro, 110 em São Paulo e mais 10 no Distrito Federal, até o final do primeiro semestre de 2021. Dependendo dos resultados obtidos no período, os Correios estimam a instalação de 3 mil “lockers” em todo o país, até dezembro de 2022.

Segundo o presidente dos Correios, General Floriano Peixoto Vieira Neto,  o serviço de armários inteligentes demonstra uma inovação moderna de serviço público. “Queremos entregar uma experiência que seja a melhor possível ao cliente. A empresa está atenta às tendências mundiais, ao que há de mais avançado em termos de logística, incorporando as novas tecnologias às suas operações e ao seu portifólio de produtos e serviços”, afirmou.

As Caixas Postais

Em um processo quase semelhante e mais antigo dos Correios é a Caixa Postal, que é um serviço de aluguel de uma caixa em uma agência. Disponível para pessoas físicas e jurídicas, através de um número exclusivo, permite ao cliente receber encomendas e correspondências.

O cliente interessado em contratar o serviço deve se dirigir a uma agência dos Correios e solicitar a assinatura semestral, anual ou bianual, levando a documentação necessária – clique aqui.

Caixa Postal Comunitária e “de graça”

Os moradores de comunidades, onde não há um endereço oficial, ou há dificuldades para entrega de correspondências ou encomendas, os Correios disponibilizam gratuitamente a Caixa Postal Comunitária, que é destinada ao recebimento de correspondência de vários moradores. O serviço é oferecido através de assinatura de um termo de compromisso.


Serviço

  • Agências – 2ª/6ª feira, 9-17 hs; sábados, 9 – 13 hs.
  • Informações, dúvidas e serviços – telefones:
  • 3003.0100 ou 0800.725.0100
  • Internet: clique aqui 

(*) As informações sobre o credenciamento de empresas para a instalação de “lockers” – inclusive detalhes operacionais e contratuais —  podem ser obtidas no link (clique aqui)


<< Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa – Correios / Brasília >>

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