A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, apresenta show de Amilton Godoy & Tico D´ Godoy Quarteto, na 4ª feira (17/07/2019), por ocasião da Série Goodyear Jazz na Pina. Após duas temporadas bem sucedidas da Série de Concertos de Música de Câmara, que a Pinacoteca realizou em parceria com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), em 2017 e 2018, o museu dá continuidade ao programa Música na Pina voltando-se agora para o jazz, gênero musical diverso e universal que valoriza o improviso e a experimentação. A programação de 2019, que tem patrocínio da Goodyear, integra a celebração dos 100 anos da marca no Brasil.

Vários jazz === Com curadoria de André Guilger — do Bar Madeleine, um dos mais tradicionais de jazz da cidade — o programa contempla variações da cena jazzística contemporânea da capital do Estado, que incluem o Jazz Tradicional de Nova Orleans, a Diva, o Jazz Brasileiro e o Free Jazz. “A Série Goodyear Jazz na Pina é um programa jovem e divertido que a instituição tem o prazer de oferecer gratuitamente para o público. Ouvir jazz de qualidade, dentro do museu e de maneira informal e descontraída é muito especial”, declara Paulo Vicelli, diretor de Relações Institucionais da Pinacoteca. “Para nós é muito oportuna essa parceria com a Pinacoteca, uma instituição centenária como a Goodyear e que é um símbolo de São Paulo”, completa Maitê Meireles, gerente de comunicação da marca.

As raízes === Para a terceira edição da série, que conta o apoio de Todo Vino, Amilton Godoy (pianista e fundador da maior banda de jazz brasileira, o Zimbo Trio) e Tico D´ Godoy (saxofonista e seu filho) apresentam repertório que tem como raíz o Jazz Brasil ou Free Jazz, uma vertente vanguardista que surgiu na década de 1960 caracterizada pela improvisação melódica e rítmica e pela ruptura com a harmonia tradicional. Com o título JUNTOS, a dupla mistura composições próprias ao lado de Jônatas Sansão (bateria), Jorge Potalej (baixo) e os convidados especiais Léa Freire (flauta) e Débora de Aquino (saxofone).

Nos dias das apresentações, o museu estenderá o seu horário de visitação até o horário de início de cada apresentação para que o público possar visitar as exposições em cartaz.

SOBRE AMILTON GODOY & TICO D´GODOY QUARTETO ===  Nasceu em Bauru, SP, em 1941, filho de pai e avô músicos, ainda jovem participou e venceu importantes concursos, como o 3° Prêmio no Concurso Nacional de piano da Bahia, em 1962, o 3° Prêmio no Concurso Nacional de Piano do Rio de Janeiro, em 1963, IV Concurso Nacional de Piano Eldorado, em 1964, entre outros. Integrou o quinteto do músico José Ferreira Godinho Filho, o Casé, até formar sua própria banda, Zimbo Trio, a partir do convite que lhe foi feito por Rubinho Barsotti de compor, ao lado de Luiz Chaves, um trio para tocar na Boate Baiúca, em 1964.  De lá pra cá, a banda gravou 51 discos com distribuição em mais de 22 países. Com o Zimbo Trio, Amilton dividiu palco com nomes importantes como Elis Regina, Elizeth Cardoso, Wilson Simonal, Jair Rodrigues, Jacob do Bandolin, Sebastião Tapajos e Hector Costita.

Com o grupo, foi agraciado com prêmio nacionais e internacionais, incluindo Melhor Grupo Instrumental no Prêmio Pinheiro de Ouro, por três vezes e, na mesma categoria, no Prêmio Sharp de Música, em 1994, Prêmio TIM, em 2008 e o 23º Prêmio da Música Brasileira, em 2012. Em 1973, fundou uma das mais importantes escolas de música do Brasil, a CLAM, responsável pela formação de vários músicos no âmbito nacional e internacional. Foi membro da Comissão de Música da Secretaria de Estado da Cultura e do Conselho Estadual de Cultura por oito anos. Como solista, é considerado um dos maiores pianistas do mundo e  recebeu convites para se apresentar junto a orquestras regidas por grandes maestros como Cyro Pereira, Julio Medaglia, Chico de Moraes, Simon Bleche, Roberto Sion, Maurício Galindo e Wagner Tiso.

Tico D´Godoy é saxofonista e filho de Amilton. É professor e Diretor no Clam, e, influenciado pelo pai, há mais de duas décadas leva seu ecletismo musical que o moldou como saxofonista estando a frente de bandas como o grupo instrumental Trincheira e as bandas Quasímodo e GroofBoogaloo.


  • SERVIÇO

    Série Goodyear Jazz na Pina apresenta Amilton Godoy & Tico D´ Godoy Quarteto

  • Curadoria de André Guilger
    Data: 17 de julho de 2019 – 4ª feira

    Horário: às 19h30min

  • Local: Pinacoteca – Luz – Auditório – Térreo – Praça da Luz 2, São Paulo, SP
  • Auditório: 132 lugares
  • Classificação indicativa: 14 anos
  • Acesso para cadeirantes
  • Wifi aberto ao público
  • Duração: 75 min
  • Entrada gratuita após às 17 horas. Distribuição das senhas 30 minutos antes.
  • O café estará aberto até 19h30
  • Estacionamento estará aberto até o final da apresentação.
  • Mais informações: (11) 3324-1000 – www.pinacoteca.org.br

<<< Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Comunicação Pinacoteca >>

ProntVet

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora