por Aguinaldo Gabarrão (*) ===

Um ator francês (Omar Sy) de descendência senegalesa faz uma viagem à África para promover o seu livro. No local, descobre que um de seus maiores fãs é Yao (Lionel Basse), um garotinho que efetuou sozinho uma longa viagem para vê-lo. Comovido com a história do menino, decide acompanhá-lo de volta à sua casa, e no percurso, confronta-se às suas próprias raízes.

Tendo como pano de fundo as belíssimas paisagens do Senegal, a jornada de autoconhecimento da personagem Seydou Tall é um filme agradável e bem humorado.

Baobás e suas raízes ===  O diretor Philippe Godeau, escolheu várias sequencias em que Seydou e Yao conversam ou contemplam a paisagem sob a proteção de imponentes baobás. Aliás, essa sacada do diretor diz bem o que ele imageticamente quer sugerir em sua leitura pessoal: essa forma de enraizamento que não pode ser esquecida ou mesmo arrancada, tal sua força e presença.

E, o ator Seydou Tall, interpretado generosamente por Omar Sy, aceita buscar essas mesmas raízes. É um caminho difícil de ser percorrido, pelas diferenças culturais da educação ocidental por ele recebida e da cultura africana, neste caso senegalês, com a qual ele tem contato. Mas o roteiro não converte esses embates numa tortura nem para a personagem e, tão pouco para o público.

O bom humor nos diálogos ajuda a tornar esta jornada prazerosa de ser acompanhada. Não há sobressaltos. Encontros com outros personagens apenas servem para que essa reflexão de Seydou amadureça e o ajude a tomar as necessárias decisões.

“O destino é Deus…” ===  A jornada de Seydou Tall é também a jornada do garoto Yao, afinal, “a aventura de um homem toca toda a humanidade”.

E, na cumplicidade de ambos, a última grande mensagem deste delicado filme, é afirmar na cultura africana que “… o destino é Deus viajando escondido”.

Assista ao trailer do filme:

 FICHA TÉCNICA

JORNADA DA VIDA (Título original: Yao)   =  Distribuição: California Filmes

Direção: Philippe Godeau / Roteiro: Agnès De Sacy, Philippe Godeau / Direção de Fotografia: Jean-Marc Fabre / Trilha Sonora: Matthieu Chedid / Produção: Omar Sy /// Elenco: Omar Sy, Lionel Louis Basse, Fatoumata Diawara, Germaine Acogny, Alibeta, Gwendolyn Gouvernec

Gênero: Drama  / Duração: 1 hora e 43 minutos / Idioma: francês / Cor: colorido / Classificação indicativa: 10 anos / País: França, Senegal / Ano de Produção: 2018

Lançamento: 18 de julho de 2019


(*) Aguinaldo Gabarrão, ator. Trabalhou com diretores de diferentes estilos e gerações. Adora cinema. Atua também no segmento corporativo por meio de cursos, treinamentos e palestras com as técnicas do teatro.


Nota da Redação: As críticas publicadas neste espaço são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões nelas emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do “DiárioZonaNorte” e nem de sua direção.


Center Norte Youtube

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora