Início Destaque Na Zona Norte, a Faculdade Anhanguera é um posto de vacinação contra...

Na Zona Norte, a Faculdade Anhanguera é um posto de vacinação contra a gripe

Tempo de Leitura: 4 minutos

<<Matéria atualizada em 13maio2021-5ªfeira-11h29>>

A unidade da Faculdade Anhanguera da Zona Norte-Nordeste colabora com a vacinação contra a gripe (Influenza).  O posto está aberto de 2ª a 6ª feira, das 8 às 17 horas, no endereço da Faculdade Anhanguera: Av. Braz Leme, 3029 – Santana – que tem o apoio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Joaquim Antonio Eirado, em frente ao prédio da faculdade.

Informações podem ser direcionadas no telefone da Faculdade Anhanguera:  (11) 2972-9000. <<No local, participe e colabore espontaneamente da campanha “Solidariedade que Transforma”, com apoio da Faculdade Anhanguera, que está arrecadando alimentos e itens de higiene a serem doados para mais de 100 instituições beneficentes em todo o Brasil>>.

É o posto mais próximo para os moradores da região de Santana e outros bairros da região.  A Secretaria Municipal de Saúde divulgou uma lista de escolas municipais e estaduais para a vacinação contra a gripe (Influenza) — clique aqui— , já que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME) estão exclusivos para vacinação contra o Covid-19.

Serão vacinados os idosos com 60 anos ou mais e os professores das escolas públicas e privadas. Para a realização da campanha simultânea a vacinação contra a Covid-19, a que é contra a gripe-Influenza segue aplicada exclusivamente em escolas e estabelecimentos da educação.

É aconselhável levar os documentos: carteira de identidade; carteirinha de vacinação; carteirinha do Sistema Único de Saúde (SUS); exames e indicação médica para doentes crônicos; e contracheque ou crachá para professores.

Prestar atenção na distância de datas com a vacina contra Covid-19 e possíveis restrições. O intervalo entre a vacina da Covid-19 é de 14 dias de diferença, pelo menos. De segurança, levar o comprovante da vacina Covid-19, com as datas da 1ª e 2ª doses, para ser conferida no local da vacina contra a Influenza.

Uma relação com poucos postos de vacinação

Na relação de postos de vacinação da Secretaria Municipal da Saúde constam 402 estabelecimentos municipais e estaduais de educação, divididos na Zona Central (9), Zona Leste (133), Zona Oeste (30) e Zona Sul (140).

Na classificação como Zona Norte, com um total de 90 postos, foram classificados os distritos que pertencem à Zona Norte-Noroeste: Perus, Anhanguera, Pirituba, São Domingos, Freguesia do Ó e Brasilândia, com o total de 52 escolas.

No caso da Zona Norte-Nordeste somente 38 endereços para 10 distritos: Cachoeirinha (4 postos), Casa Verde (3 postos), Limão (4 postos), Mandaqui (3 postos), Tremembé (7 postos), Tucuruvi (4 postos), Vila Guilherme (3 postos), Vila Maria (4 postos) e Vila Medeiros (4 postos).  Já no distrito de Santana apenas dois endereços: EMEI José Bonifácio Andrada e Silva ( Rua Dr. Cesar, 581 )e Escola Estadual Romulo Pero (Rua Copacabana, 243 ). 

A Secretaria Municipal da Saúde não esclarece

Leitores do DiárioZonaNorte enviaram mensagens reclamando que os postos de vacinação ficam em pontos não muito acessíveis e não abrangem vários bairros da região. Com isto, há uma grande dificuldade especialmente para os idosos e os deslocamentos no transporte público. Lembram que em outras campanhas de vacinação vários pontos de vacinação foram criados até em estações do metrô.

Na 3ª feira (11maio2021), às 09h45, o DiárioZonaNorte questionou a Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal da Saúde. Até o fechamento desta reportagem no dia seguinte (12maio2021), às 21h00, não houve retorno e nenhuma explicação. Após mais de 24 horas do pedido de informações, com cobranças via telefone, constatou-se junto à Secretaria Municipal da Saúde até o desconhecimento do funcionamento de um posto de vacinação na Faculdade Anhanguera na Av. Braz Leme. (*)

Na mesma relação, os leitores observaram que outros locais da cidade, fora da Zona Norte-Nordeste, foram contemplados com mais escolas disponibilizadas para a vacinação. Por outro lado, lembram também que não há uma grande divulgação para os idosos procurarem os postos.

Já o Centro de Referência do Idoso da Zona Norte – CRI-Norte também não foi divulgado como posto de vacinação pela Secretaria Municipal da Saúde. Esse posto funciona de 2ª a 6ª feira, das 8 às 16 horas, no prédio 11-Amarelo da Rua Voluntários da Pátria, 4301 – ao lado do Hospital do Mandaqui.

Mais informações:  o que é a doença (gripe/Influenza), sintomas, formas de se prevenir, outros sintomas e sinais podem ser esclarecidos no site Viva Mais/SUS do Ministério da Saúde: clique aqui.

(*) Nota da Redação == Na 5ª feira (13maio2021), a Redação do DiárioZonaNorte cobrou a Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal da Saúde, que enviou e-mail às 11h29 — ou seja, 48 horas após o pedido, que não respondeu os questionamentos solicitados, mas trouxe uma resposta genérica. O e-mail na íntegra: ” A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e a Coordenaria de Vigilância em Saúde (Covisa), informa que os locais e endereços das escolas foram escolhidos e indicados pelas UBS da região levando em consideração a área de abrangência da Unidade. Para cada UBS foi solicitada uma escola de referência.  O site é atualizado diariamente de acordo com a solicitação de alteração das Coordenadorias”.


Sobre a Faculdade Anhanguera 

Fundada em 1994, a Faculdade Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: anhanguera.comblog.anhanguera.com.


<< Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa da Faculdade Anhanguera/Carolina Aguiar >>

d