14.5 C
São Paulo
sábado, 4 julho, 2020
LimpaSP – estréia
Home Estilo de Vida Bem Estar & Saúde Mais informações sobre a Campanha de Vacinação contra a Gripe/Influenza

Mais informações sobre a Campanha de Vacinação contra a Gripe/Influenza

Nesta 2ª feira (23/03/2020) começa (a partir das 7 horas da manhã até 17 horas — algums irão até 19 horas) a vacinação contra a gripe (influenza) em todo o município de São Paulo, inicialmente para idosos e profissionais da saúde. Gradativamente, ela será disponibilizada para os seguintes grupos: crianças de seis meses a cinco anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e professores das escolas públicas e privadas, assim como povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e forças de segurança e salvamento também poderão ser vacinados.

A influenza é uma doença infecciosa febril aguda, com maior risco de complicações em alguns grupos vulneráveis, que pode evoluir para formas mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e até a morte. Por este motivo, a vacina será oferecida inicialmente para idosos e profissionais da saúde e será disponibilizada gradativamente para os demais grupos de maior vulnerabilidade.

Para que todos os idosos possam ser atendidos, visto que a orientação é que permaneçam em casa devido ao coronavírus, serão montadas salas apenas para a vacinação de campanha, em local reservado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), para que as pessoas que forem se vacinar contra a influenza não tenham contato com os demais pacientes.  

“A campanha tem início 2ª feira e vai até dia 22 de maio. Teremos 468 Unidades Básicas de Saúde abertas na cidade para fazer a vacinação. Essas UBSs vão funcionar de maneira especial, devido ao surto de coronavírus. Teremos acolhimento, recepção, uma rápida avaliação médica e, por fim, a pessoa será vacinada. Os idosos entrarão por uma porta e sairão por outra. Nas unidades que têm espaço externo, montaremos tendas para fazer a imunização. A Secretaria Municipal de Saúde também irá até instituições de longa permanência, como asilos e casas de repouso, para vacinar esse público”, declarou o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.

Na região dos distritos de Jaçanã/Tremembé, em trabalho especial, 21 Casas de Repouso foram visitadas pelo pessoal das Unidades Bássicas de Saúde (UBS), na 6ª feira (20/03/2020).

De acordo com Aparecido, escolas também serão utilizadas para a campanha, assim como os grandes conjuntos habitacionais, para que o trânsito de pessoas seja reduzido nas unidades. “Serão 20 mil profissionais de saúde e 2 mil estagiários de Medicina envolvidos nesse processo. A ideia é realizar a vacinação de forma muito rápida. As pessoas deverão chegar, se vacinar e retornar para suas casas”, enfatizou o secretário.

Os profissionais que farão parte da campanha darão orientações sobre precauções e, principalmente, identificarão sintomáticos respiratórios, que receberão máscara cirúrgica e terão atendimento prioritário durante a vacinação.

Em 9 de maio, será realizado o dia “D” de mobilização nacional de vacinação contra a Influenza. A campanha está prevista para seguir até o dia 22 de maio.

A vacinação da Influenza não protege contra o coronavírus, mas vai auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico para a Covid 19, ao descartarem os vários tipos de gripe na triagem da população vacinada.


Para saber qual UBS mais próxima de sua casa, clique aqui (Busca Saúde).

Os Centros Educacionais Unificados (CEU) farão também as vacinações.  Veja o endereço do mais próximo à sua casa — clique aqui.

Leia também – é só clicar na linha/titulo:

Coronavírus: Centros Educacionais Unificados serão pontos de atendimento para a Campanha de Imunização contra o Influenza


ObraFácil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora