Você já parou pra pensar que, talvez, o seu processo de adoecimento seja responsabilidade sua? Ele é consequência de tudo que você come, digere, pensa, faz, das suas emoções, sentimentos, sensações.  Tudo isso  possui causas e efeitos que podem ser permanentes.

As suas escolhas impactam diariamente na sua saúde, por menor que elas sejam. A Naturologia  é uma profissão da área da saúde que trabalha com uma abordagem terapêutica natural todos esses aspectos, tornando o Interagente (este é o termo utilizado pelos naturólogos, pois a pessoa que é atendida interage o tempo todo com o seu tratamento) totalmente consciente de todos seus processos de adoecimento, proporcionando maior responsabilidade  quanto sua saúde, prevenindo novos desequilíbrios.

O diferencial do naturólogo é que ele trabalha em todos os níveis (segunda imagem) da pessoa de forma individualizada. É um saber pautado na transracionalidade,  ou seja, dialoga com várias racionalidades médicas, tanto as tradicionais (chinesa e ayurvédica), quanto a nossa ocidental biomédica.   Tudo isso pra proporcionar melhor qualidade de vida e traçar um novo paradigma mais consciente e eficaz de saúde!

Funciona! Muito. Na Atenção Básica (UBSs, CAPSs, ESF, PACs, entre outros), conhecida como porta de entrada dos usuários da saúde, sendo o local onde será feito o primeiro acolhimento, primeiro atendimento, orientação sobre prevenção de doenças, solucionar alguns casos e direcionar os mais graves para os outros níveis de atendimento especializado.

Um artigo publicado em 2013 demonstrou que o papel do naturólogo no SUS está, justamente, em proporcionar um tratamento humanizado e integral do indivíduo, incluindo-o ativamente em sua terapêutica, além de proporcionar um deslocamento da medicalização exacerbada para uma visão mais ampla e consciente. Diferente, ein? Outro aspecto abordado pelo artigo é que a autonomia, resiliência e o potencial de recuperação também são fatores resgatados no processo de cura! E isso tem tudo a ver com as diretrizes do SUS.

Sobre Larissa Valiengo ===  É bacharel em Naturologia pela Universidade Anhembi-Morumbi, com atuação na Rede Municipal de Saúde (UBSs, CAPS e Ambulatórios). Atualmente trabalha no Ambulatório da Mulher Pérola Byngton no Programa de Saúde do Adolescente em São Paulo, junto com uma equipe multidisciplinar e diretora da Naturalogia Sim.  Para maiores informações, envie um e-mail para  atendimento@naturologiasim.com.br  ou no Instagram:  @naturologiasim

 

Inauguração loja

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora