O eclipse lunar de 21 de janeiro de 2019 (madrugada de 2ª feira, a partir das 00h36 – zero hora e trinta e seis minutos)  será  um eclipse lunar total,  o primeiro de dois eclipses do ano, e único como total. Ele poderá ser visto de qualquer ponto, a olho nú, não necessitando de pontos altos. Mas o pessoal da Zona Norte da cidade tem o costume de se reunir no ponto mais alto da região, o Mirante do Jardim São Paulo, em Santana. Esse eclipse também será visível na América e noroeste  da África e Europa. A Lua cruzará a metade norte da região da Terra, em nodo ascendente, dentro da constelação de Câncer.

Este eclipse coincidirá com uma Superlua, nome dado a uma Lua Cheia situada no ponto mais próximo da Terra, e sua superfície fica 14% maior e 30% mais brilhante que no apogeu (durante a Microlua)  A última vez que tal coincidência aconteceu foi em 31 de janeiro de 2018.

O eclipse total da lua acontece na madrugada do dia 21 de janeiro e o Planetário do Ibirapuera Aristóteles Orsini aproveita para sediar o evento “Eclipse da Razão”. Um dos principais atrativos será a “projeção ao vivo do fenômeno astronômico nas águas”, em parceria com a ELO que revitalizou a Fonte do Parque Ibirapuera. A intensa programação contará com 16 horas de atividades simultâneas dentro e fora do Planetário, tendo início no próximo domingo (20/01/2019), às 13 horas, e com encerramento às 5 horas da madrugada da 2ª feira (21/01/2019).

O objetivo é unir informações, arte e ciência ao processo de observação e celebração de um dos fenômenos naturais mais impressionantes do céu noturno. Ao mergulhar na sombra da Terra, a Lua assume uma cor avermelhada – a famosa Lua de Sangue.

Algumas das atividades previstas são a observação do céu por telescópios, conversas com astrofísicos, música eletroacústica, performances audiovisuais, projeções, filosofia, tarot, espetáculo de mágica e um sarau poético. O Eclipse da Razão será realizado em parceria com o grupo N.A.V.E. – Núcleo Autônomo de Viagens Espaciais.

Quem comparecer poderá acompanhar o eclipse do início ao fim. A observação do eclipse em si será feita a olho nu, sem a necessidade de telescópios.

Durante o domingo (20), as atividades serão sediadas em três espaços, concomitantemente: dentro do Planetário – das 13h às 23h -, nos arredores do Planetário – das 16h às 22h -, e em frente ao Chafariz (Portão 9) – a partir das 16h.

A programação dentro do Parque é finalizada às 23 horas e, entre este período e a madrugada do dia 21 de janeiro, o Portão 9 será o local de observação da projeção na Fonte pelo público.

Será possível acompanhar todas as fases do eclipse lunar total das 00h36 do início da madrugada de segunda, 21 de janeiro de 2019, até às 5h48 do mesmo dia, considerando o Horário Brasileiro de Verão.

Toda programação é gratuita e de classificação livre. As atividades no interior do planetário terão ingressos disponíveis na bilheteria com antecedência de uma hora e o prédio será aberto meia hora antes de cada apresentação. Os atrativos realizados na área externa são de livre acesso, mas podem sofrer alterações em virtude das condições climáticas.

Sobre o Planetário ===  O Planetário Aristóteles Orsini foi o primeiro planetário do Brasil, inaugurado em janeiro de 1957, faz parte da Universidade Livre do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ) e é administrado pela Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

O prédio é importante patrimônio histórico, científico e cultural, tombado pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat).

SERVIÇO

Eclipse da Razão = 20/01 às 13h – 21/01 às 5h

Observação do céu por telescópios, projeção, astronomia, poesia, performance, performance audiovisual e música espacial

Parque Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 10, próximo ao chafariz – Ibirapuera

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

                                          Interior do Planetário (20/01):

  • 13h – 23h             Forma de Reúso / Cartilha das Nuvens / Suco Brinquedo – Laerte Ramos – Esculturas Jandig – VJ Pixel – Instalação em Realidade Aumentada – Queda – JP Accacio – Vídeo instalação
  • 13h              Lua, ciência e imaginário popular – PALESTRA Prof. Othon Cabo Winter
  • 15h              Harmonia das Esferas (2000) – Flo Menezes – música eletroacústica –
    Poetas Maximalistas:  Antonio Pietroforte e Matheus Bueno
  • 17h             Hilda Hilst Pede Contato – peça sonora, 35 min. (2019) – Gabriela Greeb
  • 19h            Lua de Sangue  – Mirella Brandi x Muep Etmo – Performance imersiva inédita, criada especialmente para estrear no evento Eclipse da Razão
  • 21h          Orion: Improvisação Sísmica em 03 Atos Meteóricos – (Alnitak, Alnilam, Mintaka)  – Fernando Velázquez, Bruno Palazzo, Raquel Krügel – 20’ – performance musical
  • 22h –      Bots – Rafael Frazão e Thiago Pimentel 20’ – performance poética feita a partir de algoritmos inteligentes a partir de poemas astronômicos de Ronaldo Mourão / Rubens de Azevedo
  • 22h–       Projeção em laser  – LabLUXZ_
  • 23h        Sessão astronômica – O que é eclipse afinal? == Conversa sobre astronomia com a equipe do Planetário, com projeção na cúpula

                                    Exterior do Planetário (20/01):

  • 16h – 20h        – Corpo Crustáceo – Michele Carolina – Performance
  • 16h – 19h30     – DJ Alquimix – Michel Nath
  • 16h – 17h     Jogo Aberto: O Eclipse do Brasil segundo o tarot – Marcelo Ariel
  • 16h – 17h             Sem Razão – Tatá Trivério –  performance mágica
  • 16h45- 22h  –   CIRCULAMBULAÇÕES | Expedição Noturna – Dani Spadotto
  • 17h – 18h30        Sarau Poético I
  • 18h30 – 19h30    Eclipse da Razão I – Silvio Moreira-Palestra de Filosofia
  • 19h30 – 20h30     Projeto Observador: Saudação à Lua – Felinto e Vanessa Joda
    Yoga – Chandra Namascar
  • 20h30 – 21h        Eclipse da Razão II – Silvio Moreira – Palestra de Filosofia
  • 21h – 22h             Sarau Poético II
  • 21h30 – 22h30     Cura –  Micaela Cyrino performance
  • 22h30                  Sarau Poético III – Encerramento
  • Poetas do Sarau: Adriana Veraldi, Chiu Yi Chih, Gabriel Kerhart, Gabriel Kolyniak, Jessyca Pacheco, Jeanine Will, Júlia Vita, Leonardo Chagas, Roberta Ferraz, Roberto Bicelli, Verônica Ramalho, Walter Vetor

                           Fonte Elo-Ibirapuera – Portão 9 (20 e 21/01)

  • 16h – 19h   –   Observação Solar – Equipe Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Aristóteles Orsini
  • 20h – 05h  –  Observação Noturna – Equipe Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Aristóteles Orsini
  • 21 – 22h    –  LabLUXZ_ – intervenções de laser na fonte do parque
  • 0h – 05h   –  Observação do Eclipse com Projeção simultânea na fonte do parque
  • 0h – 04h   –  Medidor Temperança Lunar –  Denise Alves Rodrigues
    Experimento artístico (objeto)
LimpaSP – estréia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora