Neste sábado (19/05/2018), alunos de mais de 1.400 estabelecimentos de ensino de todos o país terão  a oportunidade de interagir com crianças, adolescentes e jovens do Movimento Escoteiro em atividades de alto valor educativo. Trata-se do EducAÇÃO ESCOTEIRA, projeto dos Escoteiros do Brasil, que prevê inúmeras atividades integradas entre alunos  e escoteiros  em uma grande  ação de impacto social.

Na Zona Norte de São Paulo, o EducAÇÃO ESCOTEIRA vai envolver os alunos das cinco escolas: Colégio Augusto Ramos, EE Almirante Visconde de Inhaúma, EE Arnaldo Barreto, EMEF Hipólito José da Costa e EMEF Octavio Pereira Lopes. As atividades ocorrerão durante o sábado com horários alternados de manhã e à tarde, dependendo da escola.

O Escotismo possui uma sólida experiência em proporcionar atividades educativas de forma divertida, atraente e variada. O formato pensado para o EducAÇÃO ESCOTEIRA prevê um conjunto de atividades que vão ao encontro dos conhecimentos propostos pela Base Nacional Comum Curricular, com uma vivência prática e atraente, auxiliando na assimilação e compreensão desse conteúdo.

“Acreditamos que o objetivo final da atividade é desmitificar o Escotismo para os alunos, então faremos equipes misturadas com nossos escoteiros, numa oportunidade de integração e novas amizades”, explica Rodrigo Ferreira Nascimento, adulto voluntário no Grupo Escoteiro Jaçanã 125º/SP, que também realizou a atividade no ano passado.

Como uma força vibrante e relevante em cada comunidade onde está presente, o Movimento Escoteiro poderá ser instrumento de construção do futuro almejado. As ferramentas para alcançar esse objetivo podem ser identificadas no projeto educativo escoteiro, que alcança cada jovem, transformando-o em agente de melhorias e participante ativo em sua comunidade, e no trabalho de 1.400 Grupos Escoteiros, beneficiando a sociedade e ajudando a formar uma consciência coletiva comprometida com o desenvolvimento sustentável.

Para Rodrigo, as expectativas para sábado são as melhores possíveis. “Queremos fortalecer a parceria com a escola. Essa é uma oportunidade de mostrar um pouco do nosso trabalho e proposta junto à comunidade”, disse. O grupo escoteiro do qual faz parte já é sediado na EMEF Octávio Pereira Lopes. Outros grupos entraram em contato com escolas para conseguir abertura para a atividade. Foi o caso do Grupo Escoteiro Ararigboia, que apresentou a proposta do EducAÇÃO Escoteira para a EMEF Hipólito José da Costa por meio de uma mãe de um dos escoteiros.

Escotismo é opção de formação cidadã para crianças e jovens === Imagine um lugar onde crianças, jovens e adultos são unidos por um ideal: construir um mundo melhor. Imagine, ainda, que isso é feito entre amigos, com diversão, aventuras e contato com a natureza. Bem-vindo ao maior movimento de voluntários do planeta: o Escotismo.

O Escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento e a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes. O Movimento Escoteiro acredita que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, é possível formar jovens empenhados em construir um mundo, mais justo e mais fraterno.

Além disso, são realizadas ações na comunidade, campanhas solidárias e, periodicamente, acampamentos que estimulam a autonomia e a convivência. Esses aprendizados se consolidam sem que os jovens percebam, enquanto dormem em barracas, arrumam suas mochilas, fazem a própria comida, entre outras atividades.

As faixas etárias=== Para se juntar como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos. Essa faixa etária compreende quatro ramos distintos: Lobinho (6,5 aos 10), Escoteiro (11 aos 14), Sênior (15 aos 17) e Pioneiro (18 aos 21). A partir daí a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade.

É possível aderir, mesmo já tendo mais de 21 anos, como voluntário, seja na aplicação de atividades para os jovens ou na administração do Grupo Escoteiro. Os adultos que se comprometem a ser voluntários passam por cursos de proteção infanto-juvenil e outras formações específicas para se aperfeiçoarem na forma de lidar com as faixas etárias que trabalham. Cada integrante, jovem ou adulto, é motivado a promover impacto positivo em sua comunidade, com valores como o respeito, a solidariedade e a boa ação.  Por não ter fins lucrativos, o Grupo Escoteiro busca também parcerias com empresas e comerciantes locais.

História do Escotismo ===  Fundado em 1907, na Inglaterra, por Baden-Powell, é um movimento educacional de jovens que conta com a colaboração de adultos, valoriza a participação de todas as origens sociais, raças e credos e se configura como a maior organização mundial de voluntariado em prol da educação. Sua principal característica é se tratar de um movimento que envolve as famílias em seu dia a dia.

Escoteiros do Brasil ===   Criada em 1924, é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve trabalhos de educação continuada de crianças e jovens, valorizando o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento social na formação de cidadãos conscientes e atuantes. Conta com mais de 100 mil registrados em todo o país, dos quais 25 mil são voluntários adultos. É reconhecida como de utilidade pública por meio do Decreto Federal nº 3.297/17 e como instituição de educação extraescolar pela Lei nº. 8.828/46.

Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo ===   Em 2017, 20 mil jovens tiveram seu desenvolvimento estimulado por meio do Escotismo em todo o estado de São Paulo. Como resultado, foram arrecadados mais de 3 mil quilos de alimentos, 3 mil litros de leite e 6,8 mil peças de agasalhos em campanhas diversas. Além disso, os escoteiros plantaram mais de 12 mil mudas e construíram cerca de 500 próteses mamárias. Nada disso seria possível, se não fossem mais de 6 mil adultos voluntários que, em 2017, dedicaram 1,4 milhões de horas ao Escotismo. Para saber mais, acesse: www.escoteirossp.org.br

Leia mais sobre a história do Escotismo: https://bit.ly/2rST5xs 

Evento: Projeto EducAÇÃO ESCOTEIRA/ Zona Norte  – 19/05/2018 – sábado: 


EE Arnaldo Barreto – R. Antônio Pestana, 58 – Tremembé

Grupo Escoteiro: Grupo Escoteiro Kayapó 570º/SP – Horário: 15h às 17h


EMEF Octávio Pereira Lopes – Rua Alcy Borges dos Santos, 242 – Guapira

Grupo Escoteiro: Grupo Escoteiro Jaçanã 126º/SP e Grupo Escoteiro Primeiro de Brownsea 360º/SP  –    Horário: 14h30 às 17h


EMEF Hipólito José da Costa – R. Augusto Rodrigues, 272 – Jardim Fontalis

Grupo Escoteiro: Ararigboia e Macuxi    –    Horário: 9h às 17h30


Colégio Augusto Ramos – Rua Bernardino Fanganiello, 149 – Casa Verde

Grupo Escoteiro: Grupo Escoteiro Txukahamãe 69º/SP – Horário: 9h às 12h


EE Almirante Visconde de Inhaúma – Av. do Guacá, 1382 – Lauzane Paulista

Grupo Escoteiro: Grupo Escoteiro Senta a Púa 335º/SP – Horário: 9h às 12h


                      GRUPOS ESCOTEIROS NA ZONA NORTE:

Abaixo os contatos com sites de todos os grupos da Zona Norte – para  ingresso de novos voluntários e escoteiros.

Grupo Escoteiro Raízes 15º/SP

Endereço: R. Ushikichi Kamiya, 1300 – Parque Casa de Pedra, São Paulo – SP, 02323-030

Horário da atividade: Sábados – 9h às 12h

Contato: www.geraizessp.wixsite.com/gruporaizes


Grupo Escoteiro Jaçanã 125º/SP

Endereço: Rua Alcy Borges dos Santos, 242 – Guapira, São Paulo – SP, 02276-020

Horário da atividade: Sábados – 14h30 às 17h

Contato: www.escoteirosjacana126sp.org.br


Grupo Escoteiro João Oscalino 47º/SP

Endereço: R. Padre Leão Peruche, 301 – Vila Mazzei, São Paulo – SP, 02309-130

Horário da atividade: Sábados – 9h às 12h

Contato: www.grupoescoteirojoaooscalino.blogspot.com.br


Grupo Escoteiro Primeiro de Brownsea 360º/SP

Endereço: Av. Água Fria, 1923 – Tremembé, São Paulo – SP, 02332-000

Horário da atividade: Sábados – 9h às 12h

Contato: www.primeirodebrownsea.org/home.php

 


Grupo Escoteiro Kayapó 570º/SP

Endereço: R. Antônio Pestana, 58 – Tremembé, São Paulo – SP, 02370-020

Horário da atividade: Sábados – 15h às 18h

Contato: www.gekayapo.com.br

 


Grupo Escoteiro Kaingang 253º/SP

Endereço: Av. Parada Pinto, 2229 – Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo – SP, 02611-003

Horário da atividade: Sábados – 9h às 12h

Contato: www.facebook.com/253gekaingang/


Grupo Escoteiro Macuxi 94º/SP

Endereço: Praça Presidente  Jânio da Silva Quadros, 150 – Clube Escola Thomaz Mazzoni – Vila Maria,  São Paulo – SP, 02122-011

Horário da atividade: Sábados – 15h às 17h30

Contato: www.gemacuxi.com.br


Grupo Escoteiro Ararigboia 123º/SP

Endereço: Parque Domingos Luís, 20 – Jardim São Paulo, São Paulo – SP, 02043-081

Horário da atividade: Sábados – 14h às 17h

Contato: www.ararigboia.org


Grupo Escoteiro Senta a Púa 335º/SP

Endereço: Av. Braz Leme, 3258 – Santana, São Paulo – SP, 02022-901

Horário da atividade: Sábados – 14h30 às 18h

Contato: www.facebook.com/GearSentaapua


Grupo Escoteiro Sardarabad 316º/SP

Endereço: Centro Esportivo Santana – Av. Santos Dumont, 1318 – Santana, São Paulo – SP, 02011-005

Horário da atividade: Sábados – 15 às 18h

Contato: www.facebook.com/escoteirosardarabad


Grupo Escoteiro Maxakali 53º/SP

Endereço: R. Dr. César, 563 – Santana, São Paulo – SP, 02013-002

Horário da atividade: Sábados – 15h às 18h

Contato: www.facebook.com/maxakali83/


Grupo Escoteiro Txukahamãe 69º/SP

Endereço: R. Armando Coelho Silva, 775 – Parque Peruche, São Paulo – SP, 02539-000

Horário da atividade: Domingos – 9h às 12h

Contato:  www.facebook.com/txukahamae


<< Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa/Escoteiros do Brasil – Natália de Freitas / Fernanda Drumond >>

Institucional Trevo

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora