Mais um ano, a Fundação Stickel, com o lema “Arte Transforma”, abre mais um curso gratuito de fotografia. Mantendo o título “Olhares Sobre a Cachoeirinha” é um curso de fotografia destinado à moradores da Vila Nova Cachoeirinha e bairros próximos. A proposta é de incentivar o desenvolvimento de uma visão observadora e reflexiva por parte do aluno, capaz de revelar aquilo que o olho menos atento não enxerga. Desta forma, perceber melhor o bairro em que vive e de se tornar um agente de transformação do próprio meio.
O projeto pretende dar acesso a um curso totalmente gratuito, oferecendo a oportunidade de aprender e compartilhar conhecimento, sem a necessidade de investir o alto valor cobrado pelo mercado por cursos de fotografia. Estamos no décimo ano de realização do projeto, com 15 turmas formadas e aproximadamente 300 pessoas alcançadas.
O curso teve início como parte do Projeto Contrapartida, realizado em parceria com o fotógrafo Arnaldo Pappalardo, que recebeu apoio da Fundação Stickel para promover sua exposição “Tensão Calma” e publicar seu catálogo. Atualmente, as aulas são ministradas por Lucas Cruz – acontecem em parceria com a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha e Poiesis.
Os alunos que concluem o módulo básico, tem a opção de seguir para o intermediário e avançado. As inscrições para o curso “Olhares Sobre a Cachoeirinha 2019” – Módulo Básico – Turma 16, podem ser realizadas até dia 06 de fevereiro de 2019 pelo site da Fundação Stickel (clique aqui) — ou presencialmente, na recepção da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha (Rua Franklin do Amaral, 1575).  O curso é destinado às pessoas acima de 16 anos, moradores dos bairros pertencentes às seguintes subprefeituras: Freguesia do Ó (distritos de Brasilândia e Freguesia do Ó); Casa Verde (distritos de Casa verde, Limão e Cachoeirinha); Santana (distritos de Santana, Tucuruvi e Mandaqui); Pirituba (distritos de Pirituba, Jaraguá e São Domingos); e Jaçanã (distritos de Jaçanã e Tremembé)
As aulas acontecerão na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha (Rua Franklin do Amaral 1575), às 6ªs. feiras das 18h30 às 21h30. Iniciando no dia 22 de fevereiro e terminando no dia 19 de julho de 2019.

As câmeras fotográficas utilizadas no curso serão fornecidas pela Fundação Stickel e pela Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, será de responsabilidade do aluno o zelo pelo material, para que o mesmo seja devolvido em perfeitas condições de uso. Se o aluno já possuir câmera fotográfica poderá utilizá-la nas aulas, sendo que, a Fundação Stickel e Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha não se responsabilizam por qualquer dano ou perda do material


MÓDULO BÁSICO === CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1.  Introdução a Fotografia: Construção de uma câmera escura – tipos de câmeras e lentes.
2.  Recursos básicos das câmeras fotográficas digitais (resolução; equilíbrio de brancos; valor de exposição; tipos de lentes; triangulação de luz – ISO; obturador e diafragma).
3.   Aplicação de conceitos relacionados a operação de câmeras fotográficas.
4. Enquadramento e regra dos terços: Fotografando com baixa luminosidade e temporizador – Paint Light.
5.   Profundidade de campo.
6.  Explorando a Linguagem Fotográfica: Fotógrafos Henri Cartier Bresson, Robert Frank, William Eggleston, Miguel Rio Branco, Christian Patterson, Daido Mariyama e Miroslav Tychy.
7.   Filme “Janela da Alma” de João Jardim e Walter Carvalho.
8.   Introdução ao tratamento de imagens e conceitos sobre arquivos digitais: Saturação,
luminosidade, contraste e espaço de cor.
9.   Configurando espaços e cores no photoshop – Manipulando tamanho de imagens.
10. Photoshop: Curvas, matriz e saturação, pincel de recuperação, aumento de nitidez e fechamento de arquivos e outras ferramentas.

OBSERVAÇÕES: Os conteúdos são contemplados através de aulas teóricas e práticas. Poderá haver saídas fotográficas e visitas à museus de acordo com a disponibilidade do local. A proposta do conteúdo programático pode sofrer alterações, de acordo com as necessidades que o professor e a equipe da Fundação Stickel detectarem.


Serviço

OLHARES SOBRE A CACHOEIRINHA – MÓDULO BÁSICO – TURMA 16
Educador: Lucas Cruz
Local: Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Endereço: Rua Franklin do Amaral 1575
Entrevista: 15 de fevereiro de 2019 às 18h30
Período de aulas: 22 de fevereiro à 19 de julho de 2019 – às 6ªs. feiras
Horário: das 18h30 às 21h30 – 3 horas de duração por encontro
Carga horária: 57 horas
Vagas: 20 (atentar-se aos critérios estabelecidos pelo regulamento)

Martha Diederichsen Stickel e Erico João Siriuba Stickel, da Fundação Stickel.

O que é a Fundação Stickel  === É uma organização sem fins lucrativos, brasileira, dede origem familiar, que atua com a missão de promover a inclusão social de pessoas e comunidades por meio das artes visuais. Foi instituída em São Paulo, em 31 de dezembro de 1954, pelo casal Martha Diederichsen Stickel e Erico João Siriuba Stickel e em 2004 foi reestruturada sob o comando do filho do casal, Fernando Diederichsen Stickel.  Atualmente, oferece cursos e oficinas de arte gratuitos, destinados à população de baixa renda da cidade de São Paulo. Fundação Stickel é associada ao GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresas) desde 2014, e atualmente suas atividades acontecem em parceria com alguns equipamentos públicos da capital, como a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha e o Centro Educacional Unificado-CEU Paz, na Brasilândia. <<Fonte: Wikipédia >>


Fotos: Alunos de eventos anteriores – Fundação Stickel.

Natal2019_centernorte

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora