da Redação DiárioZonaNorte === 

O mês de maio é muito especial. No domingo (12/05/2019) temos as comemorações do Dia das Mães e, logo no dia seguinte, o Dia de Nossa Senhora de Fátima. Uma feliz coincidência.  E que não pode passar “em branco” e que terá uma comemoração muito especial na Associação Portuguesa de Desportos, nesta 2ª feira (13/05), às 19 horas, quando os fiéis associados poderão inaugurar a Capela de Nossa Senhora de Fátima, na frente da sede social — Rua Comendador Nestor Pereira, 33 – Canindé. A comunidade católica e lusitana participará de uma procissão que trará a imagem da Santa, da Gruta dentro do clube até a nova morada. Em seguida, haverá uma missa.

O tempo e a história === Em 13 de maio de 1917, a Santa apareceu pela primeira vez para os três pastorinhos, na cidade portuguesa de Fátima. Naquela cidade foi construída a Capelinha das Aparições e o Santuário de Fátima, onde ocorrem muitas caravanas de fiéis. Uma santa que os portugueses tem o maior apreço e fé, como padroeira e milagrosa, sendo reverendada pelo mundo.

E não podia ser diferente com os portugueses e seus descentes no Brasil, onde é a padroeira da colônia aqui residente. No todo dia 13 de maio, há muitas missas e procissões pela Nossa Senhora de Fátima.

A Santa na Gruta === Na Associação Portuguesa de Desportos há anos tem a Gruta de Nossa Senhora de Fátima, mas que foi construída em um local longe dos olhos dos associados e fiéis, na parte traseira do clube. A ideia, desde 2017, era a construção de uma pequena capela na área social do clube, próximo ao portão principal e do estacionamento da diretoria.

O sonho realizado === Os últimos anos foram muito difíceis para o clube e muitos problemas surgiram com a história e o patrimônio da Portuguesa de Desportos. Mas o sangue português foi mais forte e antigos associados se juntaram para concretizar o sonho da Capela. Capitaneados por Arthur Cabreira Gomes, que é um apaixonado conselheiro do clube e responsável pelo Departamento Social, a Capela de Nossa Senhora de Fátima está finalmente em pé, linda e moderna, com o carinho e a colaboração de valorosos associados.

União da colônia portuguesa === Houve novamente uma nova união da Comunidade Portuguesa da Zona Norte e de outros pontos, com a ajuda de todos os modos em serviços, material e contribuições financeiras. O associado Manuel Conceição Rocha, da Praia Grande, foi o responsável para a construção e doação da Capela, toda de vidro resistente em fumê — e o grupo SOS ESTÁDIO DO CANINDÉ terminou a revitalização da obra. Neste contexto, as importantes colaborações dos associados  Paulo Trovão, Manuel Reis e Marcos Pires (vice-presidente do Departamento Social) e cerca de 40 torcedores de arquibancada, que muito ajudaram.

Lá está a Capela de Nossa Senhora de Fátima, toda decorada em detalhes, onde internamente cabem 15 pessoas, e que à sua frente está o estacionamento onde cabem cerca de 250 pessoas. E que as bênçãos da padroeira mostrem que dias melhores sejam revertidos à melhor situação da Associação Portuguesa de Desportos –– que está próximo de completar 100 anos de sua fundação, em 2020 — , e ao seu patrimônio cravado junto à Marginal do Tietê. E traga de volta a honra e alegria de seus  associados, torcedores e à colônia portuguesa de São Paulo. Compareça e traga os familiares. Avise amigos, parentes e vizinhos. Venham em orações e amizade.


 

Hino da Portuguesa de Desportos (de Roberto Leal)

Vamos à luta, ó campeões,
hão de vibrar os nossos corações
Na tua glória, toda certeza,
que tu és grande, ó Portuguesa!

Vamos à luta, ó Campeões,
há de brilhar a cruz dos teus brasões
E tua bandeira verde-encarnada,
que é a luz da tua jornada!

Vitória é a certeza
da tua força e tradição
Em campo, a Portuguesa,
pra nós, és sempre um time campeão!(2x)


CN Institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora