São Paulo e a região metropolitana contam com mais de 3,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência e/ou mobilidade reduzida. Considerando o estado como um todo, são mais de 10 milhões de pessoas nessa condição. Dar voz a esse público é o objetivo principal da Mobility & Show São Paulo Exposição de Automóveis, Veículos e Adaptações, Equipamentos e Serviços para Pessoas com Deficiência e Familiares, Idosos e Pessoas com Mobilidade Reduzida e Sequelas Motoras.

O que faz o “Gui de Slime” === Entre suas diversas atrações, o evento terá espaço para ensinar e gerar inclusão com a arte entre crianças e jovens com e sem deficiência, bem como ensinar uma atividade lúdica e cognitiva para profissionais de reabilitação na ‘Oficina de Slime’. O diferencial é que o “mestre” da oficina é um garoto de apenas 10 anos, o “Gui Slime”, conhecido entre a garotada. A Mobility & Show acontece neste final de semana — entre os dias 20 (6ª feira) e 22 de setembro (domingo),  no Campo de Marte, que está localizado na Zona Norte da cidade/SP.

“O garoto Gui Slime ensinará as crianças a fazer ‘geleias coloridas’, como atividade voltada à forma artística. “Pretendemos estimular o desenvolvimento de habilidades das crianças e a inclusão. Uma iniciativa como essa é fundamental para o desenvolvimento do ser humano, especialmente para aqueles com alguma deficiência”, destaca Rodrigo Rosso, idealizador e realizador da Mobility & Show. Profissionais de Terapia Ocupacional e Fisioterapia também são bem vindos nas oficinas que acontecerão todos os dias ininterruptamente durante os 3 dias de mostra.

Os projetos inovadores === O evento, com entrada e estacionamento gratuitos, traz ampla e diversificada agenda de atividades, como: “Rakaton” com foco em desenvolvimento de projetos inovadores para pessoas com deficiência; como também, os óculos que devolvem aos cegos e pessoas com baixa visão a condição de ler um texto, além de reconhecimento facial; mais de 1.000 vagas de empregos para PCDs na capital e grande SP com cadastramento gratuito de currículos; isenção de impostos para compra de carros 0 Km, vários modelos de adaptações automotivas, competições esportivas, palestras, shows e atividades para crianças, dentre outras.

Os direitos do deficiente === “A Mobolity & Show tem como objetivo central o empoderamento dessa parcela da população brasileira, que conta com aproximadamente 46 milhões de pessoas. A proposta é reforçar que o público com deficiência e mobilidade reduzida possui direitos previstos em lei e que deve reivindicá-los. Um dos pilares do evento é justamente  esclarecer ponto a ponto as normas legislativas, como por exemplo o benefício da compra de carro 0 Km com isenção de impostos. Hoje, pela legislação atual, um em cada dois brasileiros pode comprar sim um carro 0km com isenção de impostos, só que não sabe desse seu direito”, afirma Rodrigo Rosso, responsável pelo evento.

Mais auto estima e qualidade de vida === Segundo os organizadores, o evento foi planejado em detalhes para oferecer novas tecnologias assistivas capazes de elevar a autoestima e proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência, além de destacar os benefícios (inclusive econômicos) para aquisição de automóveis 0 Km com isenção de impostos e equipamentos de última geração. Outro ponto importante que o evento levanta a bandeira é a mobilidade urbana, que é um imenso desafio para as pessoas com algum tipo de deficiência em qualquer cidade do mundo, especialmente em uma metrópole como São Paulo.

Os veículos à disposição === o espaço do , estarão representadas 17 marcas de automóveis, além de adaptadores de veículos, despachantes, autoescolas, seguradoras, bancos com linhas de crédito e de financiamento, plataforma/elevadores e rampas, triciclos, cadeiras de rodas manuais e motorizadas, próteses e órteses e muito mais.  Os visitantes podem fazer test-drive em diversos modelos de veículos adaptados, com instrutores treinados, e participar de uma série de atividades, incluindo apresentações e oficinas artísticas, atividades esportivas e radicais, apresentações musicais e outras. Tudo isso com infraestrutura totalmente acessível, incluindo banheiros, rampas e pisos táteis.

O público, atividades e comida === A Mobility & Show 2019 deve atrair mais de 12 mil visitantes. O evento terá várias outras atividades, como óculos que leem texto para pessoas com deficiência visuais ou baixa visão; oficinas artísticas; atividades esportivas e radicais (radcross); apresentações musicais; isenção de impostos para compra de carros 0 Km; banco de empregos para pessoas com deficiência; pista simulada de trânsito para crianças; praça de alimentação com food trucks e muito mais. Tudo isso, com infraestrutura totalmente acessível, incluindo banheiros, rampas e pisos táteis. E, o melhor: sem custos para os visitantes.

As atrações especiais === Clodoaldo Silva, maior campeão paraolímpico de natação mundial, detentor de diversas medalhas de ouro, é presença confirmada para a abertura do Mobility & Show.  Além disso, o ex-narrador esportivo Osmar Santos é o padrinho do evento. O evento também terá a segunda edição do torneio ‘Osmar Santos’ protagonizada por jogadores portadores de Síndrome de Down e com deficiência intelectual.

A Corrida de Rua === A Corrida Junta & Vai, prova de rua que promove a campanha Lacre Amigo – aquela que junta os lacres de latinhas de refrigerante, cervejas, sucos e energéticos com o intuito de trocá-los por cadeiras de rodas – chega a São Paulo no dia 22 de setembro de 2019 (domingo) A prova acontece no último dia da Mobility & Show 2019,  com largada  prevista para às 7 horas, no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), à Avenida Santos Dumont, 2241 – Santana. A chegada será na Mobility & Show. A Corrida Junta & Vai tem percursos de 4 e 8 quilômetros, além de caminhada de 4 quilômetros e corrida kids para crianças entre 4 e 11 anos – as distâncias para os pequenos variam de 50 metros a 200 metros. A primeira largada conta com mais de 50 participantes PCDs. Empresas parceiras colocaram à disposição triciclos para as pessoas que precisarem.

O Dia de Luta === O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por iniciativa de movimento sociais em 1982 e oficializado pela Lei N° 11.133, de 14 de julho de 2005. Desde então, o dia 21 de setembro é comemorado em todos os estados, reforçando a importância da discussão de propostas e políticas públicas que visem integrar as pessoas com deficiência na sociedade de forma igualitária.

O planejamento do evento === “Pensamos em tudo para oferecer um pacote completo não só para as pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e seus familiares,  mas para uma imensa parcela da população que tem direito à isenção de impostos na compra do carro 0 Km e não sabe disso. É o caso dos idosos, pessoas com câncer, hepatite C e outras patologias, por exemplo. Não pela doença, mas pelas sequelas motoras deixadas por elas. A democratização desses direitos é um dos pilares centrais da Mobility & Show e é com este propósito que realizamos essa feira”, finaliza Rodrigo Rosso, também presidente da Associação Brasileira das Indústrias e Revendedores de Produtos e Serviços para Pessoas com Deficiência (ABRIDEF).


Serviço:

  • MOBILITY & SHOW 2019 – SÃO PAULO
  • Realização: Associação Brasileira das Indústrias e Revendedores de Produtos e Serviços para Pessoas com Deficiência – ABRIDEF.
  • Organização: G&G 12
  • Apoio: Revista Reação
  • Data: 20 a 22 de setembro – Horário: 10 às 19 horas
  • Local: Campo de Marte (Av. Santos Dumont, 1979 – Santana, São Paulo)
  • Transportes: Estações do Metrô Linha Azul – Santana e Carandiru
  • Entrada:  Gratuita
  • Estacionamento: Gratuito
  • Iinformações: 0800-772-6612

=== <<<Com apoio de informações/fonte: TEXTO Comunicação Corporativa / Rafael Iglesias, Aguida Carvalho / Paulo Santos >> == DiárioZonaNorte é o único veículo jornalístico que reconhece e dá crédito aos profissionais de Assessoria de Imprensa / Relações Públicas / Agências —que muito trabalham nos bastidores da notícia >>> ===

IBCC Institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora