Por que o universo tem um limite de velocidade? Por que não somos todos feitos de antimatéria? O que é a Matéria Escura? São algumas das perguntas que os autores Jorge Cham, doutor em robótica, e Daniel Whiteson, pesquisador do acelerador de partículas CERN, buscam responder em Não tenho a menor ideia – Um guia para o universo desconhecido (Ed. BestSeller). A missão da dupla conta com o reforço de infográficos inusitados e ilustrações divertidas.

O nome do livro se deve à angustiante constatação: o ser humano conhece apenas 5% de todas as coisas que existem no Universo. Ao longo da narrativa, os personagens Ook e Groog, físicos da caverna, conduzem o leitor por piadas e trocadilhos infames. Não tenho a menor ideia é indicado para curiosos de todas as idades. Após a leitura, para quem quiser se aprofundar nos temas tratados ao longo de cada um dos dezessete capítulos, os autores indicam vasta bibliografia.

“Imagine que você passou a vida inteira achando que tinha uma casa espaçosa que representava completamente o sentido de tudo o que existe. Então num belo dia você descobre que, na verdade, a casa compõe apenas cinco andares de um edifício luxuoso de cem apartamentos. De repente, a sua relação com os vizinhos ficou mais complicada. 27 dos outros andares pertencem a algo pesado e invisível que estamos chamando de matéria escura. Eles podem ser vizinhos legais ou esquisitos. Por alguma razão insistem em evita-lo pelos corredores. Os outros 68 andares são praticamente um mistério completo. Esses 68% restantes do universo é o que os físicos estão chamando de “energia escura” – um trecho do livro.

Prepare-se para descobrir tudo o que ainda não sabemos sobre nosso misterioso e estranho universo. O conhecimento da humanidade sobre a física do nosso mundo ainda é muito fragmentado. E não são espacinhos que podem ser ignorados tranquilamente, mas enormes vácuos que se abrem nas nossas noções básicas sobre o funcionamento de tudo. Jorge Cham, criador da cultuada HQ on-line PHD Comics, e o físico de partículas Daniel Whiteson se juntaram para explorar tudo o que ainda não sabemos e discutir os enormes buracos no nosso conhecimento sobre o cosmos. Em Não tenho a menor ideia, infográficos, ilustrações e explicações científicas lúdicas e divertidas ajudam na compreensão de conceitos complexos.

Em meio a tanta ignorância em relação ao Universo, Cham e Whiteson mostram que as questões para as quais não temos respostas são tão fascinantes quanto para aquelas já respondidas. De um jeito divertido os autores nos convidam a ver o universo como uma possivelmente ilimitada porção de território que ainda podemos explorar. Não tenho a menor ideia guia o leitor aos maiores mistérios da física e ajuda a desmistificar muito do que já conhecemos, desde partículas quark e neutrinos até imensos buracos negros.

No livro: “O fato de ainda não sabermos tantas verdades fundamentais sobre o universo significa que ainda há descobertas incríveis à nossa frente. Quem sabe que insights fantásticos vamos encontrar ou quais tecnologias surpreendentes vamos desenvolver ao longo do caminho? A era da exploração e descoberta humana está longe do fim”.

Jorge Cham é o criador do popular quadrinho on-line Piled Higher and Deeper, também conhecido como PHD Comics. Ele é doutor em robótica pela Universidade de Stanford.

Daniel Whiteson é professor de física experimental de partículas na Universidade da Califórnia e membro da American Physical Society. Ele coordena pesquisas utilizando o acelerador de partículas do CERN.

15 QUESTÕES ELEMENTARES === Do que é feito o universo? O que é matéria escura O que é energia escura? Qual é o elemento mais básico da matéria? Por que a gravidade é tão diferente de outras forças? O que é espaço? O que é tempo? Quantas dimensões existem? Podemos viajar mais rápido do que a luz? Quem está atirando partículas super-rápidas na Terra? Por que somos feitos de matéria e não antimatéria? O que aconteceu durante o Big Bang? Quão grande é o universo? Existe uma Teoria de Tudo? Estamos sozinhos no universo?

Serviço

NÃO TENHO A MENOR IDEIA – UM GUIA PRÁTICO PARA O UNIVERSO DESCONHECIDO                                       – (We have no idea: A guide to the unkown universe)
  • Autores: Jorgem Chaim e Daniel Whiteson
  • Tradução: Marcello Neto e Anna Maria Sotero
  • Páginas: 376
  • Preço sugerido: R$ 54,90
  • Editora:  BestSeller | Grupo Editorial Record

=== <<<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa BestSeller/Grupo Editoral Record – Guto Alves >> == DiárioZonaNorte é o único veículo jornalístico que reconhece e dá crédito aos profissionais de Assessoria de Imprensa / Relações Públicas / Agências —que muito trabalham nos bastidores da notícia >>> ===

credito_sicredi

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora