Início Região Na Zona Norte, o 43º Batalhão da Policia Militar comemora o...

Na Zona Norte, o 43º Batalhão da Policia Militar comemora o 16º aniversário

Tempo de Leitura: 3 minutos

 

  • O 43º Batalhão da Policia Militar abrange os bairros:Jaçanã, Parque Edu Chaves, Mandaqui, Água Fria, Alto de Santana, Jardim França, Tremembé, Vila Albertina, entre outros
  • A solenidade contou com a presença do secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, general João Camilo Pires de Campos.

O 43º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) comemorou, na manhã desta 3‘ feira (30/11/2021), seu 16º aniversário. A solenidade contou com a presença do secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, e também contemplou homenagens a PMs que se destacaram em suas funções, por meio da entrega da Medalha Combatente da Força Pública e de Láureas de Mérito Pessoal.

Subordinado ao Comando de Policiamento de Área Metropolitano – 3 (CPA/M-3), o 43º BPM/M foi criado em 30 de novembro de 2005 e sua primeira sede instalada, em caráter provisório, em 9 de janeiro de 2006, na Avenida Nova Cantareira, nº 607, no bairro Jardim São Paulo. Depois, em 10 de abril do mesmo ano, a unidade passou a operar na Rua Capitão Alberto Mendes Júnior, nº 72, na Água Fria.

Atualmente, o batalhão é composto por três Companhias, sendo uma delas de Força Tática, abrangendo bairros notórios da Zona Norte da Capital, como o Jaçanã, Parque Edu Chaves, Mandaqui, Água Fria, Alto de Santana, Jardim França, Tremembé, Vila Albertina, entre outros, e atendendo diuturnamente uma população flutuante de quase 500 mil pessoas.

 

Nas atividades de policiamento, a unidade conta com um efetivo de quase 440 homens e mulheres, com apoio de uma frota aproximada de 30 viaturas, chefiados pelo tenente-coronel Gentil Epaminondas de Carvalho Júnior. Como resultado desse trabalho, de janeiro a outubro deste ano, 353 pessoas foram detidas, 29 quilos de drogas apreendidos e 13 armas de fogo ilegais retiradas das ruas.

“Me sinto honrado de ocupar a posição de comandante deste batalhão. Quero reafirmar, em meu nome e em nome dos meus policias, nosso compromisso em proteger a sociedade mesmo com o sacrifício da nossa vida. Agradeço a cada policial militar desta unidade por todo trabalho realizado em mais de 16 anos de existência”, destacou o tenente-coronel.

Desde 2009, o 43º BPM/M leva o nome do “Soldado PM Ailton Tadeu Lamas”, que morreu em 7 de novembro de 2008, após ser baleado durante a tentativa de prisão a criminosos que haviam praticado roubo a uma agência bancária, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

AS HOMENAGENS 

Durante a comemoração dos seus 16 anos, o 43º BPM/M outorgou a Medalha Combatente da Força Pública a três PMs. Os profissionais receberam a honraria por apresentarem o maior número de talões atendidos e flagrantes e por destaque nos serviços administrativos.  Também foram agraciados durante a solenidade outros 21 PMs, os quais receberam Láureas de Mérito Pessoal em seus cinco graus diferentes. <<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública >>


Álbum/portifólio — Clique na foto para expandí-la:

 


 

 

d