Por  Redação DiárioZonaNorte

Precisamos pensar em design. Esqueça aquela velha idéia de que o design tem como função única e exclusivamente promover competitividade industrial. Precisamos entender o design como uma  ferramenta de desenvolvimento e inovação no Brasil.

Precisamos descobrir o design. Por natureza, o design é transdisciplinar e tem a capacidade de agregar soluções e contribuir para a solução de problemas nas áreas de meio ambiente, saúde,  educação e segurança.

Cine Design 2017 === Toda iniciativa que ajudar na percepção e na discussão do design é muito bem vinda, como por exemplo o projeto “ Cine design 2017”,  uma parceria do Shopping Lar Center com a Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD).

Destinado à arquitetos, designers, estudantes e apaixonados pela  área,  projeto prevê  a exibição de documentários e debates com profissionais renomados na área, divididos em quatro encontros durante o ano de 2017, sempre tendo o Lar Center como anfitrião.

“Queremos contribuir cada vez mais para o crescimento e desenvolvimento do setor no Brasil e, para isso, adotamos iniciativas como esta”, disse Carla Sabato  – gerente de marketing do Lar Center.

O primeiro === Dois dos encontros já aconteceram.  O primeiro  foi em   09 de maio, com a exibição dos documentários ‘Desenho de Luz’ e ‘Cadeiras Assinadas’, com as participações de   Zanini de Zanine, um dos designers mais prestigiados do Brasil e proprietário do Studio Zanini (RJ); Marcelo Vasconcellos, galerista e sócio da Galeria MeMo (RJ); e André Bastos, designer do estúdio Nada Se Leva (SP).

O segundo === O segundo encontro aconteceu no dia 23 de agosto na sala vip do Cinemark Lar Center, quando o público assistiu a dois documentários. O primeiro, “Mestres do Design”, foi baseado no livro “Móvel Moderno no Brasil”, da professora e filósofa Maria Cecilia Loschiavo, que traz uma vasta e rica pesquisa acerca da história do design do mobiliário nacional, contemplando influências, momentos e personagens marcantes e fundamentais para a formação do móvel moderno brasileiro.

Na sequência, foi  apresentado o documentário “Design em Contexto”, que tem como referência o livro “Desenho da Utopia – Mobiliário Moderno Brasileiro”, do fotógrafo Ruy Teixeira com curadoria de Jayme Vargas, um projeto fotográfico que aborda a produção modernista do mobiliário e arte brasileira.

Após as exibições  Jayme Vargas, Ruy Teixeira e Maria Cecilia Loschiavo participaram de um debate que foi intermediado por Otávio Nazareth, responsável pelo conteúdo da Editora Olhares, onde foi abordado a  história do design do mobiliário brasileiro e o contexto histórico em que foram criados.

Até o final do ano, mais duas edições do projeto  Cine Design 2017 estão programadas para acontecer no  Shopping Lar Center.

Sobre a ABD  ===  A Associação Brasileira de Designers de Interiores – ABD é uma entidade sem fins lucrativos representante dos Designers de Interiores no mercado de trabalho, no mercado consumidor, no meio acadêmico e nas esferas institucionais (políticas e corporativas), promovendo um ambiente favorável ao fortalecimento e reconhecimento da profissão em todo território nacional.

A Designer de Interiores Noura van Dijk, foi indicada para presidir a ABD para o biênio 2017/2018. Paulistana, atuando há mais 30 anos na área, vem juntamente com as várias equipes das diretorias regionais agindo firmemente na defesa das causas e questões relativas ao universo de Design de Interiores.

Sobre o Shopping Lar Center ===  Inaugurado em 1987, o Shopping Lar Center é referência no universo de arquitetura, design e decoração em São Paulo. O empreendimento reúne desde materiais básicos para reforma e construção até as mais sofisticadas linhas de mobiliário, iluminação e decoração, com peças assinadas por renomados designers de interiores de diferentes países.

Em uma ampla área de 51 mil m² estão distribuídas mais de 100 lojas, que trazem as principais tendências do segmento, com um completo e variado mix de produtos. Além das lojas especializadas, o Shopping conta com uma megaloja de artigos esportivos, dois home centers, restaurantes, cafeterias e três salas de cinema  com conceito vip, sendo duas prime e uma com tecnologia XD.

 

sicredi_institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora