por Wagner Mota (*) ===

Vivemos em um momento da história em que tudo deve ser entregue com muito mais velocidade que no passado!  No mundo do Direito, por exemplo, antigamente um advogado fazia um trabalho (petição) para mover uma ação judicial com cerca de 50 folhas; utilizava diversas expressões em latim e fazia questão de demonstrar sua erudição. Hoje em dia, este mesmo profissional, precisa ser prático; sucinto e ir direto ao ponto; utilizando uma linguagem mais simples e objetiva.

Em toda área de atuação, nesta era de globalização, a necessidade de agilidade é muito evidente e se quisermos participar como protagonistas, deste momento da história, é fundamental conhecermos metodologias ágeis que possam nos ajudar.

Efeitos colaterais === De outro lado; todo este movimento traz alguns efeitos colaterais. Em 2003 cometi um erro; escolhendo percorrer um caminho em que executava diversas tarefas; estava envolvido em muitas iniciativas e projetos e tudo estava indo muito bem e justamente essa foi a grande armadilha, faltava algo naquela onda em busca de resultados!!!!

Como tudo estava fluindo muito bem, continuei fazendo cada vez mais novas atividades até que a conta chegou!!!

A conta foi alta demais; passei por uma estafa mental muito rigorosa, que me afastou do trabalho por 70 dias. Ali foi o ponto de virada!; a partir deste episódio que gerou um grande sofrimento, fui buscar caminhos diferentes.

Situação brasileira === Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o campeão mundial em pessoas com transtornos de ansiedade e existem estudos que estimam que as chances de alguém com quadro de ansiedade, evoluir para depressão é de 24% enquanto a depressão em cerca de 2% dos casos poderá gerar transtornos de ansiedade.

Na minha história; a partir de 2003, acrescentei um ingrediente que faltava lá no primeiro caminho que escolhi: a blindagem mental ou gestão da ansiedade. Desde então, não voltei mais para aquele vale profundo que cai em 2003; ao contrário; a partir dali, passei a ser muito mais produtivo e obtive mais realizações profissionais e pessoais.

O problema é o excesso! === Há diversas formas de driblarmos o excesso de ansiedade, que poderá lhe prejudicar ou até mesmo evoluir para uma doença; aproveito este espaço para lhe dar uma dica que entendo ser bastante importante e que eventualmente possa lhe ajudar ou a algum amigo.

Esta dica é a que tem a possibilidade de gerar uma verdadeira revolução em sua vida; com a desmistificação de uma prática que é adotada por grandes executivos; esportistas; atores; enfim pessoas das mais diversas áreas e que estão se beneficiando de maneira efetiva, como por exemplo, Jack Dorsey  CEO do Twitter; Richard Branson, fundador do grupo Virgin; grande parte da Alta Administração do Google e seus colaboradores; o jogador de basquete da NBA Lebron James, a atriz brasileira Gisele Bündchen e muitos outros anônimos.

Qual prática é essa? A meditação!

E quais os maiores mitos?

  • É difícil meditar; e
  • Meditação precisa estar relacionada necessariamente a alguma religião.

De tudo que posso falar neste curto espaço a você e que fez grande diferença em minha vida e para diversas outras pessoas, é justamente isso: entre para o time!

Faça do jeito certo! ===  Procure algum lugar sério, com credibilidade, para que possa conhecer alguma prática que faça sentido para você e busque experimentar os resultados que começarão a aparecer; assim a meditação é uma bela ferramenta para blindar sua mente e fazer a gestão da ansiedade; procure tomar algumas atitudes para não fazer parte daquele ranking que falei antes.

A escolha do caminho ===  Minha experiência foi esta; um primeiro caminho pensando apenas em aumentar as atividades, objetivos, realizações e acabou não dando certo; quando passei a cuidar deste vilão que é a ansiedade, passei a administrá-la e usá-la como um empurrão!

Claro que aquilo que funcionou para muitos, pode não ser o melhor caminho para outros; mas a partir da desmistificação dos mitos que narrei, talvez se achar conveniente, possa se dar o benefício da dúvida e querer conhecer melhor!

Apenas não permita que a ansiedade, comum ao nosso tempo, ultrapasse limites e que a transforme em uma doença! A prevenção sempre é o melhor caminho; após isso não resta dúvida: Procure um médico.

Agilidade sim! Produtividade sim! Equilíbrio sim! Ansiedade fora de limites não!!

Diga sim a Você e seja feliz!


(*) Wagner Mota é advogado, palestrante e mentor de carreira, com MBA em Liderança, Inovação e Gestão pela PUC/RS. Autor do livro: “O Código da Realização“-Editora Literare.

Site: www.wagnermotapalestras.com.brE-mail: wagnermotapalestras@gmail.com


 

 

credito_sicredi

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora