Início Estilo de Vida O gostinho da boa e quente bebida mais apreciada que comemora o...

O gostinho da boa e quente bebida mais apreciada que comemora o Dia do Café

Tempo de Leitura: 3 minutos

O Brasil é o maior produtor de café do mundo e em Minas Gerais está a maior produção nacional da bebida – a segunda mais consumida ao redor do planeta. Junto com o crescente consumo, novas formas para preparar e consumir café chegam e conquistam o mercado ….

A rotina é a mesma: acordar, tomar uma xícara de café e sair trabalhar. Alguns preferem comprar e tomar no caminho para o trabalho e têm aqueles que esperam chegar na empresa para tomar a primeira xícara do dia. Tudo é mais inspirado neste 14 de abril, o Dia Mundial do Café. Vamos celebrar com mais gosto do bom e quente café!

Para muitos o ditado é verdade: a vida começa depois do café! A bebida estimula, nos faz viajar pelos seus aromas, envolve pessoas e traz as melhores lembranças! Não é à toa que é a segunda bebida mais consumida em todo o mundo, ficando atrás apenas da água.

Os números do café pelo mundo

Diariamente são mais de 400 bilhões de xícaras de café consumidas no mundo. Enquanto nosso país é o maior produtor (com 59 milhões de sacas de 60 kg e mais de 300 mil fazendas de café espalhadas por todo o país), o posto de maior comprador da bebida fica com os Estados Unidos da América.

Segundo a revista Forbes, a Finlândia é o país que mais consome café (12 kg per capita ao ano). Inclusive, por lá, os trabalhadores são legalmente obrigados a dar uma pausa oficial para o café, é o único lugar do mundo que tornou esse “break” parte da lei.  Já o Brasil está na 15º posição de consumo, com 5.5 kg per capita anualmente.

E acompanhando a demanda da produção de café no Brasil (o país responde por 1/3 de todo o café do mundo, sendo que MG é o estado com a maior produção nacional), estão as empresas que fabricam produtos para os apaixonados por café. Quem realmente ama esse bebida não para de investir e buscar alternativas para consumir de forma criativa e variar o sabor, seja na forma de preparar ou servir!

IBRIK
O gosto de bem servir 

Conheça alguns produtos diferentes e criativos:

IBRIK – peça em cerâmica para preparo do café turco, considerado patrimônio da humanidade. Método que existe há mais de quatro séculos e é feito por meio de infusão. Dispensa o uso de filtro e o resultado é um café espesso e encorpado, resultado dos grãos de café moídos a um nível extrafino. No Brasil, quem produz essa peça é a catarinense Ceraflame, especializada em cerâmicas há mais de seis décadas. A marca tem diferentes modelos (inclusive compatível com forno de indução) e várias cores.  As peças são atóxicas e podem ir do fogão direto à mesa.

CAFETEIRA FRANCESA: feita em vidro e aço inox pela brasileira Oxford, dispensa o uso de filtro de papel. O êmbolo da prensa é que separa o pó da água. Por esse motivo, os óleos naturais do café são preservados e passam para a bebida, deixando-a mais saborosa. Não pode ser usada diretamente no fogo.

JARRA DIFUSORA: da marca Chef’n, um difusor que é sinônimo de praticidade. Basta ferver a água no micro-ondas e colocar uma pequena quantidade no pó para gerar vapor. Depois, coloque o difusor sobre a base para que a água quente seja liberada aos poucos, no tempo ideal para preparar um café perfeito. A peça é um complemento da Base para coar café com jarra de vidro Coffee House da Chef’n.

CANECAS COFFEE TO GO: feitas totalmente em cerâmica e super colecionáveis, são canecas que preservam por mais tempo a temperatura do café e deixam o ritual mais completo e cheio de estilo. São 4 estilos de decoração e 3 tamanhos para todos os tipos de café (70, 150 e 300 ml). Peças brasileiras da Ceraflame.

COPO DE CERÂMICA COM TAMPA DE SILICONE: para quem ama preparar café e sair de casa com o copo na mão. Fabricado pela OXFORD, tem capacidade para até 300 ml. A tampa de silicone traz o conforto e a segurança para o transporte de bebidas quentes! Estampa divertida e alegre para começar o dia com a energia que a bebida promete.

Os produtos citados (e outros —  inclusive de cozinha) podem ser consultados com mais informações – clique aqui.


<<Com apoio de informações/fonte: Pontuale Comunicação & Marketing — Caroline Michel >>

d