Início Cotidiano Livro traz orientações sobre as eleições e o funcionamento da democracia

Livro traz orientações sobre as eleições e o funcionamento da democracia

As eleições de 2020 vão eleger 5.570 prefeitos, novos ou reeleitos, e cerca de 60 mil vereadores. Para explicar como este complexo processo eleitoral funciona e o papel das cidades na democracia brasileira, o cientista social e político Humberto Dantas preparou o Guia do Voto – Eleições Municipais. O livro é gratuito e está disponível para download – clique aqui.

O projeto faz parte do Programa Cidadania da Votorantim, desenvolvido para gerar conhecimento, promover educação política e implementar ações que contribuam para um bom ambiente democrático no país.

“Dentro do nosso compromisso com o País, estabelecemos o Programa Cidadania, um conjunto de iniciativas para incentivar a  participação cidadã de todos os brasileiros”, afirma Cloves Carvalho, Diretor do Instituto Votorantim. “Acreditamos que o exercício da cidadania é a chave para a evolução da sociedade”, declara Carvalho.

Em 2018, a Votorantim produziu a primeira edição do Guia, focado no incentivo ao voto consciente nas eleições federais e estaduais, também com autoria de Humberto Dantas. Para a edição 2020, em 90 páginas, o autor aborda as eleições municipais e explica de forma simples o peso dos municípios na nossa realidade política e social. “Nós moramos nas cidades, e é nas cidades onde o exercício da democracia ocorre mais próximo da gente”.

Para facilitar o entendimento, Dantas dividiu a obra em três dimensões: o papel de cada indivíduo na democracia representativa, como as relações ocorrem no processo democrático e qual é o papel das organizações – prefeitura, câmaras de vereadores e Justiça.

No Guia, Dantas aproveita as peculiaridades do pleito municipal para propor uma reflexão sobre a importância das eleições, sob os princípios do autoconhecimento e do desenvolvimento pessoal. O leitor é convidado a pensar em si mesmo como cidadão, em seus desejos e aspirações, e na sua relação com o outro, pois democracia é sobretudo a estratégia para solucionar problemas e realizar ações de forma coletiva. Por fim, o livro trata da relação dos cidadãos com as instituições e das instituições entre si.

“A democracia começa no voto: quando escolhemos nossos candidatos na urna eletrônica, firmamos um contrato com eles e precisamos acompanhar seus mandatos. Com esta edição do Guia do Voto, queremos descomplicar a política e desvendar um universo de responsabilidades e desafios para que este acompanhamento seja feito da melhor forma possível”, explica Dantas.

O Guia do Voto também está disponível na versão e-book, gratuito, acessada nas lojas da Amazon e Google Livros.


Serviço:

Sobre o Programa Cidadania ==  É um conjunto de iniciativas da Votorantim S.A. e do Instituto Votorantim para ampliar a consciência cidadã e fomentar a participação ativa dos indivíduos na sociedade. O projeto atua em três frentes:  sensibilização para incentivar a participação política e cultura democrática dos cidadãos, com disponibilização do Guia do Voto e o evento sobre democracia Cidadania em Cena; geração de conhecimento, com apoio a estudos acadêmicos e pesquisas sobre cultura democrática como, por exemplo, o Índice de Democracia Local na cidade de São Paulo e a aplicação no Brasil de estudo “Valores em Crise”, do World Value Survey Association, ambas em parceria com o Instituto Sivis; e intervenções práticas, promovendo atividades que desenvolvam uma boa cultura democrática, como o Lab Cidadania, que impactou cinco cidades do País em parceria com ONGs. Saiba mais no site www.programacidadania.org.br


Votorantim S.A.Companhia brasileira centenária, de controle familiar e que faz investimentos de longo prazo em empresas que atuam em diversos setores da economia. Como gestora ativa de portfólio, a Votorantim S.A. preserva o seu DNA nas suas investidas e tem no Programa Cidadania o meio para gerar conhecimento, promover a conscientização e implementar iniciativas que contribuam com um bom ambiente democrático no país.

Instituto Votorantim Centro de inteligência aplicada que desenvolve soluções socioambientais que geram valor para a sociedade. Criado em 2002, desenvolveu-se como o núcleo de inteligência social das empresas investidas da Votorantim S.A. e promove benefícios sociais nas localidades de atuação da companhia.


<<Com apoio de informações/fonte: FleishmanHillard Brasil / Juliana Souza >>

dzn