Início Cultura No mesmo ritmo da atual pandemia, um livro envolvente para adolescentes

No mesmo ritmo da atual pandemia, um livro envolvente para adolescentes

Os serviços de saúde começam a receber diversos doentes com sintomas parecidos. Os casos se alastram rapidamente. Os testes não apontam para qualquer das doenças já conhecidas. Esse é o enredo do livro A Epidemia, do escritor Severino Rodrigues, um lançamento da Editora Melhoramentos.

A relação com a pandemia da Covid19, que se espalhou pelos quatro cantos do mundo, é imediata. Mas Severino esclarece que iniciou o projeto bem antes. “Muita gente pode pensar que a ideia do livro surgiu em razão da pandemia do novo coronavírus. Na verdade, a história é antiga. Ela nasceu em 2015, quando eu dava aula de língua espanhola e li um texto da escritora Rosa Monteiro, que falava sobre o vírus Ebola na Espanha”, conta ele.

Ele, então, pensou em desenvolver uma trama voltada a adolescentes, que tivesse como mote o surgimento de uma nova doença infecciosa. É esse o cenário que encontramos em A Epidemia, onde, com uma narrativa ágil e clara, bem ao gosto dos jovens leitores, Severino mostra como um novo vírus mexe com todas as engrenagens da sociedade.

A luta contra o vírus reúne temas que vão envolver os jovens e despertar o interesse deles. A paixão vivida pelos personagens e as dificuldades que exigem decisões rápidas – o que pode despertar o melhor e o pior de cada um, o desespero da busca pela vacina e quem poderá se beneficiar são alguns exemplos.

Um dos filhos

O alerta surge no Hospital Universitário, onde o doutor Ricardo trabalha. Atinge um de seus filhos gêmeos, que estuda no Colégio Ariano Suassuna, onde logo as aulas são suspensas. Seycily, uma das alunas da escola que é indígena, volta à aldeia e terá que lidar com um dilema. O repórter Carlos inicia a cobertura da imprensa a respeito.

Tal como ocorre hoje com a Covid19, que mobilizou cientistas de todos os cantos do planeta para encontrar uma vacina para enfrentar o novo coronavírus, o doutor Ricardo e a pesquisadora Ámbar Sanches, venezuelana recém-chegada ao Brasil, batalham dia a noite para descobrir um medicamento eficaz contra o novo mal.

“Mais do que enfocar uma pandemia, o livro fala sobre as difíceis escolhas que temos que tomar, diante de um cenário crítico, como mostra o livro”, diz Severino.

Por isso mesmo, o escritor acredita que sua obra pode alimentar um amplo debate em sala de aula, a partir das temáticas por ela abordadas. E Severino cita alguns exemplos: “A importância da pesquisa científica nas universidades, a presença de doenças infecciosas e a saúde pública, a valorização do saber ancestral dos povos originários do nosso País, a questão do imigrante e do refugiado, a inclusão de alunos surdos em sala de aula, além do amplo diálogo que as obras literárias e cinematográficas, que abordam as doenças epidêmicas, proporcionam”.

O autor inseriu tudo isso em um enredo bem construído, com todos os desdobramentos amarrados com perfeição, com ritmo sob medida para prender a atenção dos adolescentes. É, portanto, uma leitura muito útil para refletir sobre o contexto que vivemos.


Ficha técnica
  • Obra: A Epidemia (literatura juvenil)
  • Editora: Melhoramentos
  • Autor: Severino Rodrigues
  • Número de páginas: 120
  • Preço: R$66,00

 

Sobre o autor

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Severino Rodrigues atua como professor de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Sua produção literária já mereceu diversos prêmios, como o Selo Seleção da Cátedra Unesco de Leitura da PUC-Rio e o troféu de Melhor Texto Juvenil, concedido pela Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ).


Sobre a Editora Melhoramentos

Há 130 anos a Editora Melhoramentos ocupa posição de destaque nas diversas áreas em que atua, sendo referência no mercado editorial pela qualidade dos seus títulos publicados. À frente do tempo desde sua fundação, ela se distingue pelo pioneirismo, seja na seleção de autores e suas obras, seja no uso de novas tecnologias digitais, como e-book e áudio book. Site: http://editoramelhoramentos.com.br/


<<<Com apoio de informações/fonte:  Jô Ribes Comunicação  / Bárbara Honorato – Neide Martigo  >>

d