Manjericão , pinhão , alho , queijo parmesão , sal e azeite extra-virgem : esta é a receita do mais famoso molho verde do mundo. O molho pesto , com seus ingredientes simples, é sem dúvida um dos produtos que contribuíram para a divulgação e conhecimento da Ligúria, típico em todo o mundo. Cremoso e com um sabor intenso e característico, o pesto genovês é um condimento que embeleza os primeiros pratos, como o macarrão ou nhoque de batata, e que tem uma preparação simples, mas rigorosa, que incorpora uma sabedoria antiga.
A receita tradicional  === Desde então, a fórmula tradicional não sofreu alterações óbvias, embora algumas variações possam ser encontradas, como a adição de batatas cozidas e feijão verde.
A preparação de um autêntico “Pesto genovês ” inclui ainda o inevitável almofariz e pilão de mármore feito de madeira, ferramentas indispensáveis ​​para um molho perfeito. No que diz respeito ao manjericão, é necessário utilizar a DOP genovesa caracterizada por um aroma intenso, uma cor pálida e folhas ovais e de tamanho médio-pequeno. Os verdadeiros puristas, então, usarão o manjericão do Pra ‘ que foi cultivado desde os tempos antigos na área homônima da capital da Ligúria.
Quanto ao azeite extra-virgem, a receita tradicional recomenda o Azeite Virgem Extra, “Riviera Ligure” , também de Denominação de Origem Protegida, e o alho de Vessalico, típico da província de Imperia. Sem esquecer sal grosso , pinhão e parmesão , ou alternativamente o pecorino .
Ingredientes cuidadosamente escolhidos, o procedimento é tão preciso que o Consórcio de pesto genovês reserva o rótulo de “Pesto alla Genovese” apenas para aqueles que o respeitam estritamente.
Curiosidade ==   A cidade de Génova confirma a popularidade deste saboroso tempero e promove a cada dois anos, desde 2007, o Campeonato Mundial de Pesto Genovese , uma competição que atrai participantes de todo o mundo e que acolhe um júri, composto por especialistas gastronômicos, igualmente internacionais.
Estados Unidos, França, Espanha, Noruega, Suécia, Alemanha, Suíça, Líbano, Finlândia, Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Japão: a partir daqui muitos dos concorrentes chegaram para lidar com os mestres pesto genoveses, os cidadãos da Ligúria que por gerações preserva os segredos deste molho.
Anno del Cibo ===  Este ano foi  um ano muito especial para a gastronomia italiana. Por iniciativa do Ministério das Políticas Agropecuárias e Florestais e do Ministério do Patrimônio Cultural e do Turismo italianos, 2018 foi declarado o “Anno del Cibo Italiano“, algo como o jeito italiano de comer e preparar os alimentos.   Durante todo o ano,  a ENIT – Agência Nacional de Turismo da Itália e a rede de embaixadas italianas pelo mundo, evidenciaram por meio de um extenso trabalho,  o estreito vínculo entre comida, arte e paisagem italianas.

Veja mais informações sobre o trabalho da ENIT aqui.

< Com apoio de informações/fonte: Valle da Midia >

Institucional Trevo

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora