O aumento da vazão de 14 galerias de rios e córregos que passam sob a rodovia Presidente Dutra é uma das exigências da Prefeitura de Guarulhos à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para serem incluídas no edital da nova concessão do empreendimento. Administrada pelo CCR Nova Dutra há 25 anos, a rodovia terá a concessão renovada a partir de 2021 pelo período de 30 anos. 

Audiência pública realizada pela ANTT no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) de Guarulhos nesta 5ª feira (06.02.2020) apresentou as propostas para a concessão e recebeu sugestões. A Prefeitura de Guarulhos, representada pelo secretário-adjunto de Transportes e Mobilidade Urbana, Márcio José Pontes, protocolou uma série de obras para resolver problemas da população da cidade, tanto de mobilidade como de enchentes. “O projeto dessas galerias é dos anos 1950 e está totalmente ultrapassado. Precisamos que a nova concessionária faça as obras que solucionem, de uma vez por todas, o problema das enchentes”, disse. Segundo ele, a Dutra funciona como uma espécie de represa, causando alagamentos em diferentes bairros de Guarulhos.

 A Prefeitura também reiterou sua posição contrária a qualquer tipo de cobrança de pedágio que possa vir a onerar os guarulhenses. O tema ganhou relevância há 15 dias quando o prefeito Guti (Gustavo Henric Costa) recorreu ao presidente Jair Bolsonaro, que ratificou a posição do prefeito. “Nosso governo vai propor a diminuição do valor do pedágio, bem como não permitirá a construção de novas praças de cobrança. Guarulhos não terá pedágio”, disse Bolsonaro em redes sociais.

O gerente de regulação e outorgas de rodovias da ANTT, Marcelo Fonseca, aponta que, dependendo das discussões, existe a possibilidade de um novo tipo de cobrança pelo sistema free flow, mas somente para usuários da pista expressa, que ganharia uma configuração diferente da atual, sem – em hipótese alguma – cobrar de motoristas que utilizem as outras pistas para acessar os mais diferentes bairros de Guarulhos. “A ideia é que as vias marginais sigam como é hoje, sem cobrança nenhuma, mas na via expressa pode ocorrer a tarifação por meio de uma tecnologia em que é possível cobrar por quilômetros rodados, com pórticos que identificam os veículos no momento em que ingressam e saem da rodovia”, afirmou. 

 “O nosso prefeito já afirmou, de forma categórica, que não aceitará nenhum aumento de pedágio que incida sobre a população guarulhense que se utiliza da Dutra, tanto na via expressa como na local”, afirmou Pontes. 

MAIS REIVINDICAÇÕES ===  Outros pedidos foram encaminhados para a ANTT pelo secretário Paulo Carvalho, titular da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), no dia 21 de janeiro deste ano. Entre eles destaca-se a retirada do viaduto existente em Bonsucesso, mas já interditado, no km 210, quando forem construídas as marginais. Também se pede a adequação estrutural da rodovia no trecho em frente ao Internacional Shopping para que se possa fazer a duplicação da avenida Guarulhos. Para diminuir o número de acidentes que ocorrem no período noturno no trecho de Guarulhos, também foi solicitada a iluminação da rodovia em toda essa região. 

A STMU pede ainda a abertura do acesso da rua Indubel, no km 213,4, em decorrência da construção da Marginal Sul, já que o seu fechamento trouxe perdas significativas à mobilidade urbana e ao escoamento da produção industrial do município. As alternativas existentes de acesso à rodovia encontram-se a 4,5 quilômetros de distância (Trevo de Bonsucesso) e a 3 quilômetros (avenida Santos Dumont).  

Também se faz necessária a implantação de alternativa de acesso da rua Manoel Alonso Almendra à rodovia, de acordo com o projeto funcional elaborado pela CCR NovaDutra, para que sejam minimizados os transtornos às empresas instaladas nas proximidades ocasionados com o fechamento do antigo acesso, pela construção da Via Marginal entre os quilômetros 211,7 e 216,1. 

Outra obra de grande importância viária seria o acesso direto da Marginal Baquirivu para a Dutra, pelo Parque Cecap. Trata-se de um projeto para a fluidez viária na região do Aeroporto Internacional e bairros industriais do município, uma vez que os veículos provenientes de Guarulhos entrariam direto na rodovia Presidente Dutra no km 219, sem acessar a rodovia Hélio Smidt, melhorando a saída do aeroporto. 

FAIXAS EXCLUSIVAS DE TRANSPORTE COLETIVO === Outra reivindicação levada para a ANTT diz respeito às faixas exclusivas de transporte coletivo. Elas seriam implantadas no período da manhã, sentido Guarulhos/São Paulo, das 6 às 9 horas, e no período da tarde, em sentido contrário, das 17 às 20 horas. No trecho entre São Paulo e Guarulhos circulam 569 ônibus, que atendem 78 linhas e transportam 204.625 passageiros diariamente.

PROJETO DA ANTT ===  O projeto apresentado pela ANTT já contempla diversas melhorias no trecho de Guarulhos da Dutra, como a implantação de 31 km de faixas adicionais e 6,5 km de vias marginais, entre os kms 205 e 211,5, passando do Trevo de Bonsucesso até próximo ao bairro Cidade Aracília, além de 23 passarelas e duas alças de conversão para a rodovia Hélio Smidt, a partir da via expressa. 

No trecho paulistano estão previstas ainda alças diretas de acesso da via expressa para a rodovia Fernão Dias e também para a avenida Salim Farah Maluf, medidas que devem ajudar a diminuir o número de veículos que transitam na via Marginal. <<< Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Guarulhos >>


 

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