da  Redação  DiárioZonaNorte

A Vila Guilherme, na Zona Norte/Nordeste, reuniu durante algumas horas, parte do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Na 4ª feira (05/09/2018) 28 executivos de importantes empresas dividiram, durante toda uma manhã, suas experiências profissionais com os alunos da Escola Técnica Estadual – Etec Profº Horário Augusto da Silveira, que completará 62 anos em outubro e hoje é dirigida por Eliane Rodrigues Marion Santa Rosa.  

A  iniciativa é parte do projeto “Conectado com o Amanhã” da  Junior Achievement – JA-SP, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que tem como integrantes  mais de 70 empresas nacionais, institutos, fundações e entidades  que apoiam e investem no projeto.

Um século ajudando ===  A ação envolveu  422 alunos da Etec da Vila Guilherme, divididos em 14 turmas do Ensino Médio em cursos técnicos de eletrônica, mecânica, informática e logística. A JA-SP ofereceu as experiências destes executivos cara a cara com os alunos em seu próprio ambiente acadêmico.  Por trás, uma organização social de 35 anos de Brasil, trazida pelo braço internacional da Junior Achievement – JA (*), fundada há 100 anos e hoje como uma das maiores do mundo atuante em 120 países, voltada para jovens no preparo para os desafios do trabalho e no empreendedorismo. Com isto, abriu caminhos para a empregabilidade, a criação de empregos e o sucesso financeiro – com uma rede de mais de 460 mil voluntários atendendo mais de 10 milhões de estudantes em todos esses países.

Uma manhã produtiva ===  Na simplicidade da escola, ainda com o jeitão do passado, nos corredores caminharam esses  importantes executivos carregando em silêncio seus títulos internacionais, com a coordenação da diretora executiva da JA-SP, Cibele Lara, e do apoio do Coordenador de Projetos de Gestão e Negócios do Centro Paula Souza – que coordena as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) –,  Gislayno Monteiro.

Os executivos à frente === Nomes que costumam frequentar as páginas de veículos especializados em economia, finanças, administração,  marketing  ou  direito, como  o  CEO da Alpargatas, Márcio Utsch, voluntário do programa “Conectado com o Amanhã” em São Paulo  desde 2011.  Lá se vão vários anos compartilhando sua experiência com jovens estudantes.  Atrás de Utsch, uma fila de importantes executivos, como Aline Ribeiro da Accenture; Lito Rodrigues,  sócio-fundador da DryWash;  Paulo Henrique Pichini, presidente da Go2Next;  Riccardo Oliveira, da Oracle;   Pedro Englert, sócio-fundador da Startse; Eduardo Nieves, sócio da Leite, Tosto e Barros Advogados;  Carlos Santa Cruz (presidente da Bemis Latin America) – e outros (ver relação completa no final).

Conversas soltas e livres ===  Havia uma grande expectativa nas salas de aulas. Os executivos –- que são voluntários — buscam levar todo conhecimento e experiência adquirida no decorrer de  suas carreiras. Os alunos não perderam a chance de fazer perguntas tirando as dúvidas com relação às grandes empresas, ao empreendedorismo e outros assuntos levantados nas salas de aulas.  Olhos super atentos de todos os alunos absorviam tudo  com o maior interesse. E assim foi por quase duas horas na primeira parte do programa; depois de um intervalo, teve a continuidade com outras duas horas.  Em cada uma das salas,  dois executivos se intercalaram e orientaram usando o manual ou dando exemplos em desenhos ou esquemas na lousa. Uma conversa solta e livre, sem restrições, mostrando os caminhos para a carreira ou empreendedorismo.

Um manual com vários pontos ===  Como material de apoio, cada um dos alunos recebeu um exemplar do manual de orientação do Programa  “Conectado como Amanhã”. Na 45 páginas da publicação  são abordados pontos como  o Caminho da Educação, que explicou desde a aprendizagem até o pós-doutorado, juntando cursos livres e  paralelos e de atualização, como os de idiomas. E passagens pela competência e liderança de empresários, com a regra do CHA, ou seja, Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.

De uma maneira simples, resumida e didática, a publicação faz uma espécie de mapeamento dos caminhos que foram seguidos pelos executivos e empresários.  No material complementar até os alguns perfis resumidos de líderes e empresários do Brasil e do mundo, como Nelson Mandela, Ghandi, Dra. Zilda Arns, Jorge Gerdau Johannpeter, Michael Dell, Antônio Ermírio de Moraes e Visconde de Mauá. Detalhes importantes ao conhecimento de jovens com perspectivas de um amanhã promissor, que às vezes se perdem no mundo das informações de várias fontes e sem orientações das experiências.

Nos depoimentos, alunos estavam surpreendidos com a maneira da exposição em classe. “Eu achei que era aquelas palestras cansativas, chatas e  de muita falação. Enganei-me ao participar de uma conversa  gostosa e participativa, com muitas dicas para nossas escolhas futuras”, um dos comentários.  Todos os alunos envolvidos na ação,  receberam um certificado de participação.

Outros programas === Além do “Conectado com o Amanhã”, a Junior Achievement oferece o programa “Miniempresa”, que por quatro meses (uma vez por semana), 40 alunos de uma escola desenvolvem uma empresa do começo ao fim. Desde a escolha do produto a ser produzido até o resultado final. Uma gestão completa de pessoas, finanças, produção e marketing. Tudo é desenvolvido como se fosse uma empresa para valer e que acaba dando o resultado final. No momento, em São Paulo, há 30 miniempresas sendo desenvolvidas. Há ainda o programa “Sombra do Executivo”, que é o acompanhamento de um aluno selecionado que vive e convive  o dia dentro da empresa. E um dia na realidade do executivo, desde o café da manhã até o encerramento do dia,  participando das reuniões, das entrevistas e o que mais acontecer no período. E isto pode ser em qualquer atividade: advogado, dentista, veterinário e outras atividades. Já teve até um “Dia no Exército”, quando um grupo de 33 alunos de curso técnico quis sentir a realidade militar do dia a dia, com mais de 200 militares participando desta atividade em um quartel.

O que repercutiu ===  “Foi uma experiência super-motivadora, que envolveu nossos alunos. Eles tiveram um contato com a realidade do mercado de trabalho e com os executivos que mostraram seus valores. Os alunos estão muito felizes e que reflete na escola, que agrega agora mais valores”, declarou a diretora da Etec, Eliane Rodrigues Marion Santa Rosa.    A diretora executiva da Junior Achievement-SP, Cibele Lara: “ Os executivos vêm com a maior boa vontade para também aprender como voluntário, já que o outro lado dos alunos mostra uma realidade atual. Os olhos brilham de felicidade para mostrar como buscar os caminhos !”.

Já um dos alunos do 3ª ano de Informática, Guilherme Berretella, de 17 anos, definiu: “Abriram os nossos olhos para o mercado, onde a maioria dos alunos não sabe o que vai acontecer. Mas de uma maneira legal, sem aquelas palestras chatas, mostraram que há muitas opções em várias áreas. O que aprendi aqui vou levar para o resto da minha vida”.

O festivo encerramento === No final, uma festa geral no auditório da Etec, com cerca de 500 alunos (incluindo outras salas que não participaram desta vez), que pediram para que todos estivessem juntos para agradecimentos e conhecimento de todos os “professores-executivos”. Foi uma festa com gritos e torcida ao chamamento de cada um dos 28 executivos.

E, após algumas falas de agradecimentos, a entrega de “Certificados do Mérito Comunitário” reconhecendo o trabalho voluntário de cada executivo, “aos relevantes serviços prestados à sociedade na preparação de jovens para o exercício de uma cidadania consciente, participativa e responsável, dentro dos valores e dos princípios da livre iniciativa”. Mais uma página virada na contribuição da JA-São Paulo aos jovens e futuros empresários e executivos – que mantém sua mensagem em outros eventos: “Inspirando e preparando jovens para um futuro de sucesso”.  << Com apoio de informações/fonte: 4fCom Assessoria de Comunicação- Four Fusion Comunicação-Ass.Imprensa: Marcela Lima>>

(*) Sobre  a Junior Achievement (JA) === É a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios, registrando o mais rápido crescimento em todo o mundo. Criada nos Estados Unidos, em 1919, por Horace Moses e Theodore Vail, presidente da Strathmore Paper Company e da AT&T, respectivamente, é uma associação educativa sem fins lucrativos, financiada pela iniciativa privada. Atualmente, 120 países aplicam seus programas, com a atuação de voluntários, beneficiando 10 milhões de jovens por ano. Disponibiliza gratuitamente material didático em 36 idiomas.

O objetivo da Junior Achievement (JA) é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimular o desenvolvimento pessoal, proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios e facilitar o acesso ao mercado de trabalho. (*) Achievement  – tradução:  realização, feito, conquista, façanha, bom êxito.

No Brasil, a JA está há 35 anos e presente nos 27 estados e no Distrito Federal. No ano passado, a JA atendeu 72 mil jovens.

(*) Quem está por trás da Junior Achievement no Brasil: MANTENEDORES MASTER: Instituto 3M, Cláritas Financial Group, PWC (Price Waterhouse Coopers), Fundação Telefonica e Vivo – MANTENEDORES: AIG, Bank of America-Merrill Lynch, Irani Papel, Deloitte, Egali Intercâmbio, Elo, Vera Cruz, Evercore, Google, Instituto CCP, Instituto Embraer, Leroy Merlin, Motorola, PPG, Smiles, Suzano Papel e Celulose e Votorantim – MANTENEDORES NACIONAIS: Instituto Alcoa, Avanade, Bank of America-Merrill Lynch, Bemis, Dell, Facebook, Franklin Templeton Investments, Gerdau, John Deere, KPMG, Latam Airlines, MetLife, Sage Foundation, SAP, Ultragaz e Western Union – APOIADORES: Leite Tosto Barros Advogados, Outback Steakhouse, Programa Comunicação e Shopping Eldorado – AUDITOR INDEPENDENTTE: EY.

Empresas que investem na Junior Achievement Brasil: Ancar Ivanhoe Shopping Centers, Gerdau, Instituto Cyrela, ADP, Aliança Empreendedora, AT&T, Anavade, Bank of America Merrill Lynch, Bemis, Boeing, Dell, Delta, FedEx, Franklin Templeton Investments, Fundação John Deere, Fundação Telefonica-Vivo, GE Foundation, Instituto Alcoa, KPMG, Linx, Mastercard, MetLife, Mercardo Livre, Neoris Practical Visionaries, Nokia, PM ef Educational Foundation, SAP, SEBRAE, Smart fit, Smiles, Suzano Papel e Celulose, TNT, Ultragaz, Acenture, CIEE-RS, Latam, PWC (Price Waterhouse Coopers) e Verano Advogados.

(*) Etec Profº Horácio Augusto da Silveira === Começou as atividades em outubro de 1956, com o nome de Escola Artesanal de Vila Maria. Em 1962 passa a ser denominada Ginásio Industrial da Vila Maria e em 1965, Ginásio Industrial Estadual Prof. Horácio Augusto da Silveira. Em 1993, a escola foi incorporada ao Centro Paula Souza, já como Etec. Mais histórico: https://etechoracio.com.br/etec/escola/historia/

(*) Os empresários que participaram === Executivos que estiveram no evento da Vila Guilherme:  01.  Alexandre Beeck ( sócio-diretor do Grupo Gouveia Souza); 02. Alexandre Toledo, (designer); 03. Aline Ribeiro (diretora executiva da Accenture); 04. Bety Tichauer (superintendente da JA Brasil); 05.  Bruno Gama (diretor da CrediHome); 06. Carlos Santa Cruz (presidente da Bemis Latin America); 07. Eduardo Ducatti ( CEO da Bemis Latin America); 08.  Eduardo Nieves (sócio da Leite, Tosto e Barros Advocacia); 09. José Augusto Motta ( diretor da Elfa Medicamentos); 10. Junior Borneli (sócio da Startse); 11.  Leonardo Alves; 12. Lito Rodrigues (sócio-fundador da DryWash);  13. Marcela Palopoli; 14. Marcelo Pires (secretário geral do IBEF); 15. Marcelo Drügg Vianna (MBV); 16. Marcio Gadaleta; 17. Marcio Grossmann (CEO da PPG);  18. Marcio Utsch (presidente da Alpargatas); 19. Mariane Montana (sócia da Russell Reynolds); 20. Michael Morrell (sócio da Deloitte); 21.  Miguel Villalobos (sócio-fundador da Pragma Comunicação); 22. Paulo Henrique Pichini (presidente da Go2Next); 23. Pedro Englert (sócio-fundador da Startse); 24.  Raymundo Neto;  25. Rejane Resende;  26. Riccardo Oliveira (sales manager da Oracle); 26.  Silvania Tognetti  (sócia-fundadora da Tognetti Advocacia); 27. Willians Cruz (institucional Brasil da Ontex); e 28.  Vanessa Boer  (diretora jurídica da Bemins Latin America).

Mais informações:

(*) Video/entrevistas === Assista na íntegra (53 minutos) o programa  “Nossa Entidade” da Tv Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), apresentado por Catarina Achutti, em 03 de setembro de 2018. Entrevistas/participações de Cibele Lara (diretora-executiva da Junior Achievement – JA São Paulo), Eduardo Nieves (Conselho Diretor da JA-SP) e Alexandra Toledo (executivo e voluntário da JA-SP).  É só clicar no link aqui.

(*) Junior Achievement JA-São Paulo: Rua Berta, 120 – Vila Mariana – Telefone: 3285.4527 – www.jasp.org.br

(*)  Etec Santa Ifigênia – Centro Paula Souza: Rua dos Andradas, 140 – 2º andar – Telefone: 3324.3906 – www.etec.sp.gov.br  e www.centropaulasouza.sp.gov.br

(*)  Escola Técnica Estadual-Etec Profº Horário Augusto da Silveira –  Rua Alcântara, 113 – Vila Guilherme –  Telefone:  2905-1128 – E-mail: faleconosco@etechoracio.com.br  – Site: www.etechoracio.com.br

 

 

 

 

sicredi_institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora