“ Ó abre alas/ Que eu quero passar/ Ó abre alas/ Que eu quero passar/ Eu sou da Lira/ Não posso negar/ Eu sou da Lira/ Não posso negar… Ô abre alas…” Há 120 anos, Chiquinha Gonzaga dava o início às marchinhas de Carnaval. Depois veio o tempo áureo das marchinhas: Allah-la Ô, Cidade Maravilhosa, As pastorinhas,  As Águas Vão Rolar, Mamãe Eu Quero, Cabeleira do Zezé, Cachaça, Aurora, A Canoa Virou, Apareceu a Margarida… Máscara Negra, e tantas outras. Uma época sadia com alegria nos salões, em marchinhas igualmente sadias nas letras curtas e facilmente assimiláveis. O tempo passou e as marchinhas foram ficando pelo tempo.

Agora surge o 1º Festival de Marchinhas de Carnaval na região de Itaquera, em São Paulo, através do Carnaval de Rua com o  Bloco Itaquerendo Folia. É uma grande oportunidade do surgimento de novos compositores de Marchinhas de Carnaval, que podem ficar conhecidas e virar sucesso. As marchinhas inscritas, que devem ser originais e inéditas, serão selecionadas na 1ª fase por um júri especial e na 2ª fase a votação será feita pelo “voto popular”.  O mais importante é a divulgação e participação com novas marchinhas, mas as vencedores terão premiação em até R$2 mil.  Os interessados  podem se inscrever até 23 de janeiro/2019.

O PONTO DE CULTURA ITAQUERENDO FOLIA, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SP), esclarece que somente poderão participar  pessoa física, de nacionalidade brasileira, maior de 18 anos, que comprove residência no município de São Paulo há mais de 01 (um) ano até o último dia do período de inscrição (haverá exigência de comprovação).

O Festival de Marchinhas é voltado ao fomento e/ou incentivo a bandas, grupos e/ou artistas que tenham interesse cultural na área de música no segmento das marchinhas carnavalescas com o objetivo de incentivar a nova produção e o resgate das tradicionais marchinhas de carnaval, além de, homenagear os 120 anos do surgimento da primeira marchinha de carnaval brasileira: Ô Abre Alas.

O DiárioZonaNorte dará destaque às marchinhas dos inscritos dos bairros da Zona Norte.

Links do regulamento e inscrição até 23/01/2019:

http://spcultura.prefeitura.sp.gov.br/evento/34588/

Inscrições: https://goo.gl/forms/vmg4M5SA5y9oz0BS2

Regulamento: https://bit.ly/2GXt5Lr    


Serviço

PONTO DE CULTURA ITAQUERENDO FOLIA

e-mail: itaquerendofolia@gmail.com

http://itaquerendofolia.wixsite.com/itaquerendofolia

Instagram: @showitaquerendofolia   @itaquerendofolia

Fone: 11 99856 1738 (WhatsApp) == Fixo: 11 4563 6772

 

Center Norte Youtube

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora