Quanto vale a imagem de uma marca? Na hora da escolha, o consumidor avalia diversos aspectos, inclusive a reputação da empresa no mercado. Anualmente o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), com sede em São Paulo, avalia as empresas por setores e destaca, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), as 120 maiores empresas em três vertentes diferentes: Faturamento, Eficiência e Imagem.

No Ranking 2019 IBEVAR-FIA, que elenca as empresas mais admiradas do varejo nacional, O Boticário foi eleita a marca “queridinha” dos consumidores pelo segundo ano consecutivo, de acordo com opiniões compartilhadas nas redes sociais, como Facebook, Instagram e YouTube. Atrás vieram as Casas Bahia, Lojas Americanas e Renner.

Mais apreciadas por categoria === Além da mais admirada do Brasil, o ranking também elege as mais apreciadas de cada categoria. Nesta relação, as empresas: Carrefour (Hiper e Supermercados) / Assaí (Atacadistas) / O Boticário (Beleza e cuidado pessoal) / Cacau Show (Alimentos) / Magazine Luiza (Eletroeletrônicos) / Tok & Stok (Artigos para o lar) / Panvel (Drogarias) / Leroy Merlin (Material de construção) / Centauro (Esporte) / Saraiva (Livrarias) / Submarino (Eletrônicos) / Rihappy (Brinquedos) / C&A (Moda) / Petz (Pet) / Lojas Americanas (Lojas de departamento) / McDonald’s (Fast food) / Vivara (Especializados).

As mais eficientes === No Ranking de Eficiência, que considera fatores como o número de colaboradores, número e formato de lojas (dados disponíveis para todas as empresas), dentre as empresas que alcançaram 100 pontos de eficiência foram eleitas: Carrefour, Makro, Zaffari, Mambo, Atakarejo, Formosa, Koch (Hiper e Supermercados) / Via Varejo, Magazine Luiza, Fast Shop, Fujioka, Tok&Stok (Eletroeletrônicos e Móveis) / Renner, Guararapes, Havan, Inditex, Lojas Avenida (Moda e Esporte) / Raia Drogasil, Araújo, Onofre (Drogaria e Perfumaria) / McDonald’s, IMC (Fast Food e Restaurante) / Leroy Merlin, Cassol (Material de construção) / Cacau Show, Kalunga, Saraiva, Oxylane (Especializadas e outras).

Quem mais faturou === Já no Ranking de Faturamento, o Carrefour levou o primeiro lugar, com receita de R$ 56,3 bilhões em 2018, seguido por Grupo Pão de Açúcar (R$ 53,6 bilhões), Via Varejo (R$ 30,5 bilhões) e Walmart (R$ 23 bilhões) – seguidas por Lojas Americanas, Magazine Luiza, Raia Drogasil, Renner, Drogarias Pacheco-São Paulo e Grupo Guararapes.

O faturamento em conjunto === De acordo com o ranking, as 120 maiores empresas do varejo faturam juntas R$ 345 bilhões, o que corresponde a 29,5% do PIB brasileiro. Dessas, 100 empresas detêm 27% das vendas no varejo. Dentre as categorias avaliadas no mercado, se destacam Hiper & Supermercados, Bebidas e Fumo, com 33,8%, seguido por Veículos, Motos, Partes e Peças, 25,9%, e Tecidos, Vestuário e Calçados, com 9,5%.

A importância dos consumidores === Todas as empresas premiadas com exclusivos troféus, estiveram representadas em uma grande noite no Teatro do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola). Na oportunidade, o presidente do IBEVAR, Claúdio Felisoni de Angelo, observou ““mais importante que avaliar o faturamento das empresas, é entender como elas são vistas por seus consumidores”.

O Ranking 2019 IBEVAR-FIA – AS MAIS, MAIS, MAIS DO MERCADO DE CONSUMO E VAREJO BRASILEIRO, com 75 páginas com gráficos e tabelas com os posicionamentos das empresas, pode ser consultado na íntegra, com todos os detalhes — clique aqui.


Sobre o IBEVAR === O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo & Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes. O IBEVAR atua em conjunto com o PROVAR/FIA no desenvolvimento dos executivos de varejo. www.ibevar.org.br


Sobre a FIA === A Fundação Instituto de Administração (FIA) foi fundada em 1980 por professores do Departamento de Administração da Fundação de Economia e Administração (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), através de um grupo de coordenadores em programas institucionais e desenvolvimento de projetos de educação, consultoria e pesquisa em todas as áreas da administração nos setores privado e público. Muitos projetos de repercussão nacional e internacional têm sido realizados pelo corpo técnico da entidade na forma de estudos, pesquisas e cursos, desde cursos de extensão, como na graduação, pós graduação, MBA, pós MBA e mestrado profissional. www.fia.com.br


=== <<<Com apoio de informações/fonte: Dezoito Assessoria de Imprensa / Bruna Pereira >> == DiárioZonaNorte é o único veículo jornalístico que reconhece e dá crédito aos profissionais de Assessoria de Imprensa / Relações Públicas / Agências —que muito trabalham nos bastidores da notícia >>> ===

LimpaSP – estréia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora