Os amigos Vicente (19 anos) e Luis (23 anos) são especias, ambos com déficit de atenção (hiperativos e TDAH) e são voluntários há 1 mês na jardinagem no Instituto Brasileiro de Controle do Câncer -IBCC, na unidade Jaçanã, na Zona Norte. É uma tarefa que se dedicam às 5ªs. feiras.

O começo === Eles iniciaram essa atividade após uma visita da mãe do Vicente, Valeria, com o filho na Unidade. “Meu filho estuda junto com o amigo Luis numa escola que incentiva a jardinagem e a ideia de serem voluntários na instituição surgiu dessa visita no IBCC. Vicente após ver a gruta se encantou, então fomos até a administração e conversamos com a Rosa e Aline, que abriram as portas para nós. Meu filho revolucionou esse pedaço da Unidade, ainda não terminou, mas em breve entregaremos isso prontinho”, Valéria.

 

Uma vida mais bonita === É nítido o amor dos garotos pelo que fazem e Vicente, o autor disso tudo em poucas palavras demonstra a importância do ato para si. “Eu gosto de fazer as pessoas felizes e tive a ideia de fazer o jardim mais bonito, aí convidei meu amigo e ele quis vir”, declara Vicente. Luis Henrique só pode ir algumas vezes, pois seus estudos não conciliam com o horário do voluntariado, mas sempre que vai alegra a todos. “Eu vim aqui para ajudar, meu amigo me convidou e eu vim, gosto muito daqui”, lembra Luís Henrique.

O paciente se sente acolhido === “Nós abrimos as portas para os meninos fazerem esse trabalho, é muito gratificante tanto para os profissionais quanto para os pacientes, que viram vida no jardim e isso motivou a todos”, declarou Rosa Maria Ferreira dos Santos, da Pastoral da Saúde.  Segundo ela, a importância dos voluntários é muito grande no hospital, desde um carinho aos pacientes seja ele um abraço, independente do serviço, o paciente se sente acolhido.  E complementa: ” E assim como o trabalho deles, que trouxeram uma planta, uma vida e motivaram os pacientes a saírem dos leitos para verem coisas novas, isso nos fez ser mais família”

O ambiente do hospital === Aline Cosensa, supervisora administrativa da Unidade fala com alegria de como os meninos mudaram o ambiente do hospital. “Eles trouxeram mais alegria do que nós podemos proporcionar a eles. A alegria e carisma que eles trazem com essa mãezona é incrível, fizeram todos gostarem muito mais do jardim”.

Um exemplo === O auxiliar de serviços gerais, Roberto Lemes, comenta o quanto a atitude dos meninos o fez enxergar a vida de outra forma, “A vida deles agregou muito a nós como hospital, e para mim foi um novo olhar ao mundo, mesmo com as necessidades deles estão aqui servindo. Isso faz com que passemos a dar mais valor à vida e à natureza”, finaliza Roberto.

Seja voluntário === A atitude de uma pessoa a doar o seu tempo para ajudar alguém pode marcar a vida de milhares de pessoas, como o Vicente, sua mãe Valéria e seu amigo Luis, que em apenas um dia na semana contagiam um hospital inteiro, fazendo bem não só para sua vida mas para todos aqueles que estão ao redor. Seja você também um voluntario!.

Sobre o IBCC – Instituto Brasileiro de Controle do Câncer-IBCC – iniciou o ano de 2017 em ampliação com a nova Unidade Jaçanã, inaugurada em novembro de 2016, com estrutura para 138 novos leitos. A Unidade localizada na zona norte da capital paulista atende pacientes na especialidade de Cuidados Prolongados em Clínica Médica. Há 50 anos em atuação na capital paulista, o IBCC passa por uma fase de investimentos e expansão com a proposta de ofertar um serviço de saúde mais abrangente em regiões da cidade de São Paulo. Em ambas as Unidades a premissa é atender aos pacientes regulados, de operadoras de saúde e particular de forma humanizada. Admissão de pacientes: Via Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.


IBCC – Unidade Jaçanã

R. Roque de Paula Monteiro, 245 – Jaçanã
Telefone: (11) 2248-9950
Aberto ⋅ Fecha às 21:00

<< Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Comunicação do IBCC – Oncologia / Lilian Cacau >>

IBCC Institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora